Existe? - Distro toda enfeitada como nos Games ou Menu dos consoles

Já a um bom tempo temos os Consoles de Games, e eles tem um ambiente, todo enfeitado com animações, transições, sons - E são ótimos para criar uma sensação de imersão na atividade.

A minha questão é: Será que tem como fazer isso também para um sistema operacional; E será que não seria mais intuitivo, por criar uma sensação de imersão na atividade.

Sei que também é uma questão um tanto quanto psicológica, mas, também saber se as atuais distros e os Desktop Environments atuais, algum suporta esse recurso.

2 curtidas

Depende muito do que você quer fazer também diria eu. Se você quer um distro unicamente para jogar, um visual mais Dashboard, existe o SteamOS e o Gamer_OS. Para foco em produtividade, acho que o Fedora, ou qualquer distro que use o Gnome mais padrãozão, pode servir tranquilamente. Mas em fim, beleza e gosto são tópicos extremamente pessoais…

2 curtidas

Sim tem, não sei se ainda está ativo mas o KDE tinha (ou tem) um shell alternativo ao Plasma

Eu particularmente não vi nenhuma distro usando isso por padrão eu descobri por acaso fuçando nas configurações do KDE a muuuuuuuuito tempo atrás uma outra alternativa é o Kodi:

Ele é 100% focado em consumo multimídia, mas não deixa de ser “toda enfeitada como nos consoles” e esse apesar de ser um software independente, eu vi algumas distros trazerem como shell, o que nos leva ao Windows XP Media Center

Windows_Media_Center_on_Windows_XP

Salvo engano era possível rodar apps nesse modo, tem também o Plasma Media Center que está em desenvolvimento faz um tempo, mas esse eu não achei prints isolados… voltando por desktop tradicional, existiu o JoliCloud não era tão enfeitada assim, mas tinha sua beleza, é dela que vem o layout do Endless OS e o conceito do Chrome OS aparentemente:

Se vc for pro lado mais gaming da coisa tem o steam big picture:

E é claro, o RetroArch:


Assim, seria se não fosse um pequeno detalhe, a computação pessoal não tem a parte pessoal, ela é focada pra automatizar a gestão de empresas, é tudo pensado em um arquivador de metal, o nome disso é metáfora do desktop (não significa ser necessariamente ser Winlike, o GNOME Shell por exemplo por ser 100% complacente com o FreeDesktop é talvez o ápice da metáfora tradicional do desktop, por mais alien que ele parece perto do Windows), então o maior impeditivo é mais filosófico que técnico, se você reparar quanto mais pro lado dos consoles menos a ideia de arquivos e pastas fazem sentido

3 curtidas

Essa distro é o Garuda KDE Dr460nized, pois não?

1 curtida