Fedora 32 não reconhece meu teclado numérico (notebook) e wifi extremamente lento

Por algum motivo logo que o fedora 32 foi instalado em meu notebook ele reconhecia o teclado numérico tanto na tela de login quanto dentro do próprio sistema… depois parou de reconhecer… primeiro na tela de login depois dentro do sistema operacional… barra de pesquisa, gnome software, navegadores, etc. o que posso tentar fazer? mudar o layout do teclado? tá mas qual? instalar novamente? aliás… o wifi também está com problemas muitas interferencias e quedas e desconectividades aleatórias, já até desmontei pra ver se era o módulo wifi obstruído ou com o cabo quebrado, nada disso… além de que a velocidade contratada não é reconhecida pelo sistema que de 50 mega reconhece pouco menos de 1 já liguei para a empresa do notebook perguntando se existia alguma incompatibilidade do hardware com o linux e não nada disso… a empresa da internet diz que o sinal está sendo entregue como deveria sem nenhum problema operacional… o que me resta o culpado seria apenas o sistema como faço pro sistema melhorar a compatibilidade neste caso a única solução seria instalar do zero?

Reparou se foi depois de alguma atualização? A propósito, chegou a atualizar todos sistema após a instalação?

Chegou a testar o wifi pelo celular? Caso esteja com os mesmos sintomas que no note não seria problema da distribuição ou no próprio note.

Para esse caso podemos fazer alguns testes, você possui alguma maneira de testar via cabo? Eu tinha problema com um modem da cisco que cabeado funcionava acima da velocidade contratada, porem wifi, em frente a ele, caia e a velocidade não chegava a um quinto. Depois de mais de 30 reclamações, uma técnico veio a minha casa e trocou o modem, pois estava com problema.

Uma empresa não deveria responder apenas um sim ou não, visto a imensidão de distribuições, kernel, configurações e dispositivos envolvidos, certamente sempre lhe darão a resposta que convêm a eles. Caso você entrasse em contato afirmando que não estivesse conseguindo instalar, lhe diriam que não é compatível, ou seja, não querem se comprometer.

Isso aqui é basicamente a mesma coisa do que disse acima, porem podem ser feitos testes para identificar a origem do problema. Coisas que podemos analizar:

A rede

Recomendo fazer teste com cabo de rede e verificar se realmente está chegando o sinal de forma consistente.

Distribuição (OS e kernel)

Primeira coisa de deve se perguntar: sempre foi assim independentemente da distribuição ou somente como Fedora isso ocorre? Enfrentei o mesmo problema com o Mint, não consegui uma solução para ele, porem para todas as outras distros funciona corretamente.

Poderia testar outras distros com pendrive, para confirmar ou descartar essa possibilidade.

Notebook

Para mim, condenar hardware é sempre a ultima opção. Caso o sinal esteja comprovadamente bom, todas as distros testadas funcionam abaixo de esperado, incluindo Windows, demais dispositivos como celular e smart tv funcionam bem, pode ser algo com a antena receptora do note e uma usb pode ser a solução.

1 curtida