Faltpak Downloads Lerdos

Preciso de ajuda, ao instalar um flatpak o download e ridículo, ja tentei de tudo e nao melhora, e como pode ver e algo com o falt e não com a minha internet! Com ajuda do chatGTP até consegui trocar para a melhor miror mas nao chega a mudar nada…

#!/bin/bash

echo "Testando mirrors do Flathub..."

declare -A mirrors=(
  ["SVWH (EUA)"]="https://mirror.sjc02.svwh.net/flathub"
  ["Freedif (EUA)"]="https://mirror.freedif.org/flathub"
  ["UMD (Alemanha)"]="https://mirror.umd.edu/flathub"
  ["Umea (Suécia)"]="https://ftp.acc.umu.se/mirror/flathub.org/repo/"
  ["Oficial"]="https://dl.flathub.org/repo"
)

best_url=""
best_time=9999

for name in "${!mirrors[@]}"; do
    url="${mirrors[$name]}"
    echo -n "Testando $name... "
    time=$(curl -o /dev/null -s -w "%{time_total}\n" --max-time 5 "$url")
    if [[ $time =~ ^[0-9.]+$ ]]; then
        echo "$time s"
        if (( $(echo "$time < $best_time" | bc -l) )); then
            best_time=$time
            best_url=$url
            best_name=$name
        fi
    else
        echo "falhou."
    fi
done

if [[ -n $best_url ]]; then
    echo "🔧 Melhor mirror: $best_name"
    echo "Aplicando..."
    flatpak remote-modify --url="$best_url" flathub
    echo "✅ Mirror atualizado para: $best_url"
else
    echo "❌ Nenhum mirror válido foi encontrado."
fi

Ah, sim… quando uso um VPN como Proton e seleciono USA ele até chega a 1Mb/s, mas so dura alguns momentos e cai, impossibilitando downloads de coisas acima de 100mb @Dio @raulcraveiro

Me ajudem por favor, sou muito fã de vocês!

é assim até em lojas alternativas, tipo o easy flatpak? aqui no linux mint, quando vou em editar no gerenciador de atualizações e em fontes de programas, quando clico no servidor atual pra exibir a lista, ele automaticamente vai testando os mirrors e dá a velocidade deles, vê se tem algo do tipo aí no Zorin

@VictorVolt desculpe, sou 100% novato no Linux, não sei exatamente como fazer isso

Não tenho experiência com Flatpak, nem com Flathub – nem com esses repositórios que você listou.

O que sei, é que qualquer repositório nos EUA costuma dar só metade da velocidade permitida pela minha conexão – e repositórios da Europa e da Ásia dão ainda menos, porque quase todo tráfego é indireto, passando pelos EUA:

Quando o speedtest-cli ainda permitia certa liberdade, testei as velocidades para 78 “servidores” de boa capacidade, situados no Brasil, nos EUA, Europa, Ásia, América Latina – e o resultado era este – considerando apenas os 32 melhores:

(O 32º “melhor” dava 78 “megas” – sendo minha conexão de 200 “megas”, na época).

Isto, para “servidores” da rede de Speedtest da Ookla.

Em termos de “repositórios de distros Linux” (especificamente), há muito tempo, escolho os “espelhos” da UFPR, pela estabilidade a longo prazo, e pela boa conexão no eixo “Curitiba-SP-Brasília” (isso pode ser diferente para quem mora no RS ou no Amazonas) – mas algumas distros, como Void Linux, não têm nenhum espelho no Brasil. – Nesses casos, testo alguns espelhos dos EUA, para ver qual me dá melhor velocidade para o Brasil.

O espelho do Void nos EUA, no Domingo passado, deu o máximo de 22,1 MiB/s – o que equivale a menos de 200 “megas” – menos de 40% da minha conexão atual, que é de 480 “megas”:

Mesmo esses “menos de 40%”, só são atingidos no download de pacotes grandes (Kernel, LibreOffice, Chrome, Firefox). – Quando se trata de vários pacotes pequenos, o download pára no final de cada pacote, o gerenciador de pacotes solicita o próximo, começa de novo… A velocidade média é bem menor.

Repositórios ou “espelhos” da Europa, eu até já desisti. – Mesmo alguns mais importantes, de Londres e Amsterdam, perdem muita velocidade, ao atender o Brasil, passando pelos EUA.

No caso desses repositórios Flatpak que você indicou, seria necessário investigar a capacidade deles, e quantas voltas dão, até chegar à sua cidade. – Vale a pena verificar se existem alternativas melhores, de preferência nos EUA.

Fiz algumas anotações aqui (2019-2023), sobre rotas e perdas de velocidade.

1 curtida

a loja easy flatpak você baixa pela sua lojinha de apps, já pra testar a melhor localidade pra baixar, o zorin os deve ter um gestor de atualizações nele, veja se você acha ele pesquisando atualizações no menu iniciar.

Tentou trocar dns já? teste com dns do google 8.8.8.8, 8.8.4.4 (precisa reconectar depois de aplicar)

ss, de 39 foi pra 100, mas só…

sendo que minha net como viu deveria pelo menos 2Mb/s mas so baixa 100kb/s

Consegui, não foi muito difícil, para falar a verdade não resolveu, mas melhorou!

Para mim o que melhorou foi fazer isso:

Adicionei os repositórios, depois eu pesquisei o app em instalar pacotes, e o flathub baixa na velocidade melhor que pelo terminal, ao que parece ele faz algo para melhorar o download! Não é perfeito com toda a velocidade, mas não demora mais de 5min para download se for algo grande

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.