Falha no modo bridge nas VMs Ubuntu e Debian

E aí galera.
Bom, fui fazer um teste do dual boot e de distros que me indicaram (debian e ubuntu) antes de fazer a coisa de fato. Fiz duas VMs, uma com dual boot de win10 e Ubuntu e uma com Debian, as duas com 4 GB de RAM, a primeira com 70 GB de Disco Rígido e a segunda com 50. Memória de vídeo de 120 e poucos e configurei as duas na rede em modo Bridge.
Em um primeiro momento, ambas funcionavam perfeitamente com a rede ativada desta maneira, mas depois de desligadas, o bridge parou de funcionar.
Busquei possíveis razões na internet e vi que a VM poderia não ter iniciado a ethernet interface e seguiam os seguintes comandos para resolver
sudo ip link set dev eth0 up
sudo dhclient -v eth0
ping - cl 8.8.4.4
Testei no Ubuntu e recebi a seguinte mensagem: ‘Cannot Find Device eth0’
Bom, é isso galera, desde já, agradeço.

ip link

para saber o nome do dispositivo

então
sudo ip link set dev nomedodispositivo up

O que eu tenho de conhecimento é que no Debian 10 quando instala o virt-manager, automaticamente esse pacote desabilita o network-manager e li que há incompatibilidades entre eles, mas acredito que você não o esteja usando.

Segundo ponto quando eu instalei o virt-manager no gentoo eu não ativei a opção de usar NAT, pensei em usar bridge. Só que acontecia exatamente isso que vc falou, que quando eu desligava o guest, o host ficava sem conexão. Aí pela facilidade habilitei o modo NAT no libvirt e não tive mais problemas. Instalei a VM com rede NAT (default) e foi correr pro abraço!