Fans do notebook no máximo o tempo todo

Fala pessoal blz, eu instalei windows no PC durante as férias da faculdade para para poder jogar um pouco melhor, enfim.
Mas hoje liguei o PC ainda com windows e tentei atualizar para win11 para ver como é, e também instalei um driver Firmeware da Lenovo q apareceu como opcional, quando reinicie o PC pela notificação de reicialização Firmeware da Lenovo (ainda estava baixando o w11), o PC iniciou com as ventuinhas no máximo, e n voltava ao normal mesmo com a temperatura baixa (< 60°).
Como eu já queria colocar linux de novo para voltar como minhas atividades da faculdade, eu instalei POP OS no PC, mas as ventuinhas continuam no máximo o tempo todo, alguém pode me ajudar?

System:
 Host: pop-os Kernel: 5.18.10-76051810-generic x86_64 bits: 64
   Desktop: GNOME 42.2 Distro: Pop!_OS 22.04 LTS
Machine:
 Type: Laptop System: LENOVO product: 81V7 v: Lenovo IdeaPad S145-15API
   serial: <superuser required>
 Mobo: LENOVO model: LNVNB161216 v: 2020202020202020NO DPK
   serial: <superuser required> UEFI: LENOVO v: BUCN28WW date: 01/12/2021
Battery:
 ID-1: BAT0 charge: 8.2 Wh (33.9%) condition: 24.2/30.0 Wh (80.7%)
   volts: 7.8 min: 7.4
CPU:
 Info: quad core model: AMD Ryzen 5 3500U with Radeon Vega Mobile Gfx
   bits: 64 type: MT MCP cache: L2: 2 MiB
 Speed (MHz): avg: 1237 min/max: 1400/2100 cores: 1: 1256 2: 1221 3: 1224
   4: 1233 5: 1224 6: 1274 7: 1239 8: 1231
Graphics:
 Device-1: AMD Picasso/Raven 2 [Radeon Vega Series / Radeon Mobile Series]
   driver: amdgpu v: kernel
 Device-2: Syntek Integrated Camera type: USB driver: uvcvideo
 Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.3 driver: X: loaded: amdgpu,ati
   unloaded: fbdev,modesetting,radeon,vesa gpu: amdgpu
   resolution: 1366x768~60Hz
 OpenGL: renderer: AMD Radeon Vega 8 Graphics (raven LLVM 13.0.1 DRM 3.46
 5.18.10-76051810-generic)
   v: 4.6 Mesa 22.0.5
Audio:
 Device-1: AMD Raven/Raven2/Fenghuang HDMI/DP Audio driver: snd_hda_intel
 Device-2: AMD Family 17h HD Audio driver: snd_hda_intel
 Sound Server-1: ALSA v: k5.18.10-76051810-generic running: yes
 Sound Server-2: PipeWire v: 0.3.56 running: yes
Network:
 Device-1: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter
   driver: ath10k_pci
 IF: wlp1s0 state: up mac: a4:63:a1:72:90:2e
Bluetooth:
 Device-1: Qualcomm Atheros type: USB driver: btusb
 Report: hciconfig ID: hci0 rfk-id: 2 state: down
   bt-service: enabled,running rfk-block: hardware: no software: yes
   address: A4:63:A1:72:90:2F
Drives:
 Local Storage: total: 931.51 GiB used: 11.98 GiB (1.3%)
 ID-1: /dev/sda vendor: Seagate model: ST1000LM035-1RK172 size: 931.51 GiB
Partition:
 ID-1: / size: 907.46 GiB used: 8.96 GiB (1.0%) fs: ext4 dev: /dev/sda3
 ID-2: /boot/efi size: 497 MiB used: 250.3 MiB (50.4%) fs: vfat
   dev: /dev/sda1
Swap:
 ID-1: swap-1 type: partition size: 4 GiB used: 0 KiB (0.0%) dev: /dev/dm-0
Sensors:
 System Temperatures: cpu: N/A mobo: N/A gpu: amdgpu temp: 45.0 C
 Fan Speeds (RPM): N/A
Info:
 Processes: 290 Uptime: 6m Memory: 5.67 GiB used: 1.77 GiB (31.1%)
 Shell: Bash inxi: 3.3.13

Seja bem-vindo de volta ao Fórum! :slight_smile:

Você consegue se lembrar se no meio dessas atualizações de firmware havia alguma atualização de BIOS?

O computador sofreu algum impacto físico forte durante esse momento ou no passado?

O Pop!_OS instala os drivers necessários automaticamente e nenhuma intervenção deveria ser necessária para o caso do seu laptop. Seu problema parece estar relacionado a uma falha no hardware, seja ela causada por uma atualização malsucedida ou “bugada” da BIOS ou por problemas no sistema de dissipação de calor.

1 curtida

Olá, não lembro se teve att de BIOS, só tinha colocado para atualizar para o w11 e coloquei para instalar um drive opcional que apareceu (Lenovo Firmware), então eu saí do PC e alguns minutos depois voltei e tinha uma notificação de “reinicialização necessária” cliquei na reinicialização, e ele voltou a ligar com os fans no máximo, e na tela uma mensagem de “estamos preparando tudo” do Windows.
Ele n teve quedas nem pancadas.
Você sabe me informar como verificar se a BIOS ficou “bugada”?
Até pq n é super aquecimento, pq assim que aperta para ligar os fans vão para o máximo instantâneo.
Obrigado.

Você já chegou a verificar qual a temperatura alcançada? Veja na BIOS e também por meio de alguma ferramenta do sistema operacional.

Algumas empresas possuem ferramentas próprias para realizar atualizações de BIOS por meio do sistema operacional, e suspeito que uma delas pode ter ocorrido (uma vez que o problema ocorre logo ao ligar e permanece entre sistemas diferentes). Verifique se há, na BIOS, alguma opção relativa à refrigeração.

No mais, não é possível descartar o sistema de refrigeração como causa. Há um tempo atrás eu peguei um laptop HP que superaquecia rapidamente e o próprio dissipador de calor estava com defeito. É raro, mas pode ocorrer: Heatpipes falhando: superaquecimento em laptop HP Pavilion 14-v063br

1 curtida

Certo, eu estava dando uma pesquisada sobre att de bios, e vi q a Lenovo tem uma ferramenta para isso porém ela é para Windows, vou formatar de novo e instalar Windows 10 e ver se atualizo por lá para ver se resolve.
Mas eu mandei umas mensagens para o suporte hj, então acho vou esperar eles responderem para ver se me recomendam algo a mais para tentar resolver, mas por hora é isso.
Muito obrigado pela ajuda meu nobre, se eu tiver novidades falo por aqui.

O problema foi resolvido com a instalação do driver (Lenovo Ltd. - Firmware - 1.29.0.0)
N sei se foi essa versão que deu o problema, ou se foi instalação mal sucedida, ou sei lá oq…
Só sei que ao instalar esse driver aí, o computador reiniciou com os fans funcionando normalmente.
PC: Hello bro, Mó paz :sunglasses::v: kkk
Muito obrigado pela disponibilidade de ajudar mano, e tudo bom pra todos do fórum, até mais :slight_smile:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.