O Flash foi descontinuado por ser considerado inseguro e obsoleto, as mesmas acusações tradicionalmente recaem também sobre o Java, há algum plano no sentido de descontinuá-lo?
O Java já tomou paulada mundial na época, senão me engano antes ou foi depois da Oracle adquirir a Sun? Preciso pesquisar mais… Então pode sim estar na mira de ir para o Museu Histórico da Informática.
Edited: correção da palavra Informática Edited/
Pois é, a era de ouro do Java já passou, ele era muito utilizado em smartphones e no mundo corporativo. Acho que só sobrevive ainda por causa do setor bancário e de algumas aplicações de grandes empresas.
Não sei o por que que o Banco do Brasil, Itaú insistem nesta tecnologia “antiga” peço perdão aos fãs de Java e a Oracle também… Mas caramba , instalar o Warsaw no meu Arch, jamais! Terrível… Quando esses Bancos vão aprender? Olha o Santander, Inter, Nubank, exemplos!
Acho que a situação do Java é bem diferente.
TL;DR: tem que ver o contexto, Java é bem mais amplo que o Flash era, e há mais interesse em modernizá-lo do que abandoná-lo, ao menos por enquanto.
O Flash nasceu para tornar os conteúdos de internet mais interativos, e essa (junto com os CD-ROMs multimídia) foi sua principal aplicação. Já o Java é uma linguagem de programação de propósito geral (o diferencial seria a JVM, que torna um programa Java idealmente independente da arquitetura do hardware), e uma das suas aplicações eram applets Web que rivalizavam com Flash.
Os dois foram criticados como inseguros por causa da sua aplicação na rede, tanto Java (os applets Web) quanto Flash eram código vindo da internet (nem sempre confiável) que rodavam como um programa qualquer, cabendo a uma “sandbox” (nem sempre com bons padrões de segurança, especialmente no começo) segurar os programas.
Ambos foram expurgados da Internet pelos dispositivos móveis, que praticamente exigiram que os sites passassem os aplicativos de Flash para o trio HTML, CSS e JS.
Para o Flash, sobrou os CD-ROMs (no qual era líder, mas sabemos o que aconteceu com os CD-ROMs) e os jogos (contra o qual tinha concorrência de peso). Descontinuar o Flash depois dele ter sido derrotado nas duas aplicações na qual ele era o “rei”, ainda mais quando a Adobe tem um bocado de outros produtos muito mais lucrativos e que não dependiam do Flash, fazia sentido.
Já o Java, mesmo sem o plugin de browser, continuou sendo uma opção sólida para servidores e para aplicativos multiplataforma (e para o Minecraft). A Oracle (principal investidora do Java) também mantém vários serviços dela nessa linguagem de programação, e provavelmente não tem interesse em descontinuá-la (pelo contrário, tenta modernizá-la para que os serviços fiquem capazes de concorrer). Mesmo se a linguagem Java fosse descontinuada amanhã, várias outras linguagens de programação também usam a JVM, que foi a principal inovação popularizada pelo Java. Há implementações dela de código aberto que receberiam atenção de empresas e da comunidade.
Fora que, desconsiderando o plugin Web, o Java é tão seguro quanto qualquer linguagem de programação.
java -jar Herança-do-príncipe-nigeriano.jar
apt install ./Herança-do-príncipe-nigeriano.deb
Herança-do-príncipe-nigeriano.exe
são igualmente confiáveis.
Realmente o Minecraft deve ser mais um ponto para manter o Java vivo, tanta criança (e alguns adultos) curtem e ganham dinheiro com esse jogo.
E o Java Edition já chegou em um ponto onde seria difícil migrar para outra linguagem. O Bedrock Edition (cross-platform) usa C++ (salve engano), e a gameplay é sim alterada. Vários aspectos marcantes do Java Edition não estão presentes no Bedrock.
O Minercraft, não sabia que ele é Java; Então neste caso o “Java morrer e a Microsoft falir” é a mesma coisa.
Eu sabia, mas, havia me esquecido completamente. Então tão cedo não irá morrer, é só olhar no Twitch Tv e YouTube.
Minecraft usa Java mas a graça do Minecraft Java Edition está quase toda nos mods. Claro que dá para colocar mods no Bedrock Edition mas modloaders como Forge, o antigo Liteloader e Fabric tornam tudo isso muito mais prático para o lado do programador. Os programadores de mods só foram sofrer quando o Forge passou para o 1.13, que é quando foi reescrito por completo e vários criadores de mods tiveram problemas para migrar. Muitos deles nunca sairam do 1.12, outros mais bacanas ainda nem deixaram o 1.7 e bem poucos nem sairam do 1.2.
Eu só me preocupo um pouco com a parte do Minecraft funcionar bem só com o Java 8. Em minha experiência, os mais recentes dão crashes no jogo, mesmo sem mods.
Esse título Bedrock Edition só me lembra dos Flintstones, rsrsrsrs.
TL;DR: Sim e não, todas as tecnológicas, não importa o quão marcantes são, vão morrer um dia, mas java vai continuar firme e forte pelo menos pela próxima década.
Primeiro, Java é tanto uma linguagem de programação e um ambiente de execução de código compilado. Ou seja, você escreve em Java, compila para .jar
, e executa esse .jar
na JVM.
Logo, o que significa dizer que Java vai ser descontinuado? É a JVM, a linguagem?
Sobre as acusações de ser obsoleto: Java não está parado no tempo não, tanto a JVM e a linguagem estão evoluindo e adicionando novas features das linguagens consideradas modernas, mas isso é para as novas versões do Java, tem muito projeto ainda nas versões antigas, e muitos novos que ainda utilizam Java 8, enquanto Java 11 é melhor e mais moderno. Então, vai do time de desenvolvimento utilizar a última versão LTS.
Sobre a acusação de ser inseguro: Java, bem mantido e atualizado, é seguro, mas tem muito usuário que não atualiza a JVM quando necessitado, o que aumenta a insegurança do sistema.
Fora isso, existe várias outras linguagens que, como a linguagem, são compiladas e rodadas na JVM, sendo as mais usadas: Kotlin, Scala e Groovy. E essas linguagens são consideradas modernas. Eu programei em Java(8 e 11), Kotlin e Scala, são linguagens modernas e avançam constantemente.
Finalizando: Java não é uma única coisa, mas sim um conjunto formado pela JVM e linguagem, ambos estão cada vez mais modernos. E a JVM é utilizada não só pela linguagem Java, e sim por várias outras linguagens, cada vez mais populares.
Creio que a era de ouro do Java foi quando ainda se pensava em desenvolvimento desktop, em que ele era o caminho mais fácil para interoperabilidade entre sistemas.
Como o paradigma atual é de aplicações web, existe coisa bem mais interessante e parruda. Java Web é legal para fazer alguma coisa diferente e robusta, mas tem tecnologias (linguagens, frameworks etc) que fazem o mesmo de maneira mais leve, simples e performática.
De toda a forma, entendo que não dá nem para colocar Java e Flash no mesmo barco. Uma coisa era uma gambiarra que nunca teve o investimento devido e que por ser um editor WYSIWYG teve uma popularidade enorme, e mesmo assim nunca teve o devido cuidado. Java, por sua vez, é algo “sério”, pensado em trabalho, que tem evoluído continuadamente.
O risco de não atualizar do usuário é o mesmo de qualquer outro software.
Vocês estão misturando as coisas.
O Java na qual você estão falando são dos applets de navegador para execução de código Java. Bom, esses já estão condenados tem tempo, não sei se tem um prazo para eles sumirem, mas ele caiu em desuso porque não é mais necessário. Era de um tempo onde o Javascript não era tão robusto. Hoje em dia não só o Javascript roda muito bem, como o Java agora pode ser executado de forma mais moderna usando frameworks como o Spring e também via WebAssembly.
Java continua sendo atualizado, é moderno, é usado em basicamente em todas as top 500 empresas do mundo, é usado no Android, é muito usado também em Machine Learning e IA, com muito mais performance que um Python da vida.
No geral, sempre que se precisa de aplicações em larga escala e com performance, Java é a linguagem escolhida.
Quando o Twitter surgiu, eles usaram o Ruby para desenvolver seu sistema. Quando ele cresceu, somente o Java ofereceu performance e escalabilidade que eles precisavam.
Enfim, Java tem uma vida longa e digo a vocês, se quiserem ter uma boa carreira na área de TI, aprendam Java que não vão se arrepender.
Já estão querendo abandonar a versão java, há algum tempo já anunciaram a versão Bedrock para MacOS, que anteriormente só tinha a versão Java, e algo similar vai acontecer no Linux.
tenso é a comunidade de mods que é uma das principais que fez o jogo viver até hoje…
tem essa parte tambem, acho que a Microsoft tá querendo empurrar todo mundo pra versão Bedrock pra o povo ficar na escassez de mods e comprar aquelas modificações prontas que eles vendem.
As modificações deles nem chegam perto das dos moders kk… E além de mods pro bedrock serem piores tb ou talvez eu diria que é mais restritivo.