Existe alguma forma de alterar os ícones que ficam na tray?

Recentemente instalei o aplicativo Indicator Stickynotes no Ubuntu 19.10, entretanto não gostei do ícone ‘amarelão’ que fica na tray no sistema.

Screenshot from 2020-04-14 20-26-04

Existe alguma forma de alterar esse ícone?

Eu também tenho ubuntu e eu fiz uma customização para parecer o mac os. Eu instalei um tema de icons e as extensões Unite e User Themes que se encontram na loja de aplicativos. Também tem de instalar o “Ajustes”. Quando Instalar o ajuste vá à aba Aparência, Interface e escolha o tema de icons. Se correr bem o seu icon será alterado.

Entendi, mas tem alguma forma de só alterar esse ícone? Pq eu particularmente gosto do tema e ícones padrão do Ubuntu, então não pretendo muda-los. De qualquer forma, vou tentar achar um tema que me agrade e corrija isso.

Obrigado =)

No KDE Plasma, sim! Depende de uma série de conhecimentos para trocá-los.

Os temas podem trazer ícones que se sobrepõem aos ícones padrão dos aplicativos. Para exemplo, eu tenho alguns que eu mesmo fiz e adicionei a um tema de nome “Reactionary”. Para isso coloque o mesmo nome do arquivo do executável que você quer substituir. Exemplo: se o executável é “notepad”, então deve criar lá um arquivo de imagem SVG com o nome “notepad.svg”

O diretório é esse:
/home/user/.local/share/plasma/desktoptheme/Reactionary/icons/

Daí altere o tema, limpe o cache de ícones, reinicie a interface gráfica que deve aparecer o novo ícone.

Porém não sei qual a interface gráfica que você está usando, mas deve ter um jeito também.

A resposta mais precisa é: Sim.
Massss… Como o Deleterium bem disse, não é simples. Diferente dos atalhos comuns, cujas configurações - inclusive do ícone usado - ficam em um arquivo “.desktop”, maioria dos aplicativos que ficam na bandeja (tray) são “hardcoded” - as configurações ficam diretamente no código - e por isso não existe um menu que permite essas configurações. A única forma de contornar isso é substituir o arquivo do ícone usado pelo aplicativo no diretório dos ícones. Porém, é preciso conhecer como esses temas de ícones funcionam, uma vez que existe herança/especialização de temas, formatos e tamanhos específicos para cada conjunto de ícones, ícones que são usados para mais de um aplicativo, …

Você pode tentar encontrar esse ícone específico e tentar alterá-lo, mas faça um backup do diretório antes e tenha em mente que a chance de quebrar outras coisas até conseguir o que você quer fazer é grande. No Ubuntu os ícones ficam no diretório “/usr/share/icons”, e os temas de ícones usados incluem o Adwaita, Yaru e talvez o Humanity (por causa da questão de herança de temas).