Fedora 30 Beta Deepin Desktop - Primeiras impressões

Não existe Spin pronta, mas é muito fácil instalar o Fedora com Deepin via netinstall

No instalador em “seleção de software” marque o Deepin Desktop e siga a instalação normalmente…

Tela de Login:

Detectou meu driver gráfico (VM):

O sistema iniciou muito rápido!

Desktop default:

Modo “eficiente”:

Menu de aplicativos:

Gerenciador de arquivos e painel de configurações:

Multitarefas:

Não vem com a Deepin Store, mas voçê pode instalar o GNOME Software, por exemplo, e já de quebra ter acesso fácil a instalação de DriverNvidia e Steam via RPMFusion (third party repository) fora a possibilidade de uma GUI para instalação de flatpak’s/Snap’s

6 Likes

https://blogs.gnome.org/uraeus/2019/04/03/preparing-for-fedora-workstation-30/

2 Likes

Pode parecer meio tosca a minha dúvida, mas me recorreu agora… A Gnome Software usada pelo Fedora (e no FDDE) é a mesma usada - variedade de programas - que do Ubuntu? Ou a GS é apenas algo gráfico para o usuário interagir… aonde a relação de programas é mantido por cada distribuição?

1 Like

A Gnome Software é apenas um front-end. No geral, Debian e Ubuntu tem mais programas disponíveis nos seus repositórios do que o Fedora. Claro, você encontra os programas mais populares no Fedora, mas programas mais obscuros muitas vezes são deixados de fora, em alguns casos é possível encontrá-los no RPM Fusion. Você também não encontrará nenhum programa ou driver proprietário no Fedora, o mesmo se aplica a codecs com licenças restritivas.

2 Likes

O RPM Fusion salva kkkkkk

0 Likes

na GNOME Software tu pode encontrar todos programas na snapcraft caso adicionado o suporte a snap, flathub caso adicionado o repo do mesmo, programas do repo Fedora, RPMFusion…estes são os principais…

3 Likes

como faz para instalar no fedora o firmware?? é um programa que instala para ajudar o hardware funcionar direito com o software(acho que é isso) no debian sempre instalo: o debian no free com firmware!!!

0 Likes

Se o firmware for proprietário você só irá encontrá-lo no RPM Fusion.

0 Likes

eu baixei o rpm fusion ontem, tanto o livre e o não livre segui a dica do fatoslinux.com!! então quer dizer que já tenho instalado!! outro problema que é o mesmo do debian, não consigo assistir vídeos ao vivo no youtube usando o navegador yandex do fedora!!!

0 Likes

Não é porque você habilitou o repositório que o firmware foi instalado, o firmware deve ser instalado manualmente, caso você precise dele. Sobre o Yandex, nunca utilizei.

0 Likes

como eu faço para saber se realmente preciso do firmware no fedora??? e se precisar como instalar manualmente ele???

0 Likes

Se você faz isso no Debian deveria saber qual firmware precisa, o Debian não é diferente, habilitar o repositório non-free não instala nenhum firmware automaticamente.

No Debian o que eu faço é verificar pelo erro “missing firmware” no output do dmesg.

1 Like

desculpe, mas isso eu não entendo…o que eu faço é baixar o sistema operacional debian non free com firmware…ai eu instalo no computador…pelo terminal ou baixar esses arquivos e depois instalar nas pastas isso eu ainda fico meio perdido…sou usuário final!! meio que sei só o básico, no caso do terminal eu sigo as dicas e colo os endereços dos programas para instalar…fico nisso!!!

0 Likes

Reinicie o PC, assim que entrar no ambiente gráfico abra o terminal e digite dmesg > dmesg. Será criado um arquivo texto na raiz do seu diretório home, abra ele e dê um CTRL + F, procure pela palavra firmware, seguida de um erro. Se não houver erros então você não precisa de nenhum firmware.

0 Likes

desculpe a demora, mas quando digitei somente f, ficou em amarelo essa letra e quando digitei firmware, nada apareceu!!! esqueci de dizer quando digita a palavra firmware, ela fica toda vermelha no campo de busca!!!

0 Likes

Estranho, mesmo sem nenhum erro a palavra firmware aparece duas vezes para mim. Mas aparentemente você não precisa de nenhum firmware proprietário.

0 Likes

que bom!!! estou testando o fedora 30 no gnome box, para aprender a mexer nele, e assim conseguir instalar mais fácil!!! com sua ajuda hoje aprendi, mais um pouco!!! Obrigado!!!

1 Like

instalei de novo pelo terminal o rpm fusion e o ffmpeg seguindo essa dica: Pós Instalação no Fedora com RPMFusion/Flatpak/Snap – Fast OS

e os vídeos ao vivo do youtube estão funcionando no firefox!!!

1 Like

Você não precisa de firmwares em uma máquina virtual.

1 Like

não sabia disso, por isso que não apareceu!!! outro problema, instalei o stremio em appimage e não abriu, tb instalei o popcortime pelo terminal e tb não abre, sera que é pelo fato de estar usando o gnome box???

0 Likes