Existe openSUSE minimal?

Instalei aqui numa máquina virtual o openSUSE( quis conhecer o Leap primeiro). A primera impressão não foi boa: existe um monte de aplicativo que eu não tenho a mínima ideia para que sirva.

Eu fico imaginando que o Tumbleweed também deve ser assim…

Existe alguma forma de instalar com o mínimo necessário?

se você prosseguir com a genérica, ele instala o iceWM praticamente pelado. Daí pode colocar outros DEs que não têm direto no instalador, como pantheon, budgie, etc

1 curtida

Não. Não existe uma ISO minimal, como o Ubuntu, por exemplo.

Tu pode selecionar o que quer ou não durante a instalação…

Só clicar em “Software” e selecionar o que tu quer ou não quer.

Se quiser ser mais específico ainda, seleciona a opção “details” e tu pode fazer a festa :slight_smile:

2 curtidas

@ewertonurias

existe a network image.

Tanto faz ele instalar usando a ISO de 4 GB ou Instalação de Rede, pois a única diferença pro Instalação de Rede é que não vem com os ambientes desktops incluso na ISO, será feito o download do ambiente que o usuário escolher.

Para ter uma instalação mínima de pacotes, é fazer o que o @JG22 disse lá em cima, desmarcar alguns (ou todos) Patterns.

Eu já experimentei instalar o openSUSE sem Patterns numa VM, e na primeira inicialização só subiu a tela preta do TTY, ou seja, realmente foi uma instalação mínima kkkkk

Para usuário iniciante/inexperiente, talvez não seja tão interessante uma instalação mínima do openSUSE, a não ser que ele esteja disposto a instalar e configurar todo o ambiente via TTY.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.