Existe algum "filtro" de atualizações no linux?

Fala pessoal.

Eu mantenho aqui ligado direto um PCzinho velho rodando Ubuntu Server e nele fica ligado meu servidor multimidia e o Nextcloud (entre outros, mas esses são os principais).

Volta e meia eu entro nele (tudo por terminal, não existe interface gráfica) e atualizo tudo, ate aí blz… Então um certo dia meu Nextcloud parou de funcionar do nada, só pode ter sido por causa de alguma atualização pq eu não faço nada nele, só fica lá parado “servindo” o tempo inteiro.

Saí procurando qual poderia ser o problema e encontrei alguns fóruns gringos que o pessoal teve o mesmo problema e só resolvia reinstalando tudo, não tava com paciencia nem tempo de resolver isso dessa forma, resolvi largar de mão e deixei o servidor sem o nextcloud funcionando por enquanto.

Pois bem… Hoje eu mais uma vez dei um update/upgrade no servidor e o nextcloud voltou a funcionar compeltamente sozinho.

Agora fica a questão: Existe uma maneira de atualizar tudo exceto alguns programas, ou tem como atualizar apenas 1 único programa?

E uma pergunta bonus pra quem administra servidores: Qual a regularidade de atualizar um sistema? Caso alguma atualização quebre algum programa, qual seria o procedimento padrão? Existe algum tipo de rollback?

Distros como Debian, Ubuntu e CentOS recebem apenas atualizações de segurança e correções de bugs, evitar updates tornaria o sistema vulnerável. O ideal é configurar o unattended-upgrades para verificar e instalar atualizações automaticamente.