Existe algum sistema operacional em/de Tempo Real orientado a desktops?

Sei que pode parecer um despropósito mais existe algo do tipo para desktops em geral? Se sim qual?

1 Curtida

Os RTOS? Sistemas Operacionais que se preocupam no tempo de resposta mais rápido possível invez de executar várias tarefas simultâneas. Interessante isso, acredito até que seria melhor para profissões como renderização de vídeos e imagens onde nada mais do sistema é importante, como relógio, calendários, sincronizações etc etc, a não ser esta tarefa renderizar e suas ferramentas… Foi oque eu entendi pesquisando sobre… Vi que tem OS como Lynx, PSOS, VRTX e o RT Linux, mas não pesquisei mais sobre ainda. Irei analisar melhor.

2 Curtidas

Eles mesmos, sistemas altamente confiáveis.

1 Curtida

Você tem RTOSes que rodam em x86 (QNX por exemplo), mas sistemas pra você jogar e editar um texto manualmente não, porque tempo real é diametralmente oposto a isso

2 Curtidas

Sistema Operacional do BlackBerry, QNX. Eu nunca tinha visto estes tipos de OS, pelo menos pesquisado sobre, e fiquei muito curioso estou pesquisando sobre. Veio várias idéias em minha mente como um RTOS baseado em Game Stream, tipo para o Stadia. Peço desculpas eu ainda não me aprofundei melhor sobre estes tipos de Sistemas, mas parece que seria este o propósito, “o menor número de tarefas possível para ter a resposta mais rápida possível”. Tipo “eu estou resolvendo isso e pode estar caindo o mundo que eu não saio daqui enquanto não terminar de resolver isso” :sweat_smile: :joy: ou se alguém puxar o cabo da tomada de energia… Mas dai deve quebrar o Sistema Operacional instantaneamente…

1 Curtida

Talvez você pudesse tentar o Arch com o linux-rt. Não sei se outros sistemas em tempo real servem para desktop.

1 Curtida

Geralmente as distribuições tem pacotes do kernel voltado ao real time. Pro exemplo no mint vc pode isntalar o pacote linux-image-lowlatency

Basicamente que eu saiba é apenas modo de fucnionamento do kernel que vai transformar seu sistema em real time, alterando a prioridade da interrupção de processos. Como é uma escolha, o computador vai dar menos engasgadas nos processos sensitivos a tempo de execução, mas vai ficar um pouco mais lento em processos de cálculos massivos (como por exemplo converter um vídeo).

–Edit:
No limite da customização vc pode compilar seu próprio kernel e alterar a “CONFIG_PREEMPT” E “CONFIG_HZ”

2 Curtidas

lowlatency e realtime são diferentes, o realtime geralmente tem o sufixo -rt, mais infos nesse post:

Kernel Generic, Low Latency e Real Time - Unix Universe

Outro ponto que muita gente desconsidera é que o Real Time leva a CPU e memórias ao limite sendo que sempre vão requerer hardware topo de linha pra não congelar tudo mesmo em tarefas relativamente simples

4 Curtidas

Mas, rodariam bem em hardware de pequenos servidores visto as peculiaridades desses equipamentos.

1 Curtida

Então RTOS são mais para uso específico, estreito nos dias de hoje como a própria computação quântica que parece algo revolucionário mas quando na verdade nos dias de hoje é específico somente para certos tipos de pesquisas e trabalhos, ou seja, não faria diferença nenhuma ter uma máquina quântica, se funcionassem para o uso cotidiano, sendo que a máquina convencional faria a mesma coisa sem ter diferenças. Isso nos dias de hoje. No futuro daí já é outra história.

3 Curtidas