Fall Guys recebe "Easy Anti-Cheat" e não funciona mais no Linux

Hoje, Terça-Feira (15 de Setembro de 2020), “Fall Guys: Ultimate Knockout” recebeu uma pequena atualização, e incluíram o Easy Anti-Cheat, cuja camada de segurança é incompatível no Linux.

Ainda não tenho informações se há alguma forma de fazer Fall Guys voltar a funcionar no Linux, mas quaisquer atualizações estarei postando nos comentários.

Um pouco sobre Steam Play (Proton), Easy Anti-Cheat e Epic Games:

Steam Play 2.0 (Proton) é uma camada de compatibilidade financiada pela Valve, cuja ferramenta permite executar jogos exclusivos Windows no Linux desde 2018.

Após o lançamento do Proton, a empresa responsável pelo Easy Anti-Cheat disse que iria colaborar com a Valve, para que o anti-cheat passasse a ser compatível com Proton, sendo assim, trazendo mais jogos compatíveis com Linux (Ex.: Dead by Daylight, entre outros…)

Alguns meses depois, a Epic Games comprou a empresa responsável pelo Easy Anti-Cheat, e depois disto nunca mais se viu um pronunciamento oficial sobre o andamento desta compatibilidade.

Para quem não sabe, Tim Sweeney (Fundador e CEO da Epic Games) não gosta do Linux e é contra jogos no Linux.

Até a data de hoje, Easy Anti-Cheat ainda permanece incompatível no Linux.

2 Curtidas

Eu costumo jogar Robocraft, um título que possui o easy anti cheat na versão Windows.

Já na versão Linux ele carrega algum programa de anti-cheat e funciona.

Desconfio que há um easy-anti-cheat em versão Linux para os jogos compatíveis com SteamOS, mas infelizmente quando se trata de proton a situação se complica.

É uma situação bem chata mesmo, pois os desenvolvedores podem adicionar uma camada de incompatibilidade com o Linux através do anti-cheat ou mesmo da própria loja dos games (epic store ou origin), que de um dia para o outro pode deixar de funcionar no linux devido a alguma atualização.

Aliás esse é o principal argumento a favor do software livre, pois mesmo que o software proprietário adquirido (jogo Fall Guys) seja compatível em uma versão, pode não ser numa outra. Infelizmente me parece que a única garantia da galera linux poder jogar tranquilamente é escolher títulos SteamOS.

2 Curtidas

Nem isso é bem garantia em jogos online, há casos como os ports de Borderlands e ARMA, que estão constantemente defasados em relação à versão do Windows (impedindo MP online entre plataformas) ou o infame do Rocket League, que removeu suporte a Linux/SteamOS logo após a aquisição pela Epic.

2 Curtidas

Temos que favorecer quem nos ajudam. Excluir a conta na epic e na origin.

5 Curtidas

Para as empresas que ignoram ou até boicotam o Linux eu evito comprar qualquer produto delas, (exceto os produtos grátis). Costumo seguir uma conhecida frase na internet que virou uma espécie de filosofia para muitos usuários de Linux: No Tux, No Bux!

5 Curtidas

Ia comprar essa semana.

Ainda bem que vi isso a tempo.

1 Curtida

O pessoal do Wine acho que deve voltar a tentar fazer o Easy Anti-Cheat funcionar. É a nossa melhor esperança. Pq se depender do Tim Sweeney e da Epic, não sai nunca. Espero que a Apple de uma boa rasteira nele e ele veja como era bom ele ter se mudado pro Canadá.

2 Curtidas

Faz tempo que estão trabalhando no Easy Anti Cheat para linux, acredito que em breve saia alguma coisa.

1 Curtida

Ah, eu não confiaria nessas promessas da Epic… Já prometeram demais. E eles sempre tiveram uma posição não muito amigável com relação ao GNU/Linux.

A Epic é ótima para ser evitada. Boa loja para pegar os jogos de graça semanais, fechar e nunca comprar nada lá… Temos que priorizar a Steam, que investe pesado no desenvolvimento do Proton/Wine.

Acho meio complicado conseguirem fazer funcionar via Wine… Mas espero estar errado.

Quanto ao confronto Epic x Apple, na minha opinião se trata de um caso “Alien x Predador”: você sai de perto e deixa brigarem. Não gosto de ambas e espero que as duas percam.

4 Curtidas

Infelizmente essa questão de “cheats” ja matou e vai matar muitos jogos. Não creio que será o caso (Fall Guys morrer) mas é lamentável que existam pessoas que simplesmente querem prejudicar a jogatina de outras pessoas e provocam essas questões. Uma pena.

1 Curtida

O Wine já tem algum progresso no Easy Anti Cheat, inclusive alguns jogos já rodam Mais progresso é feito no suporte ao Easy Anti-Cheat no Wine; confira gameplay - LinuxBuzz

1 Curtida

Pois é, mesmo havendo muitos hacks, o jogo é divertido para morrer tão facilmente.

Vou ser sincero… tenho 44 horas de jogo, sempre jogando entre 1 a 2 horas por dia, e eu só presenciei um ou dois jogares fazendo uso de hack, eu não imaginava que estava havendo tanto hack neste jogo.

Quando Fall Guys foi lançado, ele estava “Extremamente positivas” no Steam, e no dia que o Easy Anti-Cheat foi incluído ao jogo, percebi que estava “Ligeiramente positivas”, logo, pensei que fosse relacionado ao EAC, mas se prestarmos atenção, o EAC não foi o motivo.

Na imagem acima, percebe-se que houve uma curva considerável de “análises negativas” a partir do dia 04 de Setembro de 2020, com 864 análises negativas.
O pico de análises negativas foi em 08 de Setembro, com 1.460 análises negativas, ou seja, realmente o jogo estava passando por dificuldades, provavelmente por conta de hacks, provável que isto tenha sido o motivo para os desenvolvedores terem decidido incluir o EAC ao jogo.

Estou acompanhando as discussões da comunidade Fall Guys na Steam, e, enquanto muitos estão elogiando a inclusão do EAC, muitos também estão reportando que o jogo quebrou no Linux, inclusive alguns jogadores de Windows 10 dizem que o jogo não funciona.

Os desenvolvedores poderiam ter escolhido outros Anti-Cheat, como BattlEye ou VAC, seriam escolhas bem melhores que EAC.

Até o instante momento, a página do jogo no ProtonDB ainda está classificando como Platinum, isto porque ainda não foi atualizado com possíveis novos reports que, provavelmente, o classificará como Borked em breve: https://www.protondb.com/app/1097150

Qualquer atualização relevante sobre o assunto estarei comentando aqui.

3 Curtidas

Dois funcionários da Codeweavers, principal mantenedora do Wine, estavam trabalhando pra tentar fazer o Easy Anti-Cheat funcionar, funcionou por um tempo, mas teve um update no Easy Anti-Cheat que quebrou o suporte. Eles começaram a trabalhar novamente pra implementar o suporte, mas tiveram que parar pra poder implementar os codecs de media foundation que também vão ajudar a dar maior compatibilidade de jogos ao Wine. Eles disseram que assim que o trabalho com media foundation estiver terminado vão voltar a trabalhar no Easy Anti-Cheat.

2 Curtidas

Não diria que ele não gosta do Linux e é contra jogos na plataforma, até porque a Epic Games garantiu o Epic MegaGrants para o Lutris. Ele só não acha a plataforma viável (o que é debatível, é claro).

Sim, existe o Easy Anticheat para Linux, mas como o Proton puxa a versão de Windows do jogo, vem a versão Windows do anticheat também.

Tá rolando um progresso quanto a isso, mas sabe-se lá deus quando de fato vai ser usável em larga escala. Resta torcer.

Acho mais fácil o jogo morrer por acabar virando mais do mesmo, do que pelos hacks. Se eles não lançarem constantemente novos mapas e modos, vai se tornar absurdamente repetitivo e as pessoas vão enjoar.

2 Curtidas

03 dias após a atualização que incluiu o Easy Anti-Cheat, Fall Guys já recebeu mais de 160 reports, todos classificados como “Borked”: https://www.protondb.com/app/1097150

Também há uma quantidade significativa de usuários Linux (e também Windows) reclamando no tópico de evento da atualização na Steam: Mid Season Update! :: Fall Guys Events & Announcements

3 Curtidas