Extensão do Gnome Shell para os ícones do Dash

Boa tarde.
Vocês saberiam informar se há alguma extensão capaz de manipular os ícones do Dash (essa barra lateral do Gnome - de Favoritos(?!)) deixando os ícones maiores, menores (sem mexer na largura da barra em si), mais próximos uns dos outros; mais afastados uns dos outros, deixar o Dash transparente, translúcido etc.?

A Dash-to-Dock tem essas configurações, é olhar com calma por meio do Gnome-Tweaks ou Gnome-Extensions

1 curtida

Mas Rodrigo a Dash to Dock é uma nova barra, não?! Só queria modificar a barra já existente.

A barra lateral do Gnome é a Dash-to-Dock, acho. Só que ela não seria customizável sem a extensão, sacou?

Na verdade, não é bem isso, no meu entendimento: a dash-to-dock não é “uma nova barra”, tampouco a dash-to-dock é “a barra lateral do Gnome”.

A barra lateral padrão do Gnome Shell é a dash, que só aparece quando você aperta a tecla super ou clica no botão de atividades.

No Ubuntu, por default, vem instalada uma versão customizada da extensão dash-to-dock, que transforma a dash em uma dock. A diferença é que ela está sempre visível e, mesmo que você configure para auto-ocultar a dock, basta trazer o mouse para a lateral esquerda que a dock aparece (não precisa apertar a tecla super).

Uma coisa que eu fiz no meu Ubuntu foi desligar a opção “extend-height” da extensão dash-to-dock. Assim, a dock do Ubuntu fica muito parecida (visualmente) com o dash padrão do Gnome, exceto pela diferença que expliquei acima. Aqui mostra como fazer:

[Quick Tip] Auto Resize the Dock Launcher in Ubuntu 18.04 | UbuntuHandbook.

1 curtida

Além da extensão dash-to-dock (quem já vem instalada por padrão no Ubuntu), outra extensão interessante de se olhar é a extensão dash-to-panel, que dá ao Gnome um visual mais próximo do desktop tradicional, como visto no Windows 10, KDE, Cinnamon (Linux Mint), etc.

Tanto a dash-to-panel quanto a dash-to-dock têm variás opções de configuração, que talvez te atendam, ao menos parcialmente.

1 curtida

Pessoal, mais uma vez muitíssimo obrigado. Deu certo com o Dash-to-dock mesmo. Eu é que pensava que essa Dash era só pra criar uma barra inferior… rsrs… Ficou show demais. _______________
P.S. Só por curiosidade: Fiz isso usando o Gnome do Ubuntu, os mesmos processos, as mesmas extensões dariam certo em qualquer outra distro desde que usando a interface Gnome?

os mesmos processos, as mesmas extensões dariam certo em qualquer outra distro desde que usando a interface Gnome?

Creio que sim.

Você pode, inclusive instalar um Gnome padrãozão (“vanilla”, isto é, sem as customizações do Ubuntu), caso queira testar. Basta instalar o pacote gnome-session no Ubuntu e escolher o GNOME (ou GNOME on Xorg) na hora do login. A primeira opção usa Wayland e a segunda opção usa Xorg.

Aqui tem mais informações:

2 curtidas