Adiquiri esse problema ao atualizar uma centena de pacotes da branch testing. Após as atualizações o sistema não carrega a sessão do gnome se os módulos dkms do amdgpu estiverem carregados no kernel.
O kernel atual é o 6.1.25, tentei uma versão diferente, mais atual(6.12), mas o dkms não compila com essa versão.
Eu posso instalar a stack do amdgpu sem o dkms, mas alguns software não receberão aceleração, porém, se eu iniciar o sistema sem o dkms e instalar a stack completa depois, a aceleração volta a funcionar imediatamente.
Além disso, tem mais! Alguns softwares nem sequer abrem, como VLC, VS Codium e Signal, todos com erro Unknown GPU.
Tentei um troubleshooting rápido aqui, mas estou um pouco cansado para ficar quebrando cabeça. Aposto que deve ser alguma incompatibilidade do amdgpu em si com o gnome-shell ou o mutter, sei lá, já que a versão atual dele é mirando o Ubuntu 22.04.
O firmware AMD deve ter ido de base(no testing a inconsistência dos pacotes e frequente)
Provavelmente vc instalando o pacote firmware-linux pode reinstalar novamente mas vc pode tentar direto pelo firmware-amd-graphics
O pacote amdgpu-install(que adiciona os repositórios) que estava instalado era baseado no Ubuntu 22.04(Jammy). A documentação da AMD é confusa e os pacotes de fácil acesso são para o Jammy e Focal(20.04), porém um pacote para o Noble(24.04) está disponível nos repositórios da AMD.
Após a troca do pacote/repositórios, o dkms funcionou normalmente.
Estava “hibrido”, mas acaba que as bibliotecas compartilhadas te forçam a escolher um lado, um hora ou outra. Testing não é tão instável assim de qualquer forma.