Falha ao ativar conexão de Rede

Minha solução foi:
Não usar mais Linux, se contentar com Windows mesmo.
Valeu RuKsu por toda a ajuda porém, usar Linux desse jeito não dá, fiquei todos os dias rodando, procurando, olhando, fiquei 8 horas por dia testando e mexendo no terminal e ainda fiquei checando tudo no Linux e olhei tanto que aprendi bastante nesses últimos dias, já testei todas as distros possíveis porém mesmo erro, até que Arch Linux consegui usar porém ficou com esse erro também e a última coisa que eu fiz foi ir em etc/network e criar o arquivo ifcfg-wlp1s0 e dentro tinha:
DEVICE=wlp1s0
BOOTPROTO=dhcp
ONBOOT=yes
Funcionou até eu reiniciar, porém foi uma experiência legal e cansativa, valeu por toda a ajuda.

1 curtida

Um adendo, por que quando eu faço o pendrive bootavel, dou uma reiniciada o Wi-Fi não funciona e aquele erro aparece.
Agora, se eu fazer o pendrive bootavel, ir em desfragmentar partições clicar em analisar e otimizar e reiniciar o Wi-Fi conecta na instalação e após a instalação.

1 curtida

:wave:t2:
“Mistérios de sistemas operacionais” :joy:

Isso é algo novo para mim, o WiFi funcionar deste jeito.
Para facilitar eu precisaria estar pelo menos perto do laptop, ou em posse dele para tentar fazer diagnósticos mais profundos. Não só no software, mas também no hardware, placa mãe, memórias, etc…

Outro detalhe se eu pudesse estar no local, eu iria analisar toda a estrutura de redes para ver se ela poderia estar estável, entregando e recebendo os pacotes com boa performance.

Nós já tentamos vários detalhes e até várias distros diferentes, eu pelo tempo que eu tenho com Sistemas Operacionais, o primeiro Sistema Operacional que eu instalei foi o Windows 98 Inglês aos meus 13 anos. :sweat_smile:, Comecei no mundo Linux em 2008, e mais 9 anos trabalhando com redes de computadores em uma rede de supermercados, eu tenho para mim que é algo nas conexões de redes e não no laptop.

Mas não é uma afirmação, ou seja, somente uma dedução.

Eu irei te contar uma experência.
Eu tinha montado uma rede aqui em casa na época, ela era composta de 1 moden do ISP, um roteador com dual core e 2gb de ram como Servidor, e mais 4 roteadores como sub redes para cada um de casa. Cada um tinha uma quantidade de velocidade para usufruir e suas senhas próprias. Se eles passassem suas senhas para os amiguinhos, e muita gente pendura-se no wifi de um deles, ou ficassem fazendo downloads 24 horas por dia, somente a rede deles ficaria lenta e não me afetava nos meus jogos.

Mas uns anos atrás, a rede começou a ficar super instável, e não tinha nada de errado com a minha estrutura. Então eu desconectei tudo e liguei direto no moden do ISP. A instabilidade continuava.
Liguei no ISP e os técnicos vieram… Eu achei diferente porque primeiro veio o fiscal da vistoria(geralmente vinha os técnicos direto), daí ele olhou todo o cabeamento no forro e em casa, e constatou que os cabos estavam comprometidos, todos rachados.
Ele disse que precisaria refazer o cabeamento do 0, desde a rua, mas que não haveria cobrança porque por lei, depois de 8 anos, o ISP tem de trocar o cabeamento sem custo adicional para o cliente. Como aqui tem mais de 20 anos então…
Todo cabeamento foi trocado e resultado, a internet e a televisão voltaram a ter performance e estabilidade.

Então dito tudo isso, tem vários detalhes do que poderia ser que estaria acontecendo ae.

Um teste legal talvez seria levar o laptop em um local que tivesse WiFi, como estas conveniencias de postos de combustivel, para ver como o WiFi se comportaria. Se conseguir fazer este teste.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Irão colocar rede mesh aqui em casa, ai talvez eu use o cabo Ethernet.
Ouvi um pessoal dizendo por que a rede que é 2.4ghz e 5ghz e podia estar dando conflito.
E alguns falam para não fazer dual boot porém como? Não posso simplesmente apagar o Windows e o Wi-Fi do pop os continuar não funcionando aí realmente é problema grande e a maioria dos casos desse “falha ao ativar conexão” é sempre o roteador.

1 curtida

:wave:t2:

Acredito que não é necessário apagar o Windows na tentativa de resolver o problema de conexão num Dual Boot.
A rede mesh é excelente mas para ter qualidade é bom colocar elas em partes estratégicas da casa.
Minha sugestão seria, a “principal” no centro da casa, e as demais entre 60% e 40% de distância uma da outra, comparando com poder de sinal wifi delas. Quanto mais distante uma ficar da outra maior a chance de perda de pacotes no ar.

Dependendo, tem como ter 100% de poder de fogo entre os meshes sem precisar que um replique o sinal WiFi para o outro. Quando eles forem instalar a rede Mesh ae, pede para eles usarem/configurarem as portas do Moden do ISP para conectar 1 cabo de rede para cada dispositivo Mesh. Daí a qualidade de sinal WiFi poderá ser muito melhor.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Descobri o erro: é a versão do kernel, instalei o pop os normal sem fazer atualização nenhuma, ele está com o kernel 5.13.0-7620-generic e o Wi-Fi está funcionando sem problemas, eu percebi que quando eu atualizo na loja para o kernel 5.15 o Wi-Fi não funciona mais.
Tem alguma ideia para eu usar o kernel 5.15 porém com o driver do adaptador de Wi-Fi do 5.13?

2 curtidas

Você tem a mesma placa Wireless que a minha, e estou usando o Kernel 5.15 de boa (Fedora W. 35)
Aqui no meu caso a versão é:
5.15.5-200
Tente procurar esta versão específica no repositório da distro :wink:

2 curtidas

:wave:t2:

É um tipo de informação que eu sempre deixo passar, a versão do Kernel.
Bom se está funcionando, você manténs ele,

Eu aprendi que atualizado = que funciona para os propósito dos dias de hoje.
Atualizaddo não é ser novo e nem ser velho, é ser equilibrado.
Exite uma certa confusão na palavra atualizado.

Tem velhos atualizados que funcionam muito melhores que novos, que o caso ae.
Esse pode ser o caso de software atualizado.

Tem velhos que pararam de aprender daí sim começam a ter problemas com o tempo.
Tem novos que não funcionam direto porque ainda são novos e tem muito que lápidar.
Estes dois casos podem ser o caso de software desatualizado. Novo demais ou parado no tempo sem aprender.

Usar Distros ou aplicativos Bleeding Edge, mais novos demais, são mais indicados para hardware e pessoas entusiastas/developers.
O Windows, Mac, IOS, Android, são tudo Stable, LTS… Eles tem o formato de dev, o “Bleeding Edge” deles, mas não de maneira de fácil acesso, ou seja, quem quer um Windows Bleeding Edge tem de “caçar” como faz, entusiastas ou developers.

Então atualizado = equilíbrado. Você fez certo se está funcionando não tem o porque mexer mais. A não ser que você note mais problemas.

Essa é minha opinião :blush:
Eu sugiro que faça uns dias de testes para confirmar e depois se tudo correr bem, marcar a sua resposta como solucionado.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Se funcionar no 5.10, sugiro que fique nele, já que é LTS. O 5.13 foi marcado como EOL e não recebe mais atualizações de segurança

4 curtidas

Entendi, aparentemente o 5.15.5 tem mais performance, por isso queria usar ele mas se está funcionando, não vamos cutucar no leão com a vara curta.
Quando eu atualizava pro 5.15.5 o Wi-Fi continuava funcionando até certo ponto dele ficar com uma interrogação, parar de funcionar e aparecer aquela mensagem (falha ao ativar conexão de rede).

1 curtida

Performance também é uma palavra que vai de acordo com oque temos.
Vamos supor que o novo upgrade seja um pneu slick professional mas o carro que eu tenho é uma Land Rover.
A hora que eu fizer o upgrade nela, ela nunca mais vai conseguir andar em terrenos difíceis e irá perder a performance na cidade.

Irei comentar umas experiências que venho tendo com o Gentoo. Eu sempre quiz o sistema inteiro no “ultimo” das versões :joy:.
Mas eu tenho de estudar e aprender, então eu venho adaptando minha agenda escolar, como se fosse na época de escola mesmo, por exemplo:

  • Segunda Feira, 1st Aula de C, 2nd Aula de Irlandês, 3rd e 4th aula de Inglês, 5th e 6th aula de Linux Kernel.
  • Terça Feira, 1st Aula de Espanhol, 2nd Aula de Japonês, 3rd e 4th aula de Inglês, 5th e 6th aula de C.
  • Quarta Feira, 1st aula de Bash…
    Blah blah blah até no Domingo, 1st aula de Inglês e assim vai…
    O horário das aulas é o dia inteiro e todos os dias.

Eu tenho apenas 1 laptop. Então estes dias minha agenda bagunçou toda porque o Firefox 94 não se deu bem com o meu laptop. E foram dias para resolver, atrapalhando toda a minha agenda escolar. Isso foi semana passada. Agora eu estou readaptando a minha agenda escolar, perdendo mais tempo.

Para resolver o problema eu configurei o Firefox e todas as suas dependências para serem Stables, ESR, LTS… Porque eu tenho um foco e eu não posso ficar desviando ele, eu preciso estar preparado para quando a oportunidade aparecer… E se bobear eu irei configurar o Gentoo inteiro para voltar a ser Stable. Por enquanto está sendo “suportável” compilando os pacotes e atualizando todos os dias mas…

Moral, eu achei que eu iria ter mais performance e na verdade tive só perda de tempo.

Então performance varia de acordo com o hardware, com o dispositivo que temos. Se o update do Kernel adicionar feature para a memória RAM DDR5 e tirar o suporte DDR3 para mim não será performance, meu laptop vai parar de funcionar. Mas para quem tem máquinas equipadas com DDR5 ae sim será performance para estas pessoas.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

então a minha loja do pop os vai passar anos com a notificação de atualizações de componentes rs.
Gostei da sua comparação com Land Rover, nada mais caro que uma Land Rover barata.

1 curtida

:thinking: Eu desconheço a filosofia da System76.
A loja do POP_OS insiste em atualizar mudando(upgrade) a versão do Kernel?
Acho que isso não deveria acontecer em sistemas “não Rolling Releases”, além de lidar com Bleeding Edge e no Kernel ainda…

Manter atualizado uma versão Stable, significa que a Distro aplica patches de segurança, ou seja, reconfigura parte do código dos programas na versão stable, afim de resolver problemas de segurança e não “subir” a versão dos programas. Na minha opinião, Distro Stable não deveria ficar upgrading programas com hardware do futuro…

Esta parte ficou obscura para mim :joy:
Se alguém puder iluminar o caminho aqui, :relaxed:

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Não insiste, apenas aparece que há 107 componentes com atualizações (apps e hardware), e tem lá no final Linux-system76 System76 recommended Linux kernel Version: 5.15.5 que é o nosso vilão.

1 curtida

Confesso que eu fiquei confuso :joy:.
Eu não sabia que o Pop OS era Bleeding Edge. :sweat_smile:

Que coisa não, :rofl:.

1 curtida

Aparentemente sim :joy:
Uma perguntinha, Linux swap tem haver com o Wi-Fi ficar funcionando? Pode parecer meio besta mas, desta vez que eu instalei o pop os foi diferente, eu antes criava apenas a partição boot e root, agora eu criei um Linux swap também pois eu fui rever um vídeo de dual boot com Windows 10 para ver se eu estava fazendo algo de errado e parece que sim.

1 curtida

A resposta seria não, o swap nada mais é que uma “Memoria RAM extra no SSD/HDD”.
Swap é desenvolvido para que o Kernel não entre em pânico ou trave se acabar a RAM física.

Ele não influência nos drivers já ativados como WiFi, placa de rede, de video, controladoras etc…

Mas seria não a resposta, pois coisas desconhecidas acontecem no mundo da tecnologia, onde tudo é possível, inclusive o impossível.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Tô segundo meu dedo pra não atualizar pro 5.15.5 só pra ver se o Wi-Fi continua mesmo mas deixa quieto.
Estou falando do próprio pop os, para mostrar que o Wi-Fi está realmente funcionando sem nenhum erro.

2 curtidas

@RuKsu Você está falando de softwares ou de pessoas? :sweat_smile:

3 curtidas

:joy: Geral. Tem uma frase de uma Academia de Karate que fica aqui perto de minha casa:
“Não paramos porque envelhecemos, evelhecemos porque paramos.”

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas