Existe um conversor de video/audio/imagem para linux?

Eu procurei bastante sobre coversor de imagem para linux, mas, parece que a maioria é focado em video/audio, alguem conhece um que seja completo como o format factory? Caso não exista vocês conhecem alguma alternativa especifica para redimencionar e formatar imagens? :slight_smile:

1 curtida

Olá @yet1dev :wave:t2:

Tem o ffmpeg que é CLI “linha de comandos” então tem um GUI “visual gráfico” chamado WinFF tenta ele. Não é tão completo como o Format Factory mas é muito bom.

:pray:t2:

1 curtida

Rapaz, a sugestão é boa, mas, parece que ele so converte audio e video, testando aqui não estou vendo as opções de jpeg nem png :confused:

1 curtida

Ele não é tão completo mesmo… Foi o único que cheguei a usar do Linux… Mas deve sim ter uns mais completos e melhores que consigam fazer estes detalhes… Vamos aguardar mais sugestões e também enquanto isso irei tentando pesquisar outros melhores que o WinFF. O próprio ffmpeg é poderoso mas é por comandos no terminal.

1 curtida

Eu estava assistindo uns vídeos do Dionatan: Tem este Curlew no Showcase #4 apartir de 1:11

parece ser bom.

1 curtida

o imagemagick pra imagem e o ffmpeg pra áudio, vídeo e gif

4 curtidas

testei tambem, não formata o principal que é imagem :confused:

1 curtida

São otimos porém ambos além de serem especificos não possuem interface grafica, to achando que não tem algo como format factory no linux :thinking: por algum motivo as alternativas focam audio/video ou somente imagem, nem em linha de comando parece existir alguma q trabalhe com os 3 simuntaneamente :thinking:

1 curtida

Os três acho que não tem… para conversão, de vídeos há o Handbrake, o Transmaggedon e o WinFF, para áudios o SoundConverter e para imagens, tem o Curtail (encolhe imagens) e Gimp ou Krita, abro e reexporto mesmo (ainda não achei nada mais prático ainda)

4 curtidas

Se quiser um semelhante ao Paint para cortar e redimensionar imagens tem o Kolourpaint.

2 curtidas

Não sei se é isto que procura…

Existe o ImageMagick, que tanto pode ser usado por comando (mogrify), como pode ser integrado no menu de contexto do Dolphin (e do Konqueror).

Exemplo de comando para converter todos os PNG em JPG:

mogrify -format jpg *.png

A quantidade de ações possíveis é descomunal ─ converter formatos, redimensionar, converter em sépia, girar… ─ Para não me perder, desabilito a maioria desses serviços no Dolphin, de modo que o menu de contexto se mantenha em tamanho razoável.

Quanto aos vídeos, o ffmpeg oferece inúmeras possibilidades. Veja o manual:

$ man ffmpeg

3 curtidas

Para imagens, acho o imagemagick muito bom:

2 curtidas

Muito obg a todos, eu vou usar pelo navegador de arquivos pq creio q seja mais simples :slight_smile:

1 curtida

Minha experiência se limita ao Dolphin / KDE.

Precisa instalar mais alguns plugins, que no momento não lembro exatamente.

Em algumas distros, preciso instalar kim4, e há uma distro que oferece kim5. Em outras, ainda não descobri o que falta.

1 curtida

Tem o Xnview

Mas acredito que o programa que você realmente deseja instalar é o Converseen:

2 curtidas

Fiz uns testes aqui:

  • openSUSE - Não tem mais Kim4 no repositório. Tive de usar “Download New Services” para instalar “ReImage”, de Giuseppe Benigno. Escolhi a versão em tar.gz. Abre-se um terminal pedindo a senha de administrador. Adicionou as “Ações” ao menu de contexto do Dolphin.

  • Arch Linux - Ainda mantém Kim4 no repositório, e eu já tinha instalado. Já tinha adicionado as “Ações” ao menu de contexto do Dolphin.

  • Debian testing, Fedora, KDE Neon - Não existe mais o Kim4. O Synaptic facilita combinar pesquisa (Search) e Filtro rápido (Quick filter), mas nenhuma das combinações apontou nada de útil para este caso. ─ Não adiantou eu baixar e instalar ReImage. ─ No Debian e no KDE Neon, tentei apenas a versão “deb”… Talvez deva tentar tar.gz. ─ No Fedora eu já tinha tentado a versão tar.gz sem sucesso. ─ Deixei para pesquisar mais tarde, quando puder.

  • PCLinuxOS - É a distro que oferece Kim5. Bastou instalar pelo Synaptic para adicionar “Ações” ao menu de contexto do Dolphin.

  • MX Linux - Já veio tudo instalado “de fábrica” e funcionando! ─ ImageMagick, kde-servicemenu-kim4, além de kde-servicemenu-rootactions etc.

  • Mageia 8 (beta), Mint, Void, Slackware - Apenas constatei que o Dolphin está sem essas “Ações”, mas não tentei adicioná-las.

Essa é uma das vantagens de ter várias distros em dualboot… Não existe urgência desvairada. ─ Se eu precisar, basta reiniciar e escolher outra.

Kim4 era do KDE 4, e durante algum tempo sobreviveu no KDE 5, mas acabou sendo eliminado. ─ Desapareceu das distros que têm KDE mais atual, mas o Arch manteve.

Já encontrei inúmeras funcionalidades do antigo KDE 4 que desapareceram na transição para o KDE 5. Algumas acabaram sendo refeitas, mais cedo ou mais tarde. O Kim4 só desapareceu bem depois, há poucos anos. ─ Esse é um motivo para pensar 2 vezes, quando o Synaptic coloca um pacote em “Obsoletos”. Significa apenas que foi retirado dos repositórios. Se preciso dele, e se continua funcionando, evito desinstalar. Desse modo, no Debian testing mantive vários pacotes durante anos. Infelizmente, no novo PC optei por uma instalação nova, e fiquei sem alguns pacotes antigos, que eram muito úteis.

O PCLinuxOS criou o Kim5, há pouco mais de1 ano.

O MX Linux tem por base o Debian stable, ainda com um KDE 5 mais antigo, mas seu kde-servicemenu-kim4 parece ser da distro, e não mera sobrevivência do KDE antigo.

A sensação é de que distros “menores” tomam a iniciativa, e só muito tempo depois as distros “maiores” acabam fazendo também.

Enfim, existem tutoriais mostrando como personalizar o menu de contexto do Dolphin, inserindo serviços adicionais, mas ainda não me sinto disposto a tentar.

1 curtida

Olha, eu achei o Ciano, pode ser o que vc andava procurando… é bem parecido com a proposta do Format Factory

3 curtidas

muito obg pelas novas sugestões, @Rodrigo_Chile e @frc_kde, irei testar assim que eu tiver um computador funcionando porque infelizmente o que eu usava quebrou :confused:

3 curtidas

Espero que consiga outro o quanto antes.

Só para espairecer (afinal, rir é fundamental, para aliviar o stress)… Quando comecei a usar meu primeiro computador, em 1986, volta e meia me dava vontade de pegar um martelo e quebrar tudo. :scream:

Minha expectativa era muito maior do que o pobre Apple II plus podia atender. :grinning:

4 curtidas