Exibição da minha placa nividia nao aparece no painel principal

Pessoal algo interessante vem acontecendo na minha distro debian, no painel principal nao parece minha GPU, somente as informações da integrada.

Realizando umas pesquisas em nossas IAs da vida como claude, ele sinaliza que isso é um problema comumente do cenario grafico do wayland.

minha placa se encontra operacional e ativa.

Alguem pode me da um ideia, se isso é do debian ou algo do tipo?

Olá, @Cristian_Souza!

O diagnóstico que você recebeu está totalmente correto. O que está acontecendo no seu Debian 13 não é um defeito ou erro de instalação, mas sim o comportamento padrão esperado para a arquitetura híbrida (Intel + NVIDIA) rodando sob o protocolo Wayland.

Por que a RTX 3050 não aparece ali?

1. Renderização do Desktop: Em notebooks com tecnologia Optimus (Intel + NVIDIA), o sistema bota a interface gráfica inteira (o KDE Plasma) para rodar na GPU integrada da Intel (Mesa Intel Iris Xe Graphics) para economizar bateria. Enquanto você faz tarefas básicas, a NVIDIA fica em modo de espera (*sleep*).

2. Comportamento do Painel do KDE: A aba “Sobre este sistema” do KDE exibe apenas os processadores gráficos que estão ativamente gerenciando as telas do compositor de vídeo naquele momento. Como a NVIDIA está em *offload* (repouso), o painel simplesmente não a lista. O segundo item que você vê ali, o `llvmpipe`, é apenas um renderizador via software (CPU) usado pelo Wayland para tarefas secundárias.

3. Sua placa está 100% operacional: O seu print do terminal executando `nvidia-smi` é a prova real. O driver proprietário (versão 550.163.01) está carregado perfeitamente, a sua RTX 3050 está ativa no barramento e pronta para uso.

Como jogar ou usar apps pesados na NVIDIA?

Como a interface roda na Intel por padrão, você só precisa avisar ao sistema quando quiser abrir um programa pesado usando a placa dedicada. No Wayland, basta usar as variáveis de ambiente de render offload.

Para abrir programas comuns pelo terminal:

__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia nome_do_programa

Para jogos na Steam:

Clique com o botão direito sobre o jogo > Propriedades > Gerais > Opções de Inicialização e adicione a seguinte linha:

__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia %command%

Se o seu menu de aplicativos do KDE tiver a opção de clicar com o botão direito em um app e selecionar “Executar usando placa gráfica dedicada”, ela fará exatamente esse processo por baixo dos panos.

Obrigado meu amigo pelo retorno.

Neste caso vc fala dessa tela? setei porem quando fui abrir o aplicativo nao mostrou nenhum alteração.

O melhor jeito que sentir diferença nisso é em aplicativos pesados que usam GPU ou jogos.

Exatamente! Não tem nenhum retorno visual. O que você pode perceber é uma diferença absurda de desempenho e sua bateria indo embora rsrsrsrrs.

Teoricamente o Notebook vai fazer esse processo sozinho, isso é mais uma garantia mesmo.