Existe algum software para configurar microfone e áudio no Linux?

oxe vou testar pai, logo mais volto aqui

1 curtida

rapaz o yay me deu dois resultados,

aur/cadmus-appimage 0.0.3-1 (+2 0.07) 
    A GUI frontend for @werman's Pulse Audio real-time noise suppression plugin
aur/cadmus-deb 0.0.3-1 (+7 2.81) 
    A GUI frontend for @werman's Pulse Audio real-time noise suppression plugin

qual devo escolher? eu costumo utilizar o microfone todos os dias

1 curtida

São o mesmo software, só que em formatos diferentes : um é .deb e outro é appimage.
Pesquise sobre os formatos e suas diferenças e veja o que agrada a você.

1 curtida

Acho que .deb deve ser mais tranquilo, isso em termos de atualizações futuras

Então, tentei o cadmus, abri o aplicativo e no ícone selecionei meu microfone pra que ele pudesse fazer a supressão de ruído, não funcionou com teste online em um sitezinho aqui, nem com o discord nem com o gravador de tela do linux (simplescreenrecorder). To tentando mexer no pulse effect mas tem tanta opção aqui não to entendendo nada

1 curtida

Abre o arquivo de ajuda do PulseEffects, ele vai te indicar pra mexer em 5 ajustes, ignore o Bass enhancer. Os demais vai mexendo pelo que diz na ajuda. Deixei um guia aqui:

Quanto ao Cadmus, ele apresenta diversas opções, vai testando uma a uma (eu descartaria as com “monitor”) com o Audacity aberto, vai notar diferença sim, esperemos

Fone é muito baixo
Microfone com ruído
Som do headset é muito agudo

Primeiro ponto é conexão com a placa de som. O fone deve ser aquela conexão única para fone e microfone, que funciona bem nos smartphones.

Porém os computadores, principalmente os desktops também os notebooks mais antigos, possuem conexão dupla: Uma específica para fones e outra específica para microfones. Se o fone veio com o cabo Y, use-o. Se não veio, é possível que ele seja incompatível com a conexão da placa de som e vc tenha que comprar esse cabo Y.

Segundo ponto: Se o seu computador que está com o som ruim possui conexão única para fone e microfone, pode acontecer de ele usar um padrão diferente de conexão. Nesse outro tipo embora pareça igual, o conector do terra é trocado com o do microfone. Isso poderia causar o som baixo e o microfone que mal funciona. Nesse caso vai precisar de um adaptador entre esses dois tipos de conexão. Eu tenho um celular mais antigo que tinha essa conexão invertida e era uma desgraça, mas ele veio com um cabo adaptador pro modelo não invertido.

Terceiro ponto: Se sua placa de som é antiga, é possível que ela não tenha a saída adequada a fone de ouvido. Pro fone é preciso de uma saída de baixa impedância. Já a saída do tipo “line-out” é uma saída de alta impedância que funciona bem somente pra conectar ela a outros dispositivos amplificadores. Quando conecta-se um fone de ouvido nessa saída, ele fica bem baixinho. Quando conecta-se um fone de ouvido daquele pequenininhos, intra-auricular, o som fica um pouco mais alto mas mesmo assim com a mesma característica de ficar baixo e sem graves.

Enfim, provavelmente o problema é compatibilidade de hardware, não deve ter muita coisa pra fazer no sistema operacional. Se estivesse com windows instalado nesse computador daria o mesmo problema.

1 curtida

Se for o caso, a possível solução é uma placa de som USB daquelas simples e um cabo Y, pra converter P3 (caso essa seja a saída do teu headset) para p2 duplo - se o headset tiver cabos p2 separados, basta o adaptador. Deve melhorar o suficiente. Mas a recomendação da dupla PulseEffects e Cadmus permanece, ajuda um bocado!

Tem um tópico de um problema diferente mas eu tinha subido uma imagem com o adaptador que eu falei aqui:

1 curtida

Então cara, consegui fazer o cadmus funcionar, realmente o ruído diminuiu bastante, mas o som tá com um delay de 4 segundos ahuahuahua

1 curtida

Ish! Qual kernel vc está usando?

5.8.18-1-MANJARO x86_64

Eu usei esse mas agora estou no 5.9 e nunca tive maiores problemas com o Cadmus em nenhum dos kernels. Vc usa o PAMAC? Compilei aqui o -deb e funciona de boas. Penso que uma solução seria instalar o kernel rt, mas não sei se funcionaria, uma vez tentei aqui e deu panic no boot… hahahaha

Prefiro não arriscar irmão ahuahuahuahua acho que o microfone não vale o risco

1 curtida

É só não desinstalar o outro kernel. Qualquer coisa, é escolher o kernel no grub, testar, se der errado, escolhe o que funciona e desinstala o rt!

Cara, tem como tu me mandar teu arquivo de configuração do pulseffect?

1 curtida

https://we.tl/t-GkydcSO2b1
WeTransfer rapidinho morre, então quem ver a resposta ao tópico no futuro, basta pedir de novo!

Sim.

Estou usando um adaptador que tem duas entradas: microfone e áudio.

Na placa mãe do meu computador tenho três entradas, seguindo o padrão de computadores comuns: áudio, microfone e mais alguma outra aqui que não sei o que é.

É uma placa mãe bem recente, modelo é Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Talvez sim camarada, vou fazer alguns testes, outro sistema operacional e tal, é difícil acreditar que o problema seja no hardware.

Então, subi o arquivo no pulseffect, precisa ativar ou fazer mais alguma coisa pras configurações começarem a funcionar?

1 curtida

Manda um print pra ver como está. Deveria ficar igual ao que mostrei no outro tópico