Falha ao iniciar Ubuntu

Olá!
Desde ontem o Ubuntu 18.04 de vários computadores de um dos laboratórios onde trabalho estão dando problema ai iniciar, eles possuem Ubuntu, Deepin e Debian, mas somente o Ubuntu apresenta o erro. Há dois modelos de computadores e já ocorreu nos dois, até agora foram 6 computadores afetados, o erro é o seguinte:

Entrei em modo de recuperação, para tentar recuperar, mas nem o root tem permissão para escrita, ou seja não é possível fazer nada, como mostra a figura abaixo:

Como não foi possível resolver, fiz a restauração de uma imagem anterior do disco, aí ele funcionou normalmente.

Não foi feita atualização nos ultimos dias, então acho que não foi isso que causou o problema. Outra situação é que nem todos os computadores apresentaram isso e somente no Ubuntu.

Então se alguém souber o que fazer? Pois atualmente é necessária a recuperação de uma imagem do disco, feita com o Clonezilla, ou formatar.

Estou no celular agora …
Qualquer problema adiciono mais informação depois

Se é problema é de permissão
Acho que o meio mais rápido de contornar a situação é colocar rw na linha do kernel

Ao entrar no menu do grub pressione a tecla e . Acesse o editor do grub e procure pela linha do kernel…
Exemplo

linux …
No final da linha acrescente o rw e pressione a tecla F10

Acesse e veja se esta ok.
Estando tudo ok.

Edite o arquivo /etc/default/grub
Não lembro se é default ou defaults. .
Acrescente o rw.

E execute o update-grub.

Reinicie o computador e veja se esta tudo ok