Falha ao iniciar sessão com DKMS do AMDGPU ativo

Olá pessoal!

Eu consegui, quebrei meu debian…

Adiquiri esse problema ao atualizar uma centena de pacotes da branch testing. Após as atualizações o sistema não carrega a sessão do gnome se os módulos dkms do amdgpu estiverem carregados no kernel.

O kernel atual é o 6.1.25, tentei uma versão diferente, mais atual(6.12), mas o dkms não compila com essa versão.

Eu posso instalar a stack do amdgpu sem o dkms, mas alguns software não receberão aceleração, porém, se eu iniciar o sistema sem o dkms e instalar a stack completa depois, a aceleração volta a funcionar imediatamente.

Além disso, tem mais! Alguns softwares nem sequer abrem, como VLC, VS Codium e Signal, todos com erro Unknown GPU.

Tentei um troubleshooting rápido aqui, mas estou um pouco cansado para ficar quebrando cabeça. Aposto que deve ser alguma incompatibilidade do amdgpu em si com o gnome-shell ou o mutter, sei lá, já que a versão atual dele é mirando o Ubuntu 22.04.

Alguém já se deparou com algo parecido?

O firmware AMD deve ter ido de base(no testing a inconsistência dos pacotes e frequente)
Provavelmente vc instalando o pacote firmware-linux pode reinstalar novamente mas vc pode tentar direto pelo firmware-amd-graphics

1 curtida

Ambos estão instalados :smiling_face_with_tear:

1 curtida

A quem possa importar, a solução é a seguinte:

O pacote amdgpu-install(que adiciona os repositórios) que estava instalado era baseado no Ubuntu 22.04(Jammy). A documentação da AMD é confusa e os pacotes de fácil acesso são para o Jammy e Focal(20.04), porém um pacote para o Noble(24.04) está disponível nos repositórios da AMD.

Após a troca do pacote/repositórios, o dkms funcionou normalmente.

Foi mais simples que eu esperava… :sweat_smile:

Debian FTW!

Só para curiosidade, vc atualizo para o Testing ou vc fez um híbrido de pacotes stable com o testing?

Estava “hibrido”, mas acaba que as bibliotecas compartilhadas te forçam a escolher um lado, um hora ou outra. Testing não é tão instável assim de qualquer forma.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.