Existem algum gerenciador de dispositivo semelhante ao que existe no windows

Olá comunidade, eu sou usuário de windows e estou migrando aos poucos para o linux, no windows existem um gerenciador de dispositivo que mostra quais dispositivos estão instalados, quais estão com problemas e quais não possuem nenhum drive instalado. No linux existe essa possibilidade? Como saberei se a placa de vídeo por exemplo não está instalado ou está com algum problema? obrigado

0 Likes

Que eu saiba não existe nada do gênero, até porque os drivers fazem parte do kernel, então salvo algumas raras exceções, normalmente não se instala drivers no Linux. As exceções mais comuns são placas de vídeo da Nvidia e alguns chipsets wireless da Broadcom.

1 Like

Qual distro tu ta usando?
Quanto a placa de vídeo, pra ela não funcionar só se estiver com defeito, caso contrário vai sempre funcionar.
Quanto a instalar o melhor driver para melhor desempenho, Se tu usa AMD ou Intel é só instalar o Mesa Driver seguindo esse tutorial:

Se tu usa placa NVIDIA:

Se tu usa distros como Ubuntu ou Linux Mint, elas tem um gerenciador de drivers que instala o melhor driver pra ti com uns 2 ou 3 cliques no máximo.

Ou seja, no linux tu não precisa de um gerenciador de dispositivos.

1 Like

Caso necessário informe mais detalhes como qual o modelo da tua placa de vídeo (ou quaisquer dispositivos que não estejam funcionando por falta de drivers), e diga qual distro tu ta usando que fica mais fácil para podermos te ajudar. Quanto mais informação sempre melhor.

1 Like

Sim, existe

Listar todos os hardwares

sudo lshw

Utilitário para listar os barramentos PCI e dispositivos conectados

sudo lspci

com o lspci você consegue ter detalhes dos dispositivos

-k você consegue ver detalhes do kernel drive
-v você ver mais informações detalhadas do dispositivo

Exemplo de saída

root@bruno-inspiron-linux:/home/bruno# lspci
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 620 (rev 02)

lspci -s 00:02.0 -v
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 620 (rev 02) (prog-if 00 [VGA controller])
Subsystem: Dell HD Graphics 620
Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 127
Memory at d0000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=16M]
Memory at c0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
I/O ports at f000 [size=64]
[virtual] Expansion ROM at 000c0000 [disabled] [size=128K]
Capabilities: [40] Vendor Specific Information: Len=0c <?>
Capabilities: [70] Express Root Complex Integrated Endpoint, MSI 00
Capabilities: [ac] MSI: Enable+ Count=1/1 Maskable- 64bit-
Capabilities: [d0] Power Management version 2
Capabilities: [100] Process Address Space ID (PASID)
Capabilities: [200] Address Translation Service (ATS)
Capabilities: [300] Page Request Interface (PRI)
Kernel driver in use: i915
Kernel modules: i915

Recomendo sempre utilizar o man + comando (ou info + comando), para checar todas as possibilidades e estudar mais sobre eles.

Abraços.

3 Likes

Boa noite, obrigado pela ajuda, eu estou usando o elementary os 5.0 juno 64bits, mas também uso o ubunto

0 Likes

Boa noite muito obrigado, ajudou bastante, essa linha que comando que vc passou mostra tudo e mais um pouco, mas por a caso teria algum programa que transforma-se esses dados em algo mais gráfico, parecido no que o windows tem? obrigado

0 Likes

> "sudo apt install hardinfo"

Depois é só encontrar ele no menu de aplicativos. Só pesquisar “hardinfo”.

1 Like