Existe para Linux visualizador de imagem LIVRE que seja próximo ao IrfanView no que diz respeito a funcionalidades?

O IrfanView é um visualizador de imagens que existe há muito tempo, parece que é desde a época do Windows 95 e o pessoal o usava muito porque o Windows daquela época não vinha com um visualizador de imagens próprio.

Embora seja um programa antigo, só fui conhecê-lo há pouco tempo quando instalei o Windows 98 (ou 95, não lembro) numa máquina virtual e precisei dele, mas também precisei dele com a nova versão do Windows, porque tive que usar o Windows 10 e o visualizador de imagens deste é pesado demais (!!!), não sei o que os desenvolvedores da Microsoft tinham na cabeça quando o produziram.

Bom, acontece que esse danadinho é muuuuuuito bom (desde que esteja com seus plugins instalados). É leve e dá para fazer muita coisa com ele, embora eu use mais só uma funcionalidade dele que eu acho fenomenal. Ele identifica se a extensão do arquivo corresponde com o formato da imagem e me pergunta se eu quero corrigir essa relação se ela não estiver correta. Acontece muito de eu baixar uma imagem com a extensão .jpg, mas ela estar no formato .webp, se eu mantenho uma imagem de formato webp com a extensão .jpg, não poderei ver a thumbnail dessa imagem. É claro que posso simplesmente renomear a imagem manualmente (terei sempre que assumir que aquela imagem não é jpg, mas webp em vez de png ou bmp), mas gosto que o meu visualizador faça isso por mim.

Embora o IrfanView rode muito bem via Wine, eu adoraria uma alternativa nativa e livre (isto é, nada de software proprietário). Existe alguma que pelo menos chegue perto?

1 curtida

Não conheco mas seria ótimo, também gosto do Irfan. Tem esse link com alternativas. É dar uma lida e experimentar…

http://alternativapara.com.br/irfanview

Dando uma lida…vou testar esse ImageGlass e nomacs…

1 curtida

até cheguei a testar algumas das alternativas acima mas são só mais ou menos.
acho que uso esse IrfanView desde que nasci… e não achei nada parecido no Linux ainda!

vou ficar em alerta com esse tópico.

o IrfanView foi o único que usei depois que me apresentaram pois é simplesmente fantástico e superleve.
usava pra digitalizar, renomear e/ou redimensionar (até em lote!) e aplicar uns filtros simples.