Existe alguma maneira de usar uma distro com duas opções de DE?

Eu, ora quero usar o KDE, ora o Gnome… Geralmente o que me atrai é uma novidade em cada ambiente.

Gostaria de saber se teria uma forma de usar uma distro e digamos, estou usando o Gnome. Aí o KDE lança algo surpreendente. Eu removo o Gnome e instalo o KDE, deixando o resto tudo intacto.

1 curtida

Em geral não é uma boa ideia, cada DE, mesmo desinstalada, pode deixar restos indesejáveis. Algumas distros facilitam isso, como o Reborn e o Arcolinux. Mas nunca li que o processo seja tranquilo…

Acho mais seguro testar em VM e reinstalar se for o caso…

3 curtidas

O problema deste tipo de procedimento é que arquivos da home não são apagados ao desinstalar pacotes.
Até pode fazer, mas terá um número excessivo de arquivos de pacotes não instalados.
Não se se poderá ter conflito de arquivos.

2 curtidas

É possível.

Já fiz de usar KDE, Gnome e Xfce na mesma distribuição. Após instalar, removia alguns aplicativos que não usava e ficava só com os que eu gostava.

1 curtida

é possível mas vc encontrará problemas na configuração de cores e temas em gtk - por exemplo - ao usar gnome e kde. isso pq um arquivo de configuração X será usado em ambas interfaces. vc corrige no gnome, descorrige no kde. conserta no kde, desconserta no gnome.

adwaita-qt resolve, você passa a usar adwaita como tema também nos aplicativos QT/KDE. É o que eu sempre faço.