Atualmente uso Pop!_OS 22.04, mas ultimamente tenho cogitado em migrar para o fedora. Para quem já utiliza a distro, como tem sido a experiência?
Salve, @Moises_Corbellari1
A “experiência” varia – conforme o gosto de cada um, o hardware, as preferências, os usos que cada um precisa fazer do PC, o conhecimento, a experiência etc.
Eu tenho várias distros em dualboot / multiboot – de modos que posso reiniciar, escolher outra, e continuar minhas atividades em 2 minutos:
O Fedora é uma das distros que me atendem muito bem – mas não gosto (gosto pessoal!) – talvez, porque é a única distro em que uso Wayland.
Aliás, tenho o Fedora instalado, exatamente para isso: – Para ficar de olho nas “novidades” que o Fedora inventa, o tempo todo.
Mas, quem sabe, você iria gostar? – Tudo depende do seu gosto pessoal, suas preferências, seus usos do PC.
Usando X11 (e sempre com KDE Plasma), eu prefiro o Arch Linux (rolling), o MX Linux (stable), o openSUSE Tumbleweed (rolling), o Mageia, o Debian, e até o Void – e agora voltei a instalar o Kubuntu LTS e o Mint (LTS, com KDE), que também me atendem muito bem, com um KDE Plasma “meio” antigo.
Mas, se você for “iniciante”, ou tiver pouca vivência com Linux, ou preferir alguma coisa “mais simples e confortável”, Kubuntu LTS talvez seja a melhor opção. – Arch, Void, e qualquer distro “rolling release” (softwares sempre mudando para novas versões), talvez lhe deem muito trabalho, canseira, chateação.
Eu uso Debian Testing (rolling release). – Debian Stable é mais “estável” – mas Kubuntu é mais simples e fácil.
Fedora exige upgrade total a cada 6 meses – enquanto Debian (stable), Kubuntu LTS, Mageia, Mint, ficam “estáveis” por 2 anos.
Infelizmente, nunca experimentei Pop!_OS, Zorin – por isso, não posso falar nada – nem contra, nem a favor.
Também não falo nada de outras 300 distros. – Falei só das distros que tenho e uso, há vários anos. – Só minha experiência pessoal.
São essas as dicas que posso oferecer – para você mesmo tentar se situar
Fedora? Ummmm Eu usava Fedora mas mudei para Debian…
Eu uso Fedora já há um bom tempo e para mim, a distro continua ótima como sempre. Apenas faço uma ressalva, é que, ela não é indicada para hardwares antigos, por ela ficar muito na vanguarda do que tem de mais novo no linux, alguns detalhes podem fazer a diferença. Por exemplo, se você tiver uma GPU Nvidia muito antiga, pode não ser muito agradável você utilizar o Fedora, pois ele usa Wayland por padrão, e placas antigas com drivers legados não tem bom suporte ao Wayland. Mas fora esses detalhe de “hardware antigo” é uma ótima distro.
Quando não usei Ubuntu ou Debian, o Fedora sempre me atendeu muito bem. Ele já vem praticamente do jeito que eu gosto, com um GNOME bem “vanilla”, sem muita customização, então quase não preciso configurar nada. É basicamente instalar meus apps, colocar minhas extensões e sair usando.
Se tu procura um sistema assim, bem atualizado e pronto pra usar, pode ir sem medo.
No meu caso, como eu tenho mais familiaridade com sistemas baseados em Debian, acabei optando por ele, mesmo usando flatpaks para a maioria dos meus aplicativos.
Meu caro,
O que roda embaixo do capô, que é a base linux, é exatamente a mesma (sistema de arquivos, terminal, comandos como ls, grep, cd, etc).
O que vai mudar, quando você migrar do PopOS pro Fedora vai ser:
-
Quem te entrega os pacotes, que ao invés de serem entregues pelos repositórios do Ubuntu/Pop/Debian, agora vão ser entregues pelos repositórios do Fedora/Red Hat (e com isso, o formato dos pacotes vão mudar de .deb pra .rpm , e o gerenciador de pacotes vai mudar do apt pro dnf).
-
A interface gráfica, na qual você vai sair do Gnome extremamente customizado do Pop OS (que eu nem lembro se já mudou pro proprietário deles) , pra um Gnome vanilla ou outra interface gráfica de sua escolha.
Nesse caso, sua usabilidade deve ser alterada. Mas aqui o crédito é todo da mudança de interface gráfica, não da mudança de distro em si.
Enfim, considerando que você deve rodar no mesmo hardware quando fizer a transição, você não deve perceber mudança de desempenho, (isso comparando um Cosmic com um Gnome Puro, se for pra um KDE na mudança a história vai ser completamente diferente)
Enfim, a mudança deve ser equivalente a mudar de Água by System76 pra Water by Fedora Red Hat.
Não vai ter muita diferença na prática, só um ou 2 comandos novos pra decorar pra baixar e atualizar pacotes.
Algumas mudanças que você vai perceber:
-
O Pop!_OS baseia-se no “LTS” dos Buntus, por isso só precisa reinstalar ou fazer upgrade de versão de 2 em 2 anos – ao passo que no Fedora isso acontece 2 vezes por ano. – Você terá softwares mais recentes, claro.
-
No Kubuntu, eu nunca tinha problema com codecs, porque ao instalar o Chromium ou o Firefox já vinham junto os codecs necessários. Eu nem sabia o que era codec. – No Fedora, demorei a entender que precisava adicionar um repositório extra, chamado “RPM Fusion”, para conseguir ver e ouvir vídeos no Youtube, por exemplo.
Tem mais algumas coisinhas, que agora não lembro.
Uso o Fedora no trabalho com Infraestrutura e Redes e uso em casa com uso misto de games/web e simplesmente funciona. Configurei pra fazer as snapshots mas nunca precisei, o sistema nunca quebrou. Uso com NVIDIA em ambos os casos.