Existe alguma distro que analisa seu hardware e procura algum kernel compatível?

linux

Queria saber se existe alguma distro q faz isso?

0 Likes

Não existe.

A última versão do Kernel sempre suporta um maior número de hardwares do que a versão anterior, então se você tem um computador com as últimas novidades do mercado, deve utilizar sempre a versão mais recente do kernel.

4 Likes

@drakofrost é importante salientar que nem sempre a “mais recente” significa melhor performance. Eu mesmo baixei o kernel 5.0 e deu ruim no Mint 19.1 e no Kubuntu 18.04.2 LTS. O bom é aguardar a propria distro liberar o kernel já empacotado. :+1:

3 Likes

Bom dia @SemCriatividade, apenas complementando a resposta enviado por @drakofrost.

Creio que precisamos separar os conceitos aqui: kernel é a base da plataforma e apesar de existirem versões diferentes, normalmente essas versões são criadas para arquiteturas diferentes (ARM, i386, AMD64, etc) então dificilmente haverá uma versão “melhor” ou pior para a mesma arquitetura.

Eu estou chutando que seu questionamento está relacionado à detecção de hardware e periféricos. :thinking:

Se for isso, acho melhor separar a resposta em duas partes, primeiro: conforme foi dito, o kernel mais novo sempre vai suportar uma quantidade maior de arquiteturas e periféricos, porém, também é esperado que alguns hardwares possam entrar na lista de “depreciados” ou seja, aqueles para qual o suporte nativo está sendo descontinuado.

E segundo, as ferramentas associadas ao kernel que são as responsáveis por detectar o hardware podem sim serem aprimoradas pelas distribuições para serem mais eficientes e em conjunto com os repositórios de drivers restritos podem acabar conseguindo detectar hardwares e periféricos que as ferramentas padrão não suportam nativamente e que iriam demandar configuração manual para funcionar.

Espero ter ajudado.

4 Likes

No caso de distros rolling release você sempre terá a última versão empacotada pelos mantenedores, estou utilizando o Kernel 5.0 no Arch Linux a alguns dias sem nenhum problema.

1 Like

bom, as vezes o manjaro dá uma notificação pra usar um kernel melhor pro seu hardware! e tambem na instalação ele sabe quando vc tá instalando em um HDD ou SSD e faz as devidas otimizações no FSTAB quando se usa SSD!

0 Likes