Existe alguma maneira de ver qual placa de vídeo está sendo usada?

Pessoal, existe algum comando ou alguma forma de ver qual placa de vídeo está sendo usada para executar algo? Eu tenho a placa de vídeo intel integrada e uma Nvidia MX130, usando o software “inxi”, eu consigo ver que ambas estão ativas, mas, por exemplo, quando rodo um emulador, ele me avisa que é a placa integrada que está funcionando.

Há como ver como o computador está gerenciando o uso delas? Ou até mesmo uma forma de desativa a integrada e deixar só a dedicada?

image
(Eu uso o driver da nouveau por escolha mesmo)
(Minha distro é Mint)

não tenho certeza mas acho que o programa htop monitora essas atividades

Acho que não…
Nem no Windows tem como ver isso…

Mas na prática

Intel seria 2D
Nvidia 3D

Via terminal coloque o comando:
glxinfo | grep OpenGL

Vai mostra o driver usado para o sistema e o terminal.
Se abrir o terminal com placa dedicada (clicando com botão direito) e rodar o mesmo comando deve mostrar saída diferente.
Isso se usa GNOME.
No Firefox tu consegue saber com about:support
Com jogos tu consegue saber usando os hud’s, como mangohud, galliumhud, vulkanoverlay…quando o próprio jogo não mostra…

2 curtidas

cara aqui isso funcionou, era quase isso que eu estava procurando aqui rs

mas agora uma duvida… se eu quiser criar um atalho para uma aplicação que executa via terminal… como faço para no terminal iniciar uma aplicação usando sempre a placa grafica dedicada ou a integrada?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.