Faz tempo que não jogo Minecraft, tenho jogado mais as cópias open source dele, como o Minetest e o ClassiCube.
Eu cheguei a fazer um mini sistema operacional em Flash para um trabalho da faculdade aprendi também um pouco da Adobe Flex que nada mais era do que um RIA sobre Flash.
Duvido muito que Java seja descontinuado nem se compara com Flash, tem muito software ERP que usa java devido a escalabilidade, além da maioria das faculdades ensinar java. O que existe é muito software mau feito e que não acompanha as evolução da linguagem.
Não, pelo contrário, eles mudaram a política de atualizações do Java, está chegando mais rápido as novas implementações para os desenvolvedores.
O Java já está na versão 15 e provavelmente você está usando o Java 8 ou 11, uma coisa que precisa deixar claro é que o Java é forte em servidores, é uma linguagem muito robusta para fazer backends, já para desktop é outra conversa.
O Java ainda está no Top 10 de linguagens mais usadas.
Para ver como a coisa anda rápido, java já está na versão 19.
Em LTS, temos a 8, 11 e 17.
Basicamente, muita coisa ainda é escrita com a 8, e quando se adota a 11 já é meio “nova”.
Sobre meu post anterior, uma correção. Boa parte das API’s rest roda em Java, e é algo realmente fantástico. Go também é uma linguagem ótima e vem crescendo em back-end, creio que as duas vão disputar desenvolvimento back-end nos próximos anos, com Python seguindo perto, especialmente onde dados for algo mais importante.
Java tem e terá uma vida muito longa.
Na informática esse tipo de acusação é comum, Javascript, PHP, Java, etc… Java é um produto muito usado, isso não vai mudar nos próximos anos, basta ver o survey do stackoverflow desse ano:
O Java ainda tem muitas aplicações e muita estrada pela frente… Considero que o contexto é totalmente diferente do Flash.
Eu tenho uma máquina virtual com Linux Mint só porque não quero instalar o Warsaw no meu sistema (KDE Neon). Só uso essa VM para acessar o banco.
O Warsaw é um saco mesmo.
Minecraft é um jogo universalmente amado. Comecei a jogar no lançamento, enquanto ainda estava na escola, e continuo até hoje, anos após graduado, rs.
Exatamente! Eu alugo um servidor dedicado para jogar com alguns amigos próximos e ninguém usa a versão C++. Existe todo um mundo de modificações que só funcionam na versão Java, e isso ainda deve perdurar.
Eu rodo o Minecraft Java Edition aqui no meu KDE Neon e funciona liso.