Exclusão de posts do fórum

Acho que não.

Entendo da importância de remover postagens que “poluam” o fórum, mas seria interessante que vocês reavissem os critérios. Muitas vezes o conteúdo de fato é off-topic, mas traz algo interessante, deixar aquilo se perder não seria bom. Já tive postagens minhas enviadas para a lixeira o bate papo, mas elas traziam um conteúdo informativo.

Como funciona essa sua conta? Até porque cada postagem tem um tamanho diferente.

Não sou da área da tecnologia, mas até onde entendo:

• ASCII: 8 bits cada caractere
  • UTF-8 (Unicode): em torno de 4 bytes cada caractere (há uma variação, mas essa é a média)

Não sei como fica o armazenamento de cada caractere daqui do fórum, mas suponho que caracteres especiais como c cedilha, vogais acentuadas e outros caracteres não previstos pelo ASCII são tradados como Unicode.

Você é uma pessoa que acompanha o fórum de longa data, vai perceber que essa prática de mover mensagem é recente, assim como o tópico que exclui mensagens automaticamente.

Antes não víamos o menor problema em mensagens que não era exatamente de acordo com o propósito inicial dos tópicos, mas nos últimos tempos recebemos uma avalanche de mensagens como “acho que vou formatar hoje”, “boa noite”, “mandando mensagem só para aparecer […]” levantou a questão de até que ponto devemos simplesmente ignorar esse tipo de mensagem ou se devemos atuar.

No Faq, mais precisamente na parte Seja organizado, existem as seguintes dicas:

• Não abra um tópico na categoria errada
  • Não faça o mesmo tópico em múltiplos lugares diferentes
  • Não poste respostas sem conteúdo
  • Não mude o assunto de um tópico já criado com a sua resposta, se você deseja falar sobre algo diferente, crie um novo tópico
  • Você não precisa “assinar” cada post que fizer, todos os seus comentários tem o link do seu perfil atrelado a ele.

Juntando a enxurrada de mensagens off, chegamos a ideia de mover todas que não eram necessariamente print para o bate papo (nada impedia de quem teve a mensagem movida pedisse para que essa retornasse ao tópico original).

Qual foi o critério? Para não gerar uma parcialidade movendo uma e deixando outra, mensurando qual de fato poderia agregar ou não, movemos todas que não eram de acordo com o título do tópico.

Tinha resposta bem interessante? Certamente, inclusive uma delas estava nos meus favoritos.

Vai notar que não estamos mais movendo, estamos atualizando as nossas políticas e regras para melhor se adequar ao atual cenário.

Parece pouca coisa, mas uma das mensagens movidas, não tinha print de tela, continha 15 papeis de parede em alta resolução tendo cada um mais de 4mb, dentre outras mensagens, e nessa mesma mensagem não tinha contador de clique na foto, ou seja, essas fotos estavam a mais de 1 ano sem ter ao menos uma pessoa interessada.

2 Curtidas

Tudo isso ai que você falou, juntos não passam de 20 MB.

Um texto bem elaborado, utilizando as ferramentas de formatação do Discourse, incluindo Markdown e HTML, e os caracteres especiais (que como citado pelo @rasolar são reconhecidos como Unicode e ocupam mais espaço), que em um idioma como o nosso são muito utilizados. Com isso, se as mensagens fora de tópico forem muito longas ou em grande quantidade, pode ter sim um peso um pouco maior do que os 2KB citados acima.

Although, concordo que este tamanho é irrisório.

1 Curtida

TUDO isso ai juntos, não passa de 40 MB.

Me desculpe, mas está calculando isto baseado no quê exatamente?

Eu não to calculando nada não, mas e mas do que obvio que tudo isso ai juntos não vai ultrapassar mais do que 100 MB.

2 KB era do post em si.

Quanto a página, bom, levando-se em conta todo o visual e outros detalhes, no navegador aqui aponta que foram carregados 10 MB desse tópico.

image

1 Curtida

E isso que eu to dizendo, uma mensagem bem elaborada com formatação e etc, não passa dos 40 MB!

Esse topico e mais leve do que o Windows 95.

O Phoronix, muito importante na comunidade Linux, mais técnico que o Diolinux plus, é menos rigoroso. As discussões são mais interessantes que os artigos em si e tirando o LWN e o mailing list de projetos é uma das melhores fontes de informação.

Claro, o fórum que decida como achar que precisa, acho que está perdendo um diferencial ao descartar posts informativos não rigorosamente presos ao conteúdo do post.

2 Curtidas

Existe um motivo para fóruns como esse utilizarem listas virtuais. O tamanho de discussões no Diolinux não chega nem perto de fóruns como os do Atom ou Ionic… Tópicos facilmente passam de 1000 posts. fiz uma confusão aqui :joy: na verdade são as categorias que passam fácil de 1000 tópicos.

Agora eu concordo, pessoal precisa ter bom senso, fazer mais uso de imgur e pastebin quando faz sentido e parar de dar bom dia e tal como se aqui fosse Twitter.

@anon80491281 a exclusão de posts em nada tem a ver com o espaço ocupado por eles. Vou repetir uma vez mais: Isto é um fórum, não é um chat!

Comportamento de spam (comentários aleatórios que não engrandecem a discussão) não são relevantes, não são úteis para um fórum. Se o formato de fórum não lhe agrada, pesquise por grupos no Telegram, uma comunidade no Reddit, um servidor de Discord, eles terão um fluxo mais próximo do que você procura.

Sejamos honestos, aquele chat “livre” que se auto-apaga não engradece de nenhuma forma a nossa missão de tirar dúvidas e organizar conhecimento dentro da plataforma. Aqui é sobretudo um local de aprendizado, de informação, bate-papo “inútil” não é prioridade. Ele existe como uma forma de descontração, mas ele tem dado mais dor de cabeça do que felicidade ultimamente.

5 Curtidas

E a onde você viu eu dizendo que tinha algo a ver?? :thinking:

Das diversas postagens onde você fala “sobre o tamanho” dos posts. Se não for o caso, desculpe por assumir essa conclusão sua, mas o restante da observação permanece.

1 Curtida

Eu falei sobre o tamanho, mas não disse que tinha algo a ver.

1 Curtida
5 Curtidas

Parece que eu não estava exagerando afinal, só não pensei que fosse tanto haha

5 Curtidas

Acho muito subjetivo esse negócio de definir o que é off-topic. Deve te dar muito trabalho @thespation :sweat_smile:

Uma estrutura de “fórum” que eu gosto é a do Facebook. Por exemplo, quando eu comento algo e alguém me responde, a resposta fica aninhada diretamente abaixo da minha resposta e somente ali. Aqui no Fórum esse aninhamento de respostas tbm acontece, mas o problema é que as respostas não ficam aninhadas somente ali; elas também aparecem no restante do post, como uma duplicação de resposta. E é isso que para mim causa muita bagunça, pois geralmente os off-topics ocorrem quando alguém responde a outra pessoa.

Nesse exemplo abaixo, se eu estiver interessada no que o pessoal respondeu ao Dio, é só eu expandir aquela opção ali de “2 Respostas”. Mas se eu não estiver interessada em ler o que o pessoal respondeu a ele, te toda maneira eu vou ver as respostas logo abaixo, mesmo não tendo expandido aquela seção de respostas.

Aqui no Fórum não tem como configurá-lo para evitar essas “respostas duplas”?

6 Curtidas

Eu entendo o que o @Dio está querendo dizer, e ele tem toda a razão, vamos parar para pensar um pouco e ter um bom senso, o assunto principal do fórum é tecnologia, o resto é secundário e vamos lembrar que não pagamos nada para usar o fórum, o Dio arca com todos os custos de hospedagem e manutenção, se ele quisesse poderia simplesmente fechar tudo que é Off Topic e já era, e nem isso ele vai fazer.

Temos que agradecer ele, isso sim! :smiling_face_with_three_hearts:

5 Curtidas