Existem marcas de celular que eu deveria evitar?

Quando o assunto é notebooks, eu aprendi que devemos passar longe de notebooks Positivo e CCE (não sei se a qualidade dessas marcas melhorou hoje em dia).

Mas e quanto a smartphones?

Pretendo comprar um celular novo, mas tenho receio de comprar um que pareça muito bom (baixo preço e configuração boa) e eu venha a quebrar a cara depois (“o barato que sai caro”). Uma marca que sei não ter erro é a Samsung, mas vejo muita gente elogiando a Xiaomi também.

Existe esse problema no mundo dos smartphones ou todos têm boa qualidade? Quando falo “qualidade”, é mais no sentido que o celular não apresente defeito rapidamente, não no sentido das especificações.

3 curtidas

Continua valendo pra celular tbm, não tenho experiencia, mas pelos preços deles, são muito básicos e devem rodar o whats e só

Eu não recomendo um samsung barato, um intermediario vai bem, mas creio eu q tirando marca desconhecida, as marcas conhecidas são boas, o que se pode ver é as especificações mesmo, eu sempre recomendo q tenha um processador Snapdragon, existem um mediatek seila oq q não são muito bons, e no minimo 3 de ram

Eu tenho um xiaomi, meu segundo, troquei pq o meu antigo molhou, e recomendo muito pelo preço e pela atualizações que tem, o meu antigo é um redmi 4x, ele vai receber att pra MIUI 12, sendo q ele foi lançado a quase 5 anos atras, ela não abandona os aparelhos como muitas marcas ai

Marcas desconhecidas, novas ou muito genéricas de um modo geral sempre devem ser vistas com desconfiança, você até pode comprá-las porque às vezes temos gratas surpresas, mas, primeiro tem pesquisar e ter atenção às experiências de outros usuários ou proprietários.
De forma similar, mas, por motivos diferentes, o mesmo vale para marcas que mesmo de excelente qualidade não tenham suporte ou sejam incomuns no Brasil, porque conseguir peças ou mão-de-obra especializada pode ser um parto em certos casos.

Procure por marcas mais conhecidas e de preferencia que tenha assistência aqui no Brasil por exemplo Asus, Samsung, Lenovo, (são as que tenho experiencia). Evite Positivo, Tp-Link, Hauwei, suporte deles vc chora.

1 curtida

Essa é uma pergunta séria: quais são as marcas conhecidas e confiáveis (até porque Positivo é conhecida, mas não confiável…)? É que todo mundo da minha família basicamente só usa Samsung (não, não somos fanboys da Samsung ou algo do gênero :sweat_smile:) e agora alguns membros passaram a usar Xiaomi. Eu sou muito desatualizado quando o assunto é celular.

O colega @tiagoquintino já citou Asus, Samsung e Lenovo. Vocês tem mais alguma sugestão?

O que vocês acham da Multilaser e Motorola?

Obrigado pela dica! Eu já havia colocado na cabeça que o mínimo de RAM do meu celular deveria ser 2GB, mas farei um esforço para conseguir um de 3 ou 4GB de RAM. Vou ver o que acho que esteja na casa dos R$1000~R$1200 (esses tempos de alta do dólar não estão ajudando…), espero que este tópico tenha mais respostas.

Se não tem urgência, recomendo esperar mais um pouco

Estamos talvez entrando na pós-pandemia…
Temos que esperar para ver.
Tenho que comprar um impressora, mas o preço disparou…
Impressoras que antes eram de 200 reais, agora estão quase 500 reais…

800 foram para 1100…

2 curtidas

Motorola é bom, já tive e recomendo até, agora multilaser, é aquela coisa né, nada é dela, ela so compra e bota o nome dele, ai eu não confio, mas acho q lançaram um celular até q razoável esses tempos

Pelo oq eu vi em alguns celulares, o uso normal de ram é 1.3, a 1.5gb, sem quase nada aberto, se vc tem 2gb fica uns 500 mb pra ti, agora com 3 ja fica mais de 1gb livre, claro q 4gb seria melhor, mas 3gb da pro gasto

1 curtida

Só reforçando, Fuja, mas fuja para bem longe de celulares com 2GB de RAM a não ser que vc seja uma pessoa muito calma :rofl: :rofl: o mínimo seria 3GB ideal 4Gb como falaram, processador não precisa ser os mais tops até porque a maioria deles mesmo que básicos são Octa Core seja Snapdragon, MediaTek ou Exynos e possuem uma boa performance para uso moderado ou além disso (a não ser que vc goste de jogar, terá que procurar por algo mais forte)

O que vocês acham da Multilaser e Motorola?

Com base nos tablets da Multilaser eu não recomendaria, android antigo e hardware bem capado.

Eu recomendo vc dar uma olhada no site Tudo Celular, vc pode comparar os modelos e ver as especificações deles.

1 curtida

Se você pretende utilizar uma rom alternativa, eu evitaria os Samsung mais novos. Normalmente os Motorola, a linha nexus, e os oneplus parecem mais amigáveis a este tipo de coisa. Eu pelo menos penei no meu A5 2017 pra tentar botar lineage, e quando consegui o modem deixou de funcionar. Se for pra trocar a ROM, vale a pena olhar o suporte da ROM ao telefone que você está interessado.

1 curtida

Vamos lá, esqueça marca, foque nas features, equilibre preços, você verá claramente as marcas que são picaretagem

A dica que eu dou é o processador precisa necessariamente ser 64 bits

1 curtida

O problema é analisar hardware. A única coisa que sei olhar de fato é a quantidade de memória RAM e espaço interno. Quanto a processadores, sou meio noob nisso, mesmo no contexto de notebooks olho mais se é i3 ou i5 e qual geração (é claro que se, por exemplo, tiverem dois processadores i3, aí eu olhos quantos GHz e memória cache cada um tem pra comparar).

Obrigado, mais uma coisa pra ter em mente. Eu imaginava que, a esta altura, todos já seriam 64bit. O problema é que geralmente não falam se o processador é de 32 ou 64bit, só falam quantos núcleos tem…

Olá @rasolar tudo beleza?

Essa pergunta é tão complicada quanto perguntar qual Linux é melhor para isso ou para aquilo. Como entusiasta de android eu já tive várias marcas: Samsung, Motorola, Sony e agora estou com um Xiaomi.

No geral, se você ficar nas linhas de produto de médio para top, não terá problemas em praticamente nenhuma marca. Nas linhas baratas, atualmente me parece que a Samsung e a Xiaomi levam ligeira vantagem em custo benefício.

Apesar de nunca ter comprado aparelhos de marcas como Positivo, CCE, Asus, entre outras meio obscuras, já ajudei diversas pessoas com esses aparelhos e realmente não recomendo nenhum.

Um bom lugar para obter informações de qualidade sobre smartphones é o fórum do XDA e o site GSMArena.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Não sei se foi esta a sua intenção ao escrever o texto, mas colocar a Asus em um patamar semelhante a empresas - conhecidamente problemáticas - como Positivo e CCE me parece inapropriado.

3 curtidas

O “patamar” que eu estabeleci foi das marcas que eu nunca comprei um aparelho para meu uso pessoal. :wink:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Multilaser eu não sei, mas Motorola é a versão mais cara dos Smartphones intermediários da Lenovo , como as pessoas compram a marca muitos nem pensam nesse detalhezinho, quando adquiri meu lenovo vibe k5 em 2016 por 899 ele tinha “quase todos recursos” de um Sony xperia M4 com exceção do NFC, o sony custava 1500.

1 curtida

Eu evitaria CCE, Positivo, Multilaser (e talvez a Huawei, mas porque essa eu não conheço muito para falar sobre ela).

Iria de Samsung, Motorola, Xiaomi. Escolha um com uma configuração intermediária para cima. Celulares muito baratos com um hardware muito simples não compensa.

Ano passado meu Moto X 1 morreu depois seis anos praticamente sem problema nenhum. Quando fui comprar um novo queria pegar um Xiaomi, mas aqui na minha cidade não tinha e não dava tempo de comprar pela internet, então comprei um Samsung mesmo. Fiquei com medo porque muita gente usa essa marca aqui e vivem reclamando que o celular não presta. Só sei que eu estou com o celular há um ano e não tive nenhum problema nem com hardware, nem com software. Minha conclusão depois de observar usuários de Samsung, Motorola e Xiaomi é que geralmente eles funcionam mal quando as pessoas não sabem utilizá-los, independente da marca.

5 curtidas

Eu também estranhei essa colocação…

1 curtida