Existe algum programa que mostre graficamente onde os arquivos estão no disco pra linux?

O defraggler (pra Windows) é um ótimo exemplo do que eu queria.

1 curtida

Pode ser esse de baixo para Linux Ubuntu:

Disco

Na parte colorida do disco,ele mostra a estrutura de pastas e arquivos se eu não me engano.

o baobab não mostra em que lugar do disco os arquivos estão, ele mostra uma árvore do que mais tá ocupando espaço no disco, não é isso que eu quero

Se eu entendi o que você quer, no Linux você não vai ter uma tool atual pra isso, porque não é necessário isso desde o Ext3, lembro que o Insigne trazia algo algo assim

filelight do grupo KDE

GDmap disponivel na maioria das distros.

Pelo que entendi é para saber os arquivos que estão em cada localidade “fisica” no disco…

Bem, pela linha de comando dá para descobrir quais arquivos estão em determinado local do disco. Depende de qual sistema de arquivos é, mas aqui já tem as dicas, veja em “find damaged files” que é basicamente mostrar arquivos em cada bloco.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Identify_damaged_files

Porém interface gráfica para isso eu acho difícil ter, pois é uma informação de baixo nível de hardware. Não tem porque criar interface gráficas bonitinhas para os usuários, pois usuários comuns não precisam dessa informação.

1 curtida

Veja se o XDISKUSAGE lhe atende.
Uso muito quando quero saber o que tá ocupando espaço.

Seria algo como o GDMAP?

não (20 caracteres)

@leoteodoro Não existe desfragmentador grafico para o Linux so existe em terminal e você dificilmente vai precisar usar isso no Linux e SSD não tem problema fragmentar já que a quantidade de fragmentação não muda em nada a performance.
O defraggler ele não mostra onde esta os arquivo no disco o que ele mostra com aqueles quadradinho é uma representação gráfica da fragmentação.
E essa apresentação gráfica nem é pŕecisa já que teria que ter um quadradinho para cada setor do disco
Agora vem a explicação técnica do porque essa representação não é precisa.
Fontes: Disk sector - Wikipedia
Each sector stores a fixed amount of user-accessible data, traditionally 512 bytes for hard disk drives (HDDs) and 2048 bytes for CD-ROMs and DVD-ROMs. Newer HDDs use 4096-byte (4 KiB) sectors, which are known as the Advanced Format (AF).
+++++++++++++++++++
Bom então vamos supor que o disco é de 1GB e cada setor tem 4096-byte (4 KiB) então 1024MB*1024=1048576KiB/4Kib=262144 setor.
Então se o disco tivesse 1GB teria que ter 262144 quadradinhos imagina o quanto isso é inviável.
+++++++++++++++++++
Agora voltando a imaginar se essa representação de mostrar onde os arquivos estão no disco.
Alem de ter um quadradinho para cada setor ainda quando passa-se o mouse por exemplo deveria dizer com que arquivo aquele setor esta sendo ocupado.
Porque não adianta mostrar o setor se o que a pessoa quer saber são os aquivos que estão ocupando ele.
Agora se você quer um gráfico que mostra a ordem em que os arquivos estão no disco teria que ter 1 quadradinho para cada arquivo agora imagina um sistema com 500 arquivos eu nem sei se isso existe em algum lugar.

Espero que tenha intendido.
Eu acredito que nunca vai existir esse tipo de software que você quer já que os discos estão ficando cada vez com mais setor o que torna isso inviável.

1 curtida