Faça o seu Arch Linux voar!

Primeiro o contexto onde se aplicará esse guia:

Este guia é destinado a usuários que tenham um básico conhecimento sobre o /etc/fstab e que estejam utilizando APENAS Btrfs como Sistema de Arquivos na sua instalação do Arch Linux.

Segundo, se você tiver ZRAM habilitado você deve desabilitar, pois este pequeno guia vai deixar as coisas muito melhores do que o zram. Você perceberá a diferença quando fizer o reboot, principalmente se o seu hardware for modesto.

Baixe esse repositório:

git clone https://github.com/UaiSO21/uaiso-disable-fsync

Mande compilar e instalar:

makepkg -si

Depois de instalado modifique o seu fstab

sudo nano /etc/fstab

Você vai encontrar a linha do seu / em btrfs e vai trocar por isso

subvol=/@,defaults,noatime,space_cache=v2,autodefrag,compress-force=zstd:2,commit=15,discard=async,ssd 0 0

O que você fez?

Desabilitou o fsync e o datasync de todo o seu sistema, exceto do Kernel. A performance de acesso dos seus programas vai aumentar 10x se tiver usando NMVE ou 100x se estiver usando HD mecânico.

Desabilitar o fsync não vai comprometer o meu sistema?

Se tiveres usando apenas BTRFS vc não terá problema algum. Mas se extiver usando ext4 poderás ter problema. Esse guia apenas se aplica a Desktops e nunca a servidores, bem como somente se você usar exclusivamente btrfs como Sistema de Arquivos.

Qual o resultado disso?

Você vai perceber o seu desktop como nunca antes. Fluido, responsivo mesmo que tenha um processador i3 e 2G de memória.

Tenha cuidado e saiba exatamente o que está fazendo!

:grinning:

3 curtidas

lembro que os parâmetros ssd e discard não devem ser utilizados sobre hdd, são para ssd. se o ssd e discard for utilizado sobre hdd certamente danificara a partição, ou o disco.

alguém poderá acrescentar se existir outras ressalvas.

Bem, não acontece nada com as partições com o ssd e discard em hdd, não danifica nada… pois são descartados e inaplicáveis, só fica na linha mas sem efeito.

Meio desnecessário não? Arch e suas derivadas já são naturalmente rápidas por padrão, faria mais sentido indicar pra base Debian já e mais lenta

Sem o Fsync o sistema não vai sincronizar a gravação no disco, imagino que você possa ter problemas com falhas de energia principalmente em uma HDD, mais sim, o desempenho será muito maior, não recomendaria muito em um desktop, mais em Notebooks, realmente não vejo problemas.

Nem tanto…o Btrfs tem um comportamento diferente, esse fsync com ele é só pra checar se o dado foi gravado corretamente não para gravar o dado. No fstab eu coloquei uma opção…

commit=15

Que faz com que sincronize da RAM no disco de 15 em 15 segundos, mas sem ocupar o disco… é até menor que o ZRAM.

O fsync não impede que seja corrompido alguma coisa, pelo contrário é até mais fácil corromper na compressão com Btrfs.