Fui no site oficial do Penpot e lá diz que dá pra fazer ele funcionar Offline de várias formas mas a que ele recomenda é uma usando um programa chamado Docker…
Não entendi muito bem como fazer e houveram coisas que não me ficaram muito claras…
1⁰ Esse procedimento irá instalar mesmo o Penpot no meu computador como um programa normal executável e poderei usar ele normalmente como qualquer outro software ou não é bem assim e tem coisas aí que estão faltando eu entender?
2⁰ Terá todas as funções que tem na versão web ou haverá alguma limitação?
3⁰ Penpot é uma alternativa ao Canva (desculpe a ignorância mas não ficou claro pra mim essa questão e nem o que é Prototipagem ainda estou aprendendo)…
4⁰ Tem como instalar o Penpot no Android ?
O motivo pelo qual necessito tanto que ele funcione offline é que uso internet móvel.
Enfim se a única opção forem as apresentadas no site estou disposto a aprender a usar esse tal de Docker se de fato puder mesmo usar o programa e se essas questões que não me ficarem bem claras forem sanadas… Quero testar e aprender a usar o Penpot pois quero passar usar Softwares livre como prioridade sempre e se alguém puder recomendar outros também será uma bela ajuda não precisa necessariamente que tal programa esteja nas minhas necessidades é só escrever o nome do programa e o que ele faz pois será conhecimento pra mim, mas se quiser saber o que procuro procuro progranas de design e criatividade…
Esse é meu 1⁰ tópico aqui então se tiver errado em alguma coisa me corrijam…
Obrigado a todos os que mantém e contribuem com esse fórum que com certeza já foi de grande ajuda pra muita gente…
Antes de tudo, vou dizer de antemão que o ideal seria você utilizar um programa feito desde o início para ser usado num desktop como o Inkscape ou o Gimp. Vai consumir bem menos recursos do PC (espaço em disco e memória RAM) e não precisará utilizar a linha de comando ou scripts toda vez que for utilizá-los.
O Penpot ainda está muito amarrado a rodar em uma infraestrutura dedicada, e você vai ter que estudar um pouco para montar o “servidor em miniatura” que ele quer.
Mas, vão aí:
O conceito é bem diferente. O Penpot vai rodar como um serviço web a partir do seu computador.
Se você já tiver configurado uma partida LAN de jogos como Counter-Strike ou Minecraft, o conceito é mesmo, só muda que em vez de acessar o servidor com o jogo, você acessa com o browser (incluindo a parte que, sabendo o IP local, outros computadores na mesma rede podem usar seu Penpot offline).
Para tornar o uso do Penpot aparentemente normal, seria necessário adicionar manualmente um item no menu que rode um script para invocar o docker e abrir o browser.
Sim, você está literalmente rodando uma cópia do site no seu computador.
Procure como instalar docker e docker-compose em sua distribuição e siga-o.
Não, o programa citado só exibe a versão web em uma janela própria e vai continuar consumindo sua franquia.
Até há uma configuração para que ele possa exibir a versão offline rodando a partir do Docker, mas continua sendo necessário estudar o básico de redes e de linha de comando.
Repetindo, Inkscape e GIMP (especialmente o Inkscape) fazem a mesma coisa e são muito mais práticos de rodar offline. Inclusive, o Inkscape já tem alguns anos, e tem uma quantidade decente de tutoriais na internet.
Em algum diretório baixe o arquivo para o docker-compose configurar as imagens, contêineres e outros relacionados, alem do o referente a configuração do penpot…
Por fim acesse o endereço http://localhost:9001 e prossiga com a mesma experiencia da aplicação online…
O restante @Capezotte já resumiu, sobre a duvida 3, diria que é mais uma alternativa ao Figma, caso queira conhecer um pouco do figma, segue postagem do blog…
Para saber um pouco mais sobre docker, o que irá com certeza precisar se é o que deseja…
Já os conheco e o GIMP já uso, o Inkacape falta instalar…
É que eu tó atrás de aprender coisas diferentes…
Preciso aprender isso…
Mais cedo ou mais tarde vou precisar desse conhecimento num achas??
Coencidentemente estava tentando agora mesmo jogar manicraft online agora mesmo com um amigo e não consegui por ausência de conta Microsoft e como esse amigo é uma criança então fica um pouco complicado essa questão…
Se eu soubesse sobre redes iria resolver isso em minutos…