Basta abrir um “terminal”, seja o gnome-terminal ou qualquer outro de sua preferência. Depois digite o nome do programa, que no caso é o gnome-boxes. Caso de algum erro, irá aparecer no terminal.
Exemplo:
No meu caso não retornou nada.
nome-boxes
(gnome-boxes:9972): Gtk-WARNING **: 08:40:47.954: GtkFlowBox with a model will ignore sort and filter functions
(gnome-boxes:9972): Gtk-WARNING **: 08:40:47.955: GtkListBox with a model will ignore sort and filter functions
(gnome-boxes:9972): Boxes-WARNING **: 08:40:48.520: libvirt-machine.vala:283: Failed to connection to system libvirt: Unable to open qemu+unix:///system: falha ao conectar o soquete ao '/var/run/libvirt/libvirt-sock-ro': No such file or directory
(gnome-boxes:9972): Boxes-WARNING **: 08:40:48.566: libvirt-machine.vala:83: Failed to disable 3D Acceleration
(gnome-boxes:9972): Boxes-WARNING **: 08:40:48.575: libvirt-broker.vala:70: Failed to update domain 'win10-2': Failed to set domain configuration: XML error: Invalid PCI address 0000:04:00.0. slot must be >= 1
(gnome-boxes:9972): Boxes-CRITICAL **: 08:40:48.647: boxes_vm_importer_get_source_media: assertion 'self != NULL' failed
Falha de segmentação
Vamos tentar uma solução. Acredito eu que você usa alguma Distro com o init systemd e que provavelmente você ativou a virtualização na sua BIOS.
Abra um terminal e ative o serviço libvirt: systemctl enable --now libvirtd
Agora vamos adicionar o grupo para o seu usuário: usermod -aG libvirt usuario
Como não sei a distro que está usando, minha recomendação é: remova a versão instalada e substitua pela Flatpak.
No terminal, digite: flatpak install flathub org.gnome.Boxes -y
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
Lendo informação de estado... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
flatpak
0 pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 29 não atualizados.
É preciso baixar 1.291 kB de arquivos.
Depois desta operação, 6.734 kB adicionais de espaço em disco serão usados.
Obter:1 http://repos.lux.interna:443/lux-mirror stable/main amd64 flatpak amd64 1.10.7-0+deb11u1 [1.291 kB]
Baixados 1.291 kB em 2s (774 kB/s)
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado flatpak.
(Lendo banco de dados ... 162870 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar .../flatpak_1.10.7-0+deb11u1_amd64.deb ...
A descompactar flatpak (1.10.7-0+deb11u1) ...
Configurando flatpak (1.10.7-0+deb11u1) ...
A processar 'triggers' para dbus (1.12.24-0+deb11u1) ...
A processar 'triggers' para man-db (2.9.4-2) ...
não estão no caminho de pesquisa definido pela variável de ambiente
XDG_DATA_DIRS, portanto, os aplicativos instalados pelo Flatpak podem não
aparecer em sua área de trabalho até que a sessão seja reiniciada.
Ainda não informou a distro que está usando, embora já tenha certeza de que é base Debian.Nao sei como descobrir o linux foi pre instalado pela Lenovo no NOtbook.Como devo fazer para descobir?
Infelizmente, as máquinas que são vendidas no BR com alguma distro, instalam porcarias para poder reduzir o preço e o comprador que instale Windows pirata depois que comprar.
Se quiser aprender sobre o uso do Linux no desktop e resolver esse problema, veja essas aulas que gravei: https://tigeros.com.br/introducao-ao-tigeros
Comece trocando o Satux pelo TigerOS, todos os passos estão nos vídeos, se tiver conta no Telegram, posso te orientar