Fazer aplicação em Flatpak enxergar impressora

Olá…Bom dia pessoal.
Estou precisando fazer um teste no Linux de um determinado recurso de impressão do Adobe Reader (pacote em flatpak), mas não consigo fazer a aplicação enxergar as impressoras instaladas no sistema. Como leitor de pdf padrão já utilizo no meu sistema (Biglinux) o okular que funciona muito bem com as impressoras que tenho, mas como disse, estou precisando fazer um teste no Adobe Reader (flatpak). Sei que além de ser um pacote Flatpak, há também o agravante de se tratar de uma aplicação pra Windows, por isso acredito ser ainda mais complexo. Alguém com mais experiência, poderia me dar uma luz de como fazer essa aplicação em flatpak enxergar as impressoras que tenho instaladas? Desde já agradeço. Um abraço a todos.

Olá @frksilva, tudo bem contigo?

Esta versão do Adobe Reader é nativa para Linux, porém, é um programa muito antigo que não recebe mais manutenção da Adobe há anos. Então, fique atento a possíveis problemas de segurança relacionados com isso.

Para liberar o acesso a impressoras, você precisa utilizar o Flatseal para liberar o acesso do Adobe Reader ao recurso de impressão.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Olá meu amigo! Que honra pra mim receber a sua resposta. Sempre assisto vc nos podcasts, gosto muito. Realmente eu me confundi ao dizer que esse Adobe Reader era pra Windows…É pq também tentei pelo Wine e não consegui. Aí instalei a versão pra Linux em flatpak e acabei misturando as ideias na hora de elaborar a pergunta. Te agradeço muito pela sua orientação. Vou tentar aqui. Me veio outra dúvida agora…Pra fazer pelo Wine o procedimento seria esse mesmo que vc me indicou para a instalação em Flatpak? Caso eu não consiga fazer aqui, se vc me der a liberdade, te contarei com mais detalhes os motivos pelos quais estou tentando fazer esse teste…pq se eu for escrever tudo aqui vou acabar alongando muito o texto da postagem. Mais uma vez muito obrigado. Um abraço aí pra toda equipe do Diolinux, vcs são muito top! Valeu!

1 curtida

Não é o mesmo procedimento, que eu lembre, no Wine deveria funcionar sem nenhum problema. Mas, nesta situação, usar o Flatpak é muito mais jogo.

Pode comentar aqui no post mesmo, vai que acaba ajudando mais pessoas no futuro?

No mais, agradeço por acompanhar nosso trabalho lá no Diocast! Muito obrigado mesmo.

:vulcan_salute:

1 curtida

Bom dia Edson

Te dando um retorno pra dizer que segui a orientação que você me deu e tudo funcionou perfeitamente. Consegui habilitar as impressoras utilizando o Flatseal e assim realizei o teste que precisava. Ferramenta muito interessante o Flatseal, eu não a conhecia. Muitíssimo obrigado, de coração!