Não sei se sou só eu que tenho ovido uns romores de que a febre da mineração está a voltar, com esta pequena queda do Bitcoin, já tenho ouvido alguns romores pela net que isso está prestes a voltar e que a NVIDIA vai ter que tomar medidas para os mineradores não esgotarem os stock’s de GPU’s
O que voces achas?
Vai voltr a corrida pela mineração?
Vai valera apena?
Cara, se voltar, as gpus já estão tão o olho da cara que ninguém vai comprar mais GPU. xD
Duvido. Mineração é um negócio que cada vez lucra menos.
A Nvidia tinha anunciado que iria criar uma limitação em seu novo driver para reduzir o desempenho na mineração, foi a maior piada que li até agora. Sem febre ou não, duvido muito que a grandes fabricantes de GPU venham a fazer alguma coisas contra mineração é um grande rio de dinheiro, no máximo só vão iludir a galera gamer.
Ué, é só usar um driver antigo nesse caso, não?
Exatamente
Cada nova arquitetura tem um salto de eficiência. Acho que essa notícia vai aparecer sempre que houver nova arquitetura disponível.
Aliás, por que vocês acham que acabaram os estoques das RTX3000 tão rápido?
Já com relação às arquiteturas antigas, não vale a pena a mineração com elas. Daí elas começam a reaparecer no mercado de usados pros coitados dos gamers utilizarem hardware de dois/tres anos atrás que ficou rodando 24/7 a 100% de uso. Não comprem essas bombas, ou comprem só a preço a banana essas bombas
Na verdade isso foi mais marketing do que propriamente vendas ( fabricaram poucas delas )
Em relação ao mercado doméstico realmente. Mas eu tenho minhas dúvidas que os caras iam iniciar a produção em massa de um novo componente e vender “apenas alguns poucos”… Pra mim é notório que as fábricas estão a pleno vapor, despacharam algumas poucas unidades pro mercado consumidor doméstico pra marcar como início das vendas, e o restante da produção está indo pros big players da mineração, longe dos holofotes.
A febre da mineração eu entendo como a época que as criptos eram novidade e não tinha ninguém minerando por lucro, mas sim por entusiasmo. Quando passou a ser um negócio, os big players tomaram conta e continua como modelo de negócio. A única diferença agora é que eles fazem cálculos pra saber se vale a pena ligar o hardware antigo (ou vender como usado). Mas certamente não vai valer a pena pro Joãozinho deixar o computador dele ligado minerando, especialmente em países onde a energia elétrica é relativamente mais cara (como no Brasil).