Falha instalação linux mint

Olá pessoal, eu estou precisando de ajuda, eu montei um pc, fiz as conexões dos cabos de forma correta, ele liga, entra na bios normalmente, porém ao tentar instalar a distro Linux Mint fazendo o uso de um pendrive bootável criado o rufus, o pc carrega até a tela inicial mostra o símbolo do Linux Mint e o ponteiro do mouse e reinicia automaticamente, eu queria saber se alguém pode me ajudar por favor? O processador já veio com a função da placa de vídeo, será que é algum problema com ele?

O pc tem as com as seguintes configurações:

Placa mãe: Asus Prime B550M-A, chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4, 90MB1410-C1BAYO

Processador: Processador AMD Ryzen 7 5700g, 3.8GHz (4.6Ghz Turbo), 8-Cores 16-Threads, CoolerWraith Stealth, AM4, com Vídeo integrado.

SSD: SSD XPG GammMIX S70 Blade 512GB, M.2 2280 Nvme, leitura 7200MBs e Gravação 2600MBs, AGAMMIXS70B-512G-CS

Memória: 2 memórias 16 GB - DDR4 XPG Spectrix D60G, 3200MHz, RGB, Black, AX4U320016G16-A DT60

Fonte: PCYES spark 600W, 75+ Eficiência, PFC Ativo, PXSP600WPT

Experimente criar o pendrive, usando o Balena:

Na Bios, desative SecureBoot e Fastboot.

1 curtida

Eu tentarei fazer, mas acredito que não seja o pendrive bootável o problema, eu tentei usar o ventoy e fazer a instalação de outras distros, porém aconteceu o mesmo problema.

É preciso tentar algumas coisas como instalador diferente, configurações na BIOS, etc.

Não é este o problema.

1 curtida

Dê uma olhada na temperatura do processador pela BIOS. Se vc ligar e em poucos minutos a temperatura subir demais (tipo uns 70 graus), pode ser que o cooler ficou mal encaixado.

Outra recomendação é ver o perfil da memória. Depois de montar o computador vale a pena usar o memtest86+ por pelo menos 10 minutos para conferir se a memória está funcionando bem.

1 curtida

Normalmente isso se resolve trocando a pasta térmica, uma gota é o suficiente daí é só espalhar com o dedo até o cabeçote todo ficar branco.

1 curtida

A temperatura do processador no início estava 43°C monitorei durante 15 min ele subiu para 44°C, ele tem o cooler, acredito que esta normal. Fiz o teste de memória durante 45 min e zero Erros. Eu instalei o Windows 11, deixei uma parte da SSD para instalar o Mint, no Windows 11 a máquina fica 10 min ligada, do nada reinicia sozinha, depois ficou 17 min ligada, do nada reiniciou sozinha, o máximo de tempo que ela ficou ligada foi 22 min e depois reiniciou. Você tem mais alguma dica, por favor?

Na peça do cooler veio com uma camada de pasta termica na parte faz contato com procesaador, eu verifiquei a temperatura e não esta aumentando valores acima do normal durante o período que a máquina fica ligada.

Eu consegui identificar o problema, a Fonte: PCYES spark 600W, 75+ Eficiência, PFC Ativo, PXSP600WPT estava com problema, eu fiz a troca da fonte por outra da mesma marca como estava na garantia, depois consegui fazer a instalação com sucesso do Linux Mint.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.