eu acabei de colocar o kde plasma no meu linux mint e eu queria saber como deixa ele mais leve pra jogar
Dá pra desativar o blur e outros efeitos visuais, mas não deve mudar muita coisa.
Acredito que, além da sugestão de desativar alguns efeitos visuais, não tem muita coisa que deixe ele mais leve.
Já experimentou usar o Xfce? É bem leve e segue esse layout do Plasma.
Se você gosta de usar projetos em QT e precisa de algo leve, talvez o LXQT te interesse.
![]()
Salve, @Mintlyy
Talvez já esteja leve. – Como poderíamos saber se ainda pode deixar mais leve? – Você não deu informação alguma sobre seu KDE.
Pelo seu perfil, só podemos saber que seu PC é i5 da 3ª geração. – Qual a Memória RAM?
O que eu sei de Mint + KDE está aqui – com link para outra experiência anterior.
De jogos e NVidia, não tenho nenhuma experiência pessoal.
Dê-nos mais informações sobre seu equipamento. Nos informe o seguinte:
- Processador
- Memória
- Usa SSD / HD ou MVME?
- Tamanho do armazenamento
- Placa de vídeo
Assim fica mais fácil poder ajudá-lo.
Só como exemplo, meu PC é velho e antigo. Nele uso distro com KDE Plasma 6x onde, jogo, gravo e edito vídeo, faço de um tudo.
E o meu KDE ta todo configurado, cheio de detalhes gráficos. Ainda sim me entrega um bom desempenho. Mas aqui eu tenho uma boa quantidade de memória. Uso SSD pro sistema, programas e meus jogos. E tenho uma placa de vídeo, antiga, da linha RTX, que ainda dá um bom caldo.
Se quiser ver como está, graficamente meu KDE, dá uma olhada nessa postagem aqui: Meu Big Linux KDE Plasma de 2026 - #3 de lieggio
Bem, poste mais detalhes que a galera pode te ajudar melhor.