Existe algum script que deixe o kde mais leve

eu acabei de colocar o kde plasma no meu linux mint e eu queria saber como deixa ele mais leve pra jogar

1 curtida

Dá pra desativar o blur e outros efeitos visuais, mas não deve mudar muita coisa.

2 curtidas

Acredito que, além da sugestão de desativar alguns efeitos visuais, não tem muita coisa que deixe ele mais leve.
Já experimentou usar o Xfce? É bem leve e segue esse layout do Plasma.

Se você gosta de usar projetos em QT e precisa de algo leve, talvez o LXQT te interesse.

:vulcan_salute:

1 curtida

Salve, @Mintlyy

Talvez já esteja leve. – Como poderíamos saber se ainda pode deixar mais leve? – Você não deu informação alguma sobre seu KDE.

Pelo seu perfil, só podemos saber que seu PC é i5 da 3ª geração. – Qual a Memória RAM?

O que eu sei de Mint + KDE está aqui – com link para outra experiência anterior.

De jogos e NVidia, não tenho nenhuma experiência pessoal.

1 curtida

Dê-nos mais informações sobre seu equipamento. Nos informe o seguinte:

• Processador
  • Memória
  • Usa SSD / HD ou MVME?
  • Tamanho do armazenamento
  • Placa de vídeo

Assim fica mais fácil poder ajudá-lo.

Só como exemplo, meu PC é velho e antigo. Nele uso distro com KDE Plasma 6x onde, jogo, gravo e edito vídeo, faço de um tudo.

E o meu KDE ta todo configurado, cheio de detalhes gráficos. Ainda sim me entrega um bom desempenho. Mas aqui eu tenho uma boa quantidade de memória. Uso SSD pro sistema, programas e meus jogos. E tenho uma placa de vídeo, antiga, da linha RTX, que ainda dá um bom caldo.

Se quiser ver como está, graficamente meu KDE, dá uma olhada nessa postagem aqui: Meu Big Linux KDE Plasma de 2026 - #3 de lieggio

Bem, poste mais detalhes que a galera pode te ajudar melhor.