Existe alguma alternativa ao NetworkManager para Manjaro?

Existe alguma alternativa ao NetworkManager para Manjaro?

Algum motivo especial para abandonar o networkamanger? Se for pelos problemas que você está tendo com rede (como citou em outro tópico que criou), isso é mais problema de configuração ou incompatibilidade de hardware, que problema com o networkmanager em si. Afinal, o networkmanager só gerencia a rede. Se o sistema estiver tendo problemas com sua placa, ai já não é culpa do networkmanager.

Respondendo a pergunta: De qualquer forma, hoje em dia praticamente todas as distribuições usam o netoworkmanager. As que não usam, tem seus próprios gerenciadores de rede. Até uns anos atrás, tinha o wicd. Porém, ele foi descontinuado. Confesso que não conheço nenhuma alternativa, pelo menos que seja feita pela interface gráfica.

1 curtida

Sim é por causa do meu problema de rede que estou tendo. Tive um problema parecido com o Mint e resolvi instalando o Wicd. Espero que seja um problema de configuração, ainda estou tentando resolver ele.

Quando coloco a maquina em modo sleep e depois ligo a rede volta, quando ela volta e eu desabilito e reinicio a maquina a rede volta também ao ligar. Essa é a solução que estou usando para poder desfrutar do wifi.
Mas se eu desligar a maquina com o wirelss habilitado quando eu ligo o computador as redes voltam a não aparecer e preciso voltar ao modo sleep para que apareçam.
apesar de minha rede sem fio estar pegando ela não está 100% a rede sempre tende a ter um sinal fraco ou mediano. Para alguns downloads estou conectando o laptop ao cabo de rede.

acho que todas as distros usam o networkmanager e todas suportam vc colocar outro gerenciador de redes
tem o próprio networkmanager, o dhcpcd, netctl, systemd-networkd, wicked, wicd…
provavelmente é só instalar eles com o pacman e mandar eles ligarem junto com o sistema, tipo:

sudo pacman -Syu --noconfirm dhcpcd

esse instala o dhcpcd, como exemplo

sudo systemctl disable --now NetworkManager

esse comando desabilita o NetworkManager

sudo systemctl enable --now dhcpcd

e esse habilita o dhcpcd.

não sei como usar wifi no dhcpcd tho

1 curtida

vi aqui que ja tenho o dhcpcd instalado
vou ver se está habilitado
mas acho dificil eu saber usar o wifi nele também

vou tentar