Existe alguma iniciativa no Brasil para preservar mainframes antigos?

No Brasil temos alguns museus de informática e grupos de preservação de retrocomputação, mas, geralmente são voltados mais para a manutenção da memória de computadores pessoais, domésticos e estações de trabalho. Temos algo no mesmo sentido que contemple “supercomputadores” e mainframes?

3 curtidas

Olha, não sei, mas meu palpite é que esses equipamentos de grande porte foram sendo recolhidos pelos grandes fabricantes (IBM e Burroughs/Unisys). Qual foi o destino deles?

Outra coisa era a Cobra, estatal que foi engolida pelo Banco do Brasil e virou sua divisão tech. Algo deve ter ainda nos depósitos do BB que poderia virar peça de museu…

2 curtidas

Alguns eu sei que foram sucateados e abandonados em galpões (conforme imagens), mas, imagino que muitos que ganharam esse destino mesmo.

2 curtidas

para uma empresa que presto serviço todos mainframes na epoca foram recolhidos pela Unisys

muitos estavam ate mesmo em ferro velho

3 curtidas

Seria legal um museu com pelo menos uma parte desses mainframes expostos com suas especificações e de onde vieram algo semelhante como museus de aviões.

Mas acredito que as empresas devem guardar pelo menos uma pequena parte desses mainframes.

2 curtidas

Também acho. Creio que o problema maior é espaço e manutenção mesmo. Só empresa grande, governos, fundações ou colecionadores endinheirados conseguem manter museus de coisas muito grandes.

1 curtida

problema no Brasil e que museu e algo meio esquecido pela maioria das pessoas, nem mesmo o Museu Asas de um sonho de propriedade da Família amaro A(antigos donos da TAM) suportou ficar aberto, e olha que era considerado um dos melhores do mundo, ja nos US tem diversos museus aeronáuticos que ano apos ano batem recordes de visitas.

e uma questão cultural mesmo

3 curtidas

Sim, o povo aqui não valoriza história, memória, nem questões culturais (falo evidentemente de forma generalista).

1 curtida

sim usei a aviação de exemplo pois e algo que fiz parte por um tempo e tenho respeito no meu coração, teve um caso a algum tempo atras de onde destruirão um avião um Douglas DC3 da varig um avião repleto de historia e que o próprio Museu da aeronáutica não deu a minima para ele, e esse caso deu comoção em diversos influenciadores do meio na internet, o que provou que brasileiro não da valor para a historia no geral (exceto quando o assunto e futebol)

2 curtidas

Sim eu acompanhei o caso. O mesmo está ocorrendo nesse momento com o antigo navio-aeródromo São Paulo que provavelmente vai virar prego ou panela. O mesmo ocorre cotidianamente em nossa cidades que tem por exemplo construções históricas destruídas sem o menor critério na maioria das vezes.

1 curtida

embora a compra desse navio ja foi uma loucura total, realmente e triste nosso dinheiro sendo queimado e nem ao menos preservado para visitação se tenta fazer

2 curtidas