Experiência ruim com o Ubuntu 24.04.2 LTS

Hoje instalei o Ubuntu 24.94.2 LTS.
Na minha opinião, achei pesado, não reconhecia meu teclado brasileiro. Fiquei desolado com a situação. stress, hipertensão, chateação e outras bobiças de um noob em linux. Depois de 1 hora, instalei o Zorin17.3 . E foi só sucesso!

1 curtida

Não uso o ubuntu há décadas.

Acho que o sistema deixou de ser desktop há muito tempo.

Tem tanta coisa desnecessária que acaba poluindo o sistema mesmo na instalação.

1 curtida

Como sou muito noob, em linux, achei interessante testar a distro.
Nossa, como a distro Zorin é realmente boa! Vou comprar a versão pró, pois, gostei muito dela e estarei ajudando o projeto.

2 curtidas

Por essas e outras que ainda mantenho minha workstation no 22.04. Eu tentei atualizar uma vez pro 24.04 e foi só dor de cabeça. Recentemente coloquei o Mint em uma partição separada mas simplesmente não consigo me acostumar com o workflow de outra coisa que não seja o Gnome e no meu hardware as duas que funcionam melhor são o 22.04 e Debian 12. É o famoso em time que tá ganhando não se mexe hehe. Vou usar até não dar mais, não faço questão de pacotes atualizados e sempre tem a opção de snap/flatpak/distrobox, então acho que dá pra ficar tranquilo no 22.04 por um bom tempo, até agora foi a distro que menos deu pau no meu hardware.

Testei poucas vezes o Zorin, gostaria de dar uma chance também pra ver como se comporta no meu hardware.

1 curtida

Provavelmente, pra quem só acessa a internet, assistir vídeos, usar libre Office e imprimir boletos, tira um bom proveito da distro. Ainda não instalei nenhum jogo, mas, só depois que eu estiver apto, eu dou este meu segundo salto dos games!

1 curtida

Pelo pouco tempo que fiquei com o Ubuntu 24.04.2 PRO nunca tive nenhum problema com o sistema, rodou maravilhosamente bem apesar de um pouco pesado em questão fora isso um ótimo sistema, pretendo voltar a usá-lo compartilhando o espaço ao linux mint

1 curtida

Eu tô configurando um notebook pra minha esposa trabalhar e tô pensando seriamente em colocar o Zorin para ela. Atualmente tá no Debian 12 com Gnome + Dash to Panel, funciona muito bem e fica com um layout parecido com do Windows, mas ainda tem bastantes inconveniências pra que não tá acostumado com Linux. Ela cai justamente nesse caso que você citou, acho que seria ideal. Pensei também em algo imutável como Fedora Kinoite ou alguma outra coisa com KDE, que se aproxima mais do que ela tá acostumada. Talvez até o Mint com Cinnamon.

Deixei o Debian 12 pq já estava instalado na máquina, só fiz uns ajustes pra ficar mais amigável, mas o processo de atualização e tals não é tão simples como no Zorin ou essas distros imutáveis, as vezes preciso dar uma olhada quando ela precisa. Queria algo “set and forget”.

2 curtidas

Isso vai muito da sorte, nas minhas máquinas aqui tem distros que funcionam maravilhosamente bem em uma e na outra fica uma ******. Vai realmente da compatibilidade do hardware.

Linux mint, foi a minha porta de entrada pro linux.
Achei bom, mas, achei um pouco “papel” a distro. Provavelmente esteja errado a achar uma distro como a mint, desta forma, principalmente que ela tem um interface muito agradável.

1 curtida

O que você quer dizer com papel? A aparência? Ou instável?

Acho o Mint um pouco feio mas charmoso, me remete aos tempos onde os sistemas operacionais ainda eram legais

1 curtida

Sabe quando você vê na aparência um tanto frágil, achando que vai diluir, se espedaçar ( aparência ) . É isso que senti , quando instalei a distro. Mas questão mesmo, de gosto particular de cores, etc.

1 curtida

Concordo, apesar que minha máquina é um FX8350 e todas as distros que testei funcionaram muito bem, o chato do Ubuntu 24.04.2 é não ter uma customização completa como o anterior 22.04 tirando isso é um ótimo sistema.

O mint 22.1 Xia é baseado no Ubuntu 24.04 então seria mais propenso o mint prropriamente dito, além do sistema ser mais leve que cujo a imagem .iso possui 2.8GB contra 5.9GB do Ubuntu.
Já usei o ZorinOS uma vez além é claro que ele tem uma boa compatibilidade com drivers Nvidia, só que na minha opinião boba é que ele é um pouco beberrão em vram em placas gráficas kkk

Mas o que importa mesmo é a sua felicidade com a distro escolhida assim como sou com a minha.
Boa sorte com o ZorinOS

Eu e minha distro Peppermint te desejamos sucesso com o ZorinOS.

2 curtidas

Não reconheceu o seu teclado ou você não configurou na hora de instalar?

1 curtida

Infelizmente, não houve o reconhecimento do teclado.

2 curtidas

Estou usando o Ubuntu 25.04 com Gnome 48 e tem sido bem mais fluido e leve que o 24.04 LTS. Não tenho do que reclamar, funciona tudo perfeitamente.

2 curtidas

Que coisas desnecessárias que acabam poluindo o sistema?

1 curtida

@Kyuyrii

Serviços, extensões e etc…

Mas as extensões do Ubuntu são bem poucas e todas são úteis…

1 curtida

Como falei , tem muito tempo que não uso

Você sabia que o ZorinOS é uma remasterização do Ubuntu?

Uma remasterização é basicamente o mesmo sistema, só que com algumas coisas retiradas ou adicionadas.

Boa sorte com o ZorinOS, somente estou lhe informando que você continua usando Ubuntu de uma forma ou outra.

2 curtidas