Exportar certificado A1 (.cer) para .pfx com opções como no IE/windows

No meu trabalho, tenho o Mint 20.2, com nos equipamentos da minha casa.
Porém, lá precisei importar o certificado A1 de um arquivo “.cer”, depois disso, para atender algumas questões de bancos e sistemas do governo, preciso exportar o arquivo com senha “embutida” no arquivo “.pfx”.
Bem, tentei exportar pelo Firefox no mint, porém, ele não oferece as opções mais “avançadas” que o Internet Explorer oferece, obviamente, não consegui fazer o sistema reconhecer esse arquivo exportado.
Então, para resolver, fui numa máquina com Windows 8.1 e IE 11, importei, exportei conforme orientações do sistema (marcando as opções recomendadas e tudo mais), importei o arquivo no sistema que precisava e ok, tudo funcionou.
Telas para exportar via IE/windows:

certificado_A1_003

Telas para exportar via Firefox/Linux:

A pergunta é… existe alguma ferramenta no linux que exporta com opções como as opções do IE das telas acima?
Ou, teria como executar o IE no linux via wine?

Grato.

1 curtida

Supondo que você conhece a chave privada do certificado, veja se esse comando não atende ao que precisa:

openssl pkcs12 -in certificado.pfx -clcerts -out certificado.pem

2 curtidas

Blz… vai ser por linha de comando mesmo então.

Até pesquisei mais sobre exportar chave via openssl e bastante material.

Vou ler mais alguma coisa e preparar, talvez, um, pequeno script para fazer esse processo.

Uma das referências:
https://sistemaaula.com.br/crm/knowledge-base/article/formatos-de-certificado-e-conversor-online-e-openssl

sds.,
Elvio.

1 curtida