Fall Guys recebe "Easy Anti-Cheat" e não funciona mais no Linux

Hoje, Terça-Feira (15 de Setembro de 2020), “Fall Guys: Ultimate Knockout” recebeu uma pequena atualização, e incluíram o Easy Anti-Cheat, cuja camada de segurança é incompatível no Linux.

Ainda não tenho informações se há alguma forma de fazer Fall Guys voltar a funcionar no Linux, mas quaisquer atualizações estarei postando nos comentários.

Um pouco sobre Steam Play (Proton), Easy Anti-Cheat e Epic Games:

Steam Play 2.0 (Proton) é uma camada de compatibilidade financiada pela Valve, cuja ferramenta permite executar jogos exclusivos Windows no Linux desde 2018.

Após o lançamento do Proton, a empresa responsável pelo Easy Anti-Cheat disse que iria colaborar com a Valve, para que o anti-cheat passasse a ser compatível com Proton, sendo assim, trazendo mais jogos compatíveis com Linux (Ex.: Dead by Daylight, entre outros…)

Alguns meses depois, a Epic Games comprou a empresa responsável pelo Easy Anti-Cheat, e depois disto nunca mais se viu um pronunciamento oficial sobre o andamento desta compatibilidade.

Para quem não sabe, Tim Sweeney (Fundador e CEO da Epic Games) não gosta do Linux e é contra jogos no Linux.

Até a data de hoje, Easy Anti-Cheat ainda permanece incompatível no Linux.

2 curtidas

Eu costumo jogar Robocraft, um título que possui o easy anti cheat na versão Windows.

Já na versão Linux ele carrega algum programa de anti-cheat e funciona.

Desconfio que há um easy-anti-cheat em versão Linux para os jogos compatíveis com SteamOS, mas infelizmente quando se trata de proton a situação se complica.

É uma situação bem chata mesmo, pois os desenvolvedores podem adicionar uma camada de incompatibilidade com o Linux através do anti-cheat ou mesmo da própria loja dos games (epic store ou origin), que de um dia para o outro pode deixar de funcionar no linux devido a alguma atualização.

Aliás esse é o principal argumento a favor do software livre, pois mesmo que o software proprietário adquirido (jogo Fall Guys) seja compatível em uma versão, pode não ser numa outra. Infelizmente me parece que a única garantia da galera linux poder jogar tranquilamente é escolher títulos SteamOS.

3 curtidas

Nem isso é bem garantia em jogos online, há casos como os ports de Borderlands e ARMA, que estão constantemente defasados em relação à versão do Windows (impedindo MP online entre plataformas) ou o infame do Rocket League, que removeu suporte a Linux/SteamOS logo após a aquisição pela Epic.

2 curtidas

Temos que favorecer quem nos ajudam. Excluir a conta na epic e na origin.

6 curtidas

Para as empresas que ignoram ou até boicotam o Linux eu evito comprar qualquer produto delas, (exceto os produtos grátis). Costumo seguir uma conhecida frase na internet que virou uma espécie de filosofia para muitos usuários de Linux: No Tux, No Bux!

7 curtidas

Ia comprar essa semana.

Ainda bem que vi isso a tempo.

2 curtidas

O pessoal do Wine acho que deve voltar a tentar fazer o Easy Anti-Cheat funcionar. É a nossa melhor esperança. Pq se depender do Tim Sweeney e da Epic, não sai nunca. Espero que a Apple de uma boa rasteira nele e ele veja como era bom ele ter se mudado pro Canadá.

2 curtidas

Faz tempo que estão trabalhando no Easy Anti Cheat para linux, acredito que em breve saia alguma coisa.

1 curtida

Ah, eu não confiaria nessas promessas da Epic… Já prometeram demais. E eles sempre tiveram uma posição não muito amigável com relação ao GNU/Linux.

A Epic é ótima para ser evitada. Boa loja para pegar os jogos de graça semanais, fechar e nunca comprar nada lá… Temos que priorizar a Steam, que investe pesado no desenvolvimento do Proton/Wine.

Acho meio complicado conseguirem fazer funcionar via Wine… Mas espero estar errado.

Quanto ao confronto Epic x Apple, na minha opinião se trata de um caso “Alien x Predador”: você sai de perto e deixa brigarem. Não gosto de ambas e espero que as duas percam.

7 curtidas

Infelizmente essa questão de “cheats” ja matou e vai matar muitos jogos. Não creio que será o caso (Fall Guys morrer) mas é lamentável que existam pessoas que simplesmente querem prejudicar a jogatina de outras pessoas e provocam essas questões. Uma pena.

2 curtidas

O Wine já tem algum progresso no Easy Anti Cheat, inclusive alguns jogos já rodam Betway Brasil Revisão Completa 2023

1 curtida

Pois é, mesmo havendo muitos hacks, o jogo é divertido para morrer tão facilmente.

Vou ser sincero… tenho 44 horas de jogo, sempre jogando entre 1 a 2 horas por dia, e eu só presenciei um ou dois jogares fazendo uso de hack, eu não imaginava que estava havendo tanto hack neste jogo.

Quando Fall Guys foi lançado, ele estava “Extremamente positivas” no Steam, e no dia que o Easy Anti-Cheat foi incluído ao jogo, percebi que estava “Ligeiramente positivas”, logo, pensei que fosse relacionado ao EAC, mas se prestarmos atenção, o EAC não foi o motivo.

Na imagem acima, percebe-se que houve uma curva considerável de “análises negativas” a partir do dia 04 de Setembro de 2020, com 864 análises negativas.
O pico de análises negativas foi em 08 de Setembro, com 1.460 análises negativas, ou seja, realmente o jogo estava passando por dificuldades, provavelmente por conta de hacks, provável que isto tenha sido o motivo para os desenvolvedores terem decidido incluir o EAC ao jogo.

Estou acompanhando as discussões da comunidade Fall Guys na Steam, e, enquanto muitos estão elogiando a inclusão do EAC, muitos também estão reportando que o jogo quebrou no Linux, inclusive alguns jogadores de Windows 10 dizem que o jogo não funciona.

Os desenvolvedores poderiam ter escolhido outros Anti-Cheat, como BattlEye ou VAC, seriam escolhas bem melhores que EAC.

Até o instante momento, a página do jogo no ProtonDB ainda está classificando como Platinum, isto porque ainda não foi atualizado com possíveis novos reports que, provavelmente, o classificará como Borked em breve: https://www.protondb.com/app/1097150

Qualquer atualização relevante sobre o assunto estarei comentando aqui.

4 curtidas

Dois funcionários da Codeweavers, principal mantenedora do Wine, estavam trabalhando pra tentar fazer o Easy Anti-Cheat funcionar, funcionou por um tempo, mas teve um update no Easy Anti-Cheat que quebrou o suporte. Eles começaram a trabalhar novamente pra implementar o suporte, mas tiveram que parar pra poder implementar os codecs de media foundation que também vão ajudar a dar maior compatibilidade de jogos ao Wine. Eles disseram que assim que o trabalho com media foundation estiver terminado vão voltar a trabalhar no Easy Anti-Cheat.

2 curtidas

Não diria que ele não gosta do Linux e é contra jogos na plataforma, até porque a Epic Games garantiu o Epic MegaGrants para o Lutris. Ele só não acha a plataforma viável (o que é debatível, é claro).

Sim, existe o Easy Anticheat para Linux, mas como o Proton puxa a versão de Windows do jogo, vem a versão Windows do anticheat também.

Tá rolando um progresso quanto a isso, mas sabe-se lá deus quando de fato vai ser usável em larga escala. Resta torcer.

Acho mais fácil o jogo morrer por acabar virando mais do mesmo, do que pelos hacks. Se eles não lançarem constantemente novos mapas e modos, vai se tornar absurdamente repetitivo e as pessoas vão enjoar.

2 curtidas

03 dias após a atualização que incluiu o Easy Anti-Cheat, Fall Guys já recebeu mais de 160 reports, todos classificados como “Borked”: https://www.protondb.com/app/1097150

Também há uma quantidade significativa de usuários Linux (e também Windows) reclamando no tópico de evento da atualização na Steam: Mid Season Update! :: Fall Guys Events & Announcements

3 curtidas

No caso do rocket league até funciona muito bem ainda na sua versão da epic, ainda não parou de funcionar acredito que daqui alguns meses, vai parar igual fall guys. Faze oque até a epic e o Tim ajudar a gente isso não vai acabar, vamos esperar a epic falar sobre ou o wine resolver o problema para nois.

após isso aqui acontecer ano passado, estou com esperança da epic fazer alguma coisa.

1 curtida

Vamos esperar pelo Kernel 5.11 para ver se teremos alguma coisa com relação ao Easy anti-cheat.

Lembro dessa doação, ocorreu em Dez/2019.
Qualquer doação é bem vinda, e esse dinheiro ajudou muito os desenvolvedores do Lutris neste ano, mas infelizmente Tim Sweeney já mostrou não ter interesse algum no Linux.

Essa doação de 25 mil dólares ao Lutris parece mais como uma forma de tentar baixar a poeira que ele mesmo causou quando criticou o Linux.

Minha esperança sobre Epic Games dar alguma atenção ao Linux será quando houver a troca de CEO.

Pois é mano, mas não adianta esperar algo positivo da Epic para Linux, ela não fará nada, a única coisa que ela continuará fazendo são as práticas anti-consumidoras e denúncias às grandes empresas alegando “abuso de poder de monopólio”, enquanto ela mesma está atrás do poder de monopólio.

O jeito é depositar esperança na Valve, que está trabalhando em conjunto com a equipe Wine.

2 curtidas

Estou torcendo para que a Codeweavers consiga trazer essa compatibilidade, mas eu não ficaria surpreso da Epic realizar alterações no EAC de tempos em tempos, só para quebrar o suporte ao Linux.

Desculpem, mas eu sinto ranço dessa empresa (que numa época já foi uma empresa boa).

1 curtida

Realmente, kkk igual aquela famosa frase kkk EPIC SÓ SERVE PARA DAR JOGO GRATIS kkkkkkk

2 curtidas