Existe alguma distro com suporte flatpak e snap? (Além do manjaro)

Existe alguma distro que há suporte nativo para ambos? Recentemente tentei usar manjaro por causa dessa função mas não conseguir me manter(havia muitos bugs no meu computador com manjaro), tenho procurado mas não acho outra distro que tem suporte em ambos

1 curtida

Então, multíssimas tem suporte a ambos, Flatpak e Snap, aliás, é difícil de dizer quais não tem haha, no máximo elas não vem com suporte já instalado e você precisar colocar.

2 curtidas

Ubuntu e seus sabores já vem com o Snap instalado e para instalar o Flatpak já vem nos repositórios bastando instalar através da loja de software.

1 curtida

Eu sou usuário de mint, e tem algumas pequenas restrições no uso do snap. Já instalei o snap nele mas achei muito instável e queria um que tivesse nativo com ambos

Slackware não vem com Flatpak e eu estava vendo ontem um rapaz instalar na live e se ele conseguiu foi um parto já que eu fiquei assistindo ate eu não aguentar de sono e já estava a +3h assistindo o fulano sem grandes resultados.

1 curtida

Não cheguei a testar, espero que seja estável

Tem o Zorin OS, que já vem com o suporte a Snap e Flatpak (com o repositório FlatHub já adicionado) e integrado na GNOME Software. Mas você pode conseguir o mesmo em qualquer outra distro. No caso do Flatpak, siga as instruções neste link:

E para Snap esse é o site:

No caso, se você usa GNOME, você pode querer instalar flatpaks e snaps direto da GNOME Software. Para isso, instale os pacotes gnome-software-plugin-flatpak e gnome-software-plugin-snap (esses são os nomes dos pacotes na base Debian/Ubuntu).

5 curtidas

Então, ouvi dizer que o Snap depende do systemd para funcionar, não sei como é para usar, por exemplo, no Artix, enfim, realmente instalar no Slackware deve ser bem complicado (como de costume haha).

1 curtida

Pega uma versão LTS(Suporte de longo prazo) só recebe correção de vulnerabilidades e correção de bugs em pacotes base.
Nunhum recurso novo é adicionado e caso a vulnerabilidade seja complexa de ser corrigida o pacote é removido dos repositórios para que a tentativa de correção não resulte em instabilidade.

1 curtida

Vou testar o zorin numa máquina para ver se consigo usar sem nenhum problema, sempre quis testar

2 curtidas

O KDE Neon tem suporte a ambos nativamente, inclusive dá para instalar ambas fontes de apps pelo Discover (Loja), basta selecionar qual formato deseja, é uma das minhas distros favoritas pois sou fã do KDE Plasma, teste-o aí!

3 curtidas

Fora da caixa? Solus

2 curtidas

Tava querendo migrar pro kde mas não sei se minha ram vai aguentar kkkkk

Então, meu PC é bem modesto também, tem 5GB de RAM, mas o KDE Plasma inicia aqui com ~500MB, no meu caso uso Arch Linux, mas o KDE Neon (que é baseado no Ubuntu LTS) deve gastar praticamente a mesma coisa, no máximo chegando a 600MB de largada.

Enfim, considero esses valores baixos até para uma interface tão rebuscada como Plasma, sem dizer que você pode desabilitar alguns efeitos como blur, transparência, etc., e diminuir também a qualidade das animações. Vale a pena tentar.

2 curtidas

Já ouvi falar, vou pesquisar sobre

Tenho 4 GB de baixa voltagem(notebook), usar gnome é quase impossível pra mim, mas vou dar uma chance

1 curtida

O KDE Neon deve rodar melhor que o Zorin OS nessa máquina, pois o Zorin usa o ambiente GNOME, que é mais pesado. A não ser que você coloque o Zorin OS Lite, que usa o XFCE.

2 curtidas

Já estou vendo isso, estou de olho no zorin há algum tempo

1 curtida

Suporte nativo no sentido de já vir instalado tem o Ubuntu, referente somente a Snap. Mas isso não importa porq basicamente toda distro suporta snap e flatpak. Basta apenas configurar, sendo a configuração extremamente simples (com exceção de distros q boicotam o snap).

o mint (minha distro principal) faz isso e eu sinto a diferença de performance muito grande