Pessoal estou com problemas no Ubuntu, ele da erro na hora de buscar atualizações, não instalar programas clicando, o Wine também não funciona clicando no software a ser instalado.
Quero saber se tem como restaurar o sistema sem que eu precise formatar, ou qualquer outra ferramenta de conserto, preciso resolver esses bugs
Se você usar o partclone (Clonezilla) no sistema recente instalado em caso de problemas no futuro tem como restaurar sim. Salva a imagem fora do HD/SSD.
Acho que tem o parclone no repositório do Ubuntu.
da erro na hora de buscar atualizações, não instalar programas clicando
o Wine também não funciona clicando no software a ser instalado.
O Ubuntu é versão recente?
Falta de chave?
Já verificou o repositório se tem algo fora do padrão?
Qual o erro?
Wine não é 100% virtualização pode ajudar.
É sim a versão mais recente, o erro é que os soft não são executados, dá dois clicks é o mesmo que nada.
Parclone? esse eu não conhecia, então não, eu não uso, vou dá uma estudada, da próxima formatação vou ativar, tem como usar esse Parclone depois de usar o sistema?
Tem print da tela?
HD cheio gera erro para abrir programa.
No caso do partclone o processo é manual. Sugiro estuda os comandos para o caso de problema com o interface gráfica (Rescuezilla/clonezilla) que usa o partclone para resolver manualmente o problema.
man partclone.restore
man partclone.ext4
Tem um tal de Timeshift que o pessoal usa para criar ponto de restauração do sistema. Acho que só funciona em sistema de arquivo btrfs.
chamar o programa no terminal aparece erro?
Não, ele instala normal, pelos comandos que peguei na internet, o problema é só pela interface