Boa noite galera - é possível utiliza as partições de /swap /boot/efi e /home do fedora 30 (gnome-shell) em um debian 10 (kde) ? Pois atualmente estou usando de fedora 30 e quero instalar também o debian 10.
Olá @EdgAr, tudo beleza?
Respondendo se é tecnicamente possível? Sim, é.
É recomendável? Depende.
Eu estou habituado a usar o mesmo /home para diversas distribuições diferentes que eu quero testar, mas para isso é preciso ficar atento às permissões de usuários e também às versões diferentes de programas que pode acabar gerando alguns pequenos conflitos ou mesmo, comportamento estranho dos aplicativos.
/swap - a menos que você esteja usando uma swap criptografada não vejo maiores problemas em utilizar a mesma. O Pop!OS por exemplo encripta a swap por padrão.
/bot/efi - alguns instaladores exigem que a partição de boot seja formatada, mas até onde eu lembro não era o caso do Debian. Mas, neste caso, os instaladores que eu já testei aparentemente não esperam que você tenha mais de uma partição com as flags de boot ativas - a maioria deles se comporta de forma meio esquisita/imprevisível.
/home - aqui é a casa da mãe Joana… você pode usar a mesma partição para outras distros, apenas mantendo a atenção com as permissões de usuários e compatibilidade das configuração. Você disse que queria usar o KDE/Gnome - neste caso em específico eu sugiro usar usuários com nomes diferentes mas com o mesmo UID e deixar seus arquivos pessoais ou de trabalho fora do “/home/usuário”.
Por experiência própria, funciona sem prolemas.
A única observação MUITO importante, já comentada pelo @eddiecsilva, é quanto ao nome dos usuários nas duas distribuições.
Já usei o mesmo nome e fica uma bagunça!
Aconselho fortemente a usar nomes de usuários diferentes.
Nem precisa se preocupar com permissões ou UID, pois, por padrão, o Linux vai colocar 1000 para os dois usuários, que é o que importa.
E, sendo assim, dentro da partição /home você poderá acessar arquivos da outra distribuição sem problemas.
Costumo criar o usuário de acordo com a distro que utilizo.
Por exemplo, tenho o Debian 10 Buster e o Q4OS 3.9 Centaurus em dualboot.
Para o Debian, meu user é “buster”. Para o Q4OS, é “centaurus”.
O mesmo vale para as partições, se quiser acessar o “/” da outra distribuição. Basta nomeá-las pelo Gparted (debian e q4os, no meu caso).
Fica tudo bem organizado e fácil de manter.
/boot/efi
O firmware da sua placa mãe provavelmente só vai reconhecer uma partição EFI. Então além de recomendável que você mantenha o mesmo ponto de montagem, é bem capaz que sequer funcione caso você tenha duas partições EFI.
swap
Não há problemas de usar o mesmo swap entre distribuições DESDE QUE você não use hibernação. Senão, o outro sistema operacional pode tentar acordar com a hibernação do outro sistema, ou ainda sobrescrever o swap e causar a perda de dados do outro sistema (como se tivesse caído a energia).
/home
No geral funciona quando você coloca o mesmo nome de usuário, mas fique atento que alguns programas podem ter comportamento inesperado. Eu já usei o mesmo /home mas também não recomendo. O ideal é manter os arquivos importantes em apenas um /home, e no caso de testar outras distribuições voce instala tudo em uma partição apenas.
Mini tutorial conceitual migrando o home
Caso queira mudar sua distribuição principal:
- Adicionar o ponto de montagem do /home (principal) no fstab
- Deslogar do usuário e logar como root num terminal virtual (ctrl+shit+f1)
- Mover o /home para /home.old
** se estiverem arquivos bloqueando a mudança, pare seu gerenciador de login (sddm, gdm, lightdm, etc) atraves do ‘systemctl stop sddm’ - Criar nova pasta /home
- Montar todas as partições do fstab ‘mount -a’
- Caso sejam nomes de usuário diferente, renomear sua pasta /home/old-user para /home/new-user
- Reiniciar o gerenciador de login ‘systemctl restart sddm’ ou ‘systemctl start sddm’ caso tenha parado antes
- Mudar pro terminal gráfico e executar o login para conferir se deu tudo certo.
No caso de um crash muito grande, desfaça as alterações.