Falha ao abrir codec NVENC (Zorin 16)

Olá pessoal \o há tempos venho usando zorin em dual boot na versão lite. Pois bem, agora estou com um not I7 quarta geração 6 GB de ram uma GT 630M e resolvi instalar o zorin 16 core só que o dual boot não funcionou. Então pus outro HD instalei o zorin 16 core e vamos ao problema que me deparei…
Ao tentar começar uma captura de tela com o OBS Studio aparece o seguinte erro:
“Falha ao abrir codec NVENC. Por favor, verifique se seu drívers de vídeo estão atualizados.”
Pesquisando no fórum encontrei Kisak PPA como solução pra drivers da Intel.

sudo apt-add-repository ppa:kisak/kisak-mesa -y && sudo apt update && sudo apt upgrade -y

E pra driver Nvidea:

sudo apt install nvidia-driver-435
Aliás não tenho a mínima ideia de como usar o chip da nvidia no linux ^^
Nada resolveu. Queria ter a satisfação de fazer captura de imagens em um sistema 100% opensource.
Desde já agradeço.

Respira, (antigo) título desesperado…

• Primeiro: você usou qual programa para criar o pendrive de boot?

• Segundo: a GT 630M é uma placa deveras antiga, não sei se o 435 oferecerá suporte. Leia a documentação oficial do Zorin para instalar o driver da verdinha → Activate Graphics Card - Zorin

• Terceiro: não existe necessidade alguma em instalar o MESA, pois as placas da Nvidia não usam esse pacote de driver, apenas AMD e Intel;

• Quart:

100% open source não é por causa dos codecs de vídeo proprietários que você precisará usar para poder assistir alguns sites de stream sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras e o driver de vídeo da Nvidia é proprietário (exceto caso queira usar a bomba do Nouveau)

1 curtida

Grato pelos esclarecimentos!
E Usei o Ventoy

As vezes o Ventoy pode ficar doido, depende muito da distro. Recomendo testa com o balenaEcther, afinal, a graça do Ventoy é criar pendrive com várias distros e pendrive de boot Windows. Por precaução, instale uma nova ISO do Zori, pois essa atual que você usou pode estar corrompida, nunca se sabe…

2 curtidas

Só pra confirmar antes de partir pra formatação com a iso nova com o belena, se isso aparece no meu sistema é pq o zorin 16 da suporte pra 630M? Não entendi muito bem o link que me indicaste.

Isso… Agora basta selecionar o (proprietário e testado)

1 curtida

Nada em que eu clique ali causa alguma ação. (Aff já tem uns 4 anos que tive conta com mundo Linux e ainda sou iniciante ^^) Acho que vou formatar conforme vc me orientou.

O próprio site da Nvidia diz que o mais recente suportado pela sua placa é o 390.x. Minha suposição é que, como você tentou forçar a barra instalando o 435, ele se perdeu e não consegue buscar por outro. Mais fácil formatar, ainda mais que é uma instalação recente a sua…

1 curtida

Formatei conforme me orienteste mas vamos ficar sem resposta pra esse caso. No meio da instalação o OBS caiu a conexão e deu erro, tentei corrigir com os comandos básicos reiniciando entre os processos e me perdi na instalação, fui tomar um banho pra relaxar e queimou e resistência vi que não era meu dia e fui dormir. Pensei ah não vou formatar de novo.
Como quero apenas fazer captura da tela instalei o Kazam que é bem simples e pra editar o Pivit.
Mas sou grato por sua atenção! Aprendi sobre boot, iso corrompida e drivers.
Agora vou viver feliz gravando meu Zorin que tah rodando lizo.

1 curtida