Existe vida fora do gnome e o KDE/Plasma é uma prova disso, no entanto as ferramentas escritas em gtk conseguem ser melhores, mais populares e existirem em maior número que as escritas em qt, pelo menos na minha opinião. Vcs concordam?
Não diria isto, tendo o fato de que ferramentas como o Kdenlive, atualmente talvez sendo o “melhor” editor de vídeo, open-source utilize QT como Framework, alem de outras ferramentas como Flameshot, Clementine Music Player, Olive - Professional Open-Source Video Editor, LibreCAD - Free Open Source 2D CAD entre outros…
Segue lista de aplicações utilizando QT → Qt (software) - Wikipedia
Vou dar uma olhada depois
Estou satisfeito com todos os aplicativos que usam Qt.
A questão, para mim, não é o GTK ser “melhor”. – A questão é que vários aplicativos só existem em GTK – mas funcionam muito bem no KDE.
Na verdade eu discordo complenentamente, fora GIMP e Inkscape o universo Qt trás inúmeras ferramentas a mais, apenas Apps diretamente abraçados pelo KDE superam o GNOME Circle e a loja de Apps do elementaryOS juntas, possivelmente superam os core apps dos dois projetos somados também somente os apps abraçados, existem inúmeros apps Qt que ficam fora dessa conta, inclusive com outros ecossistemas Qt inteiros
Olá
Não, aliás, as opções em Qt acho que são melhores! Por exemplo os software que uso de torrent e reprodução, prefiro mil vezes o qBittorent do que Transmission, Deluge e outros, e ninguém se compara ao VLC, nem Totem, Celluloid, Parole, etc.
Se existe vida fora do GTK? Com certeza para o que eu uso e até prefiro.
Agora, quando estava usando o KDE Plasma procurei ter apps em Qt sempre que podia para combinar com o visual, quando migrei para o XFCE busquei usar apps em GTK sempre que podia pelo mesmo motivo, só que eu não consegui me adaptar com a opções que citei acima de torrent e reprodução e por isso voltei aos em Qt.
Para o visual ficar igual eu uso o tema Arc na variante escura para GTK, nisso configurei o qt5ct e qt6ct para usarem o estilo do Kvantum, e no Kvantum usar o tema Arc, daí apps GTK e Qt tem a mesma aparência.
De fato GTK é uma das tecnologias “inevitáveis” do Linux de desktop (e os browsers e as interfaces gráficas “de referência” para projetos originados no Linux como Flatpak costumam ser exclusivamente em GTK), mas esse post subestima bastante o Qt.
Os aplicativos GTK costumam ser nichados ao Linux, enquanto o Qt alimenta a maior parte dos projetos multiplataforma e há vários exemplos disso nesse tópico. E como o tópico original fala em “melhor/pior”, na minha experiência as opções Qt para uma mesma tarefa costumam ser mais versáteis e a mais neutras quanto ao ambiente (ouso até dizer que é por isso que não há tantas delas).