Falha ao ativar conexão de Rede

Bem eu queria uma ajuda sobre um problema que estou tendo que é a mensagem falha ao ativar conexão de rede( dual boot com Windows 10 e pop OS), vi que já tem tópicos sobre porém não ajudou muito, não acho que é problemas de driver pois chequei e todos estão atualizados.
alguma solução? seria muito grato

2 curtidas

:wave:t2: @Mike seja bem vindo ao Fórum Diolinux Plus.

Quando puder, no terminal digita lspci e compartilhe conosco os resultados.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida
00:00.0 Host bridge: Intel corporation broadwell-U host bridge -OPI (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 5500 (rev 09)
00:03.0 Audio device: Intel Corporation Broadwell-U Audio controller (rev 09)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation wildcat Point-LP USB xHCI controller (rev 03)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Wildcat Point-LP MEI controller #1 (rev 03)
00:1b.0 Audio device; Intel Corporation Wildcat point-LP high definition Audio controller (rev 03)
00:1c.0 PCI Bridge: Intel Corporation wildcat point-LP pci express root port #3 (rev e3)
00:1c.3 PCI Bridge: Intel Corporation wildcat point-LP pci express root port #4 (rev e3)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation wildcat point-LP USB EHCI Controller (rev 03)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation wildcat point-LP LPC controller (rev 03)
00:01f.2 SATA controller: Intel Corporation wildcat point-LP SATA controller [AHCI Mode] (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation wildcat Point-LP SMBus Controller (rev 03)
01:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter (rev 01)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek semiconductor Co., Ltd. RTL810xE PCI Express Fast Ethernet controller (rev 05)

Eu baixei uma pasta da kernel dos drivers desses adaptadores de rede, o problema é que eu não sei baixar, sou novato.

1 curtida

Certo. Não se preocupe, todos nós somos novatos pois todos os dias estamos aprendendo coisas novas :grinning_face_with_smiling_eyes:

Bom eu vi que o dispositivo de rede ae é o RTL810xE da Realtek. Pode ser um problema de compatibilidade entre módulos.
Para determinarmos qual módulo estaria carregado no sistema, quando puder compartilhe conosco as informações do comando a seguir:

inxi -n --filter

:vulcan_salute:t2:

1 curtida
Network:
Device-1: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter 
driver: ath9k
IF: wlp1s0 state: up mac: <filter>
device-3 Qualcomm Atheros AR3012 Bluetooth 4.0 type: USB driver: btusb
1 curtida

:wave:t2:

Vamos fazer um teste, para descobrir qual o módulo estaria instalado, já que o inxi não mostrou a conexão de rede cabeada. Pelo inxi o sistema reconheceu o wifi e o bluetooth.

O comando abaixo serve para “desligar”, unload o módulo r8169.
sudo rmmod r8169
Senão aparecer mensagens de erros vamos “ligar” load o módulo denovo com o seguinte comando:
sudo modprobe r8169

Feito isso, vamos testar se o sistema consegue reconhecer o módulo de rede cabeado com o inxi:
inxi -n --filter

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Estou com problema de wireless amigo não cabeada, mas vou tentar.

1 curtida

Opa. Eu assumi que era rede cabeada o problema. Peço perdão pela bobeira.

Então vamos alterar todos os procedimentos. Não faça nada que eu disse por enquanto, afim de evitar que oque está funcionando pare :sweat_smile:.

Irei fazer umas pesquisas e já veremos como proceder.

1 curtida

Se for laptop, verifica se a função de wifi estaria desativada.
Geralmente para ativar/desativar usamos uma combinação de teclas fn+f1, ou f2, f3…
Por exemplo, no meu laptop é o fn+f8 que faz esta função.

Parece algo simples mas, uma vez eu fui consertar um laptop que estava com dual boot Windows e Ubuntu, e ele dava erro de rede wifi no Ubuntu. Então descobrimos que, todas as vezes que desligava o PC e depois ao ligar, este comando fn+f.. iniciava desabilidado no Ubuntu. Então bastava apertar esta combinação de teclas e o WiFi ativava. A pessoa precisava do laptop e decidiu manter deste jeito, inves de tentarmos consertar o erro.

Testa para ver se for realmente isso.

1 curtida

Fiz isso e ainda continua aparecendo a notificação Falha de conexão de rede, Falha ao ativar a conexão da rede

1 curtida

Certo.

Você teria dispositivos bluetooth conectados no laptop?
Um teste seria se o Bluetooth estiver ativado, desativa ele e testa a conexão WiFi.
Essa Qualcomm Atheros usa o Bluetooth e o Wifi na mesma placa. Então talvez o Bluetooth possa estar impedindo de o WiFi funcionar.

2 curtidas

já esta desativado, continua do mesmo jeito.

1 curtida

:thinking: Eu fiz uma serie de pesquisas e algumas idéias me veio a mente.
Aparentemente esta placa sofre para funcionar no Linux. Se fosse na minha máquina eu iria tentar o seguinte: trocar de Distro “momentaneamente” para uma antiga estável e atualizada. Que paradoxo :joy:.

Por exemplo, sabemos que o Pop OS usa o driver ath9k para ela, porém não está funcionando. Mas se testarmos com um Ubuntu LTS numa versão anterior tipo o 18.04 ou até mesmo o 16.04, e de repente funcionar então com o inxi anotaremos o módulo(driver) que funcionou. Poderia testar também distros diferentes do Debian, por exemplo, Fedora e Manjaro.

Obs.: Só teria de tomar cuidado para não quebrar o Windows. Para evitar dores de cabeças aconselho fazer um back up completo antes de realizar estas tentativas.

Consegue fazer estes tipos de testes? :blush:

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Comando inxi em todas as distros? Sim acho que dá, problema cara é que eu queria uma distro para games e o pop os me agradou muito, porém vou tentar.

1 curtida

Yeah, O Pop OS é excelente, mas estes testes são momentâneos, só para ver se funcionaria em uma distro diferente mais antiga. Então se sim, anotariamos o driver que funcionou com o inxi e tentaremos instala-lo no Pop OS.

Se você for fazer este teste, outro detalhe legal de se anotar seria a Versão do Kernel da Distro que conseguir funcionar com a placa Wifi. O comando é uname -r.

1 curtida

Entendi, devo apagar o pop os ou deixo ele aqui mesmo? Tenho 500gb de hd livre para distros e o meu windows fica apenas no ssd.
Outra coisa eu disse que tinha um driver dessa placa kernel e eu baixei o stable, acha que resolve se instalar ele? :thinking:

1 curtida

Ah legal.

Já que vamos testar outras distros, podemos antes testar este driver que você baixou. Qual seria ele?

Outra coisa, talvez não seja necessário instalar outra distro, antes tenta testa-la no modo live para ver. Cria o pen drive bootável e usa por ele sem instalar. Pode ser uma boa. Vai que o WiFi funcione pelo live pen drive.

1 curtida

É uma pasta com muitos arquivos do site https://www.kernel.org/, eu cliquei no botão laranja latest release (5.15) que tem uma pasta com nome qcom que é os drivers desse adaptador

1 curtida

Este ae é o Kernel.

O Kernel é o responsável em indentificar e se comunicar com todos os dispositivos e hardware.
Geralmente não é necessário fazer upgrade do Kernel, visto que o módulo(driver) podemos conseguir sem fazer o upgrade do Kernel.

O Pop OS trabalha com uma versão de Kernel que eles dão suporte e atualizam. Fazer o upgrade deste Kernel é como se você que iria passar a atualizar, manter o Kernel. Pode dar um certo trabalho instalar ele e ainda existe o risco de outras coisas pararem de funcionar ou coisas estranhas acontecerem.

Outro detalhe que confunde muito, upgrade não é update. Ou seja o Kernel 5.15 ainda não é estável, isso significa que ele não é “up to date” ou seja, de certa forma ainda não é atualizado e sim ele é melhorado mas instável.
Atualizado é como se fosse aquilo que funciona hoje atualmente e é atual e não os que vem do futuro ou os que estão no passado. Atualizado é meio complexo, depende de onde estamos. Eu não sou bom em explicar… :joy:

Conseguimos usar ele, “out of the box” em distros como o Arch. Nem o Gentoo usa o Kernel 5.15, que é a distro que eu uso, o kernel deles é o 5.10. Para eu usar o 5.15 dá um certo trabalhinho para instalar e depois manter.

Eu sugiro que nós tentemos achar o driver (módulo) correto por outras distros. Vamos testar este do pen drive em modo live antes de instalar. Vai que…

1 curtida

entendi…
Manjaro 21.1.6 não funcionou de jeito nenhum na instalação.
Ubuntu 20.04.3 mesma forma, não conectou, estou sentindo que o windows tem algo haver com isso a maioria de pessoas que têm esse problema é no dualboot…

1 curtida