Exclusão de posts do fórum

Prezados, essa ideia de mover posts para o “Bate papo Livre”, também conhecida como lixeira, mata qualquer tipo de interação com o fórum.
É normal as conversas divergirem um pouco conforme a conversa vai fluindo, mas é assim que funciona na vida real, ninguém conversa eternamente sobre um mesmo assunto. Ainda assim, normalmente um assunto puxa o outro e vida que segue.

Agora, toda discussão é simplesmente jogada no lixo, porque a moderação pensa que o tópico tem que ser monolítico no assunto. Nunca vi nenhum fórum com esse tipo de atitude.

O lema do fórum é liberdade de conhecimento, mas a prática está sendo jogar o conhecimento no lixo. Por favor, revejam essa prática absurda.

17 Curtidas

Pensei que eram só os meus posts, então é geral? Achei muito estranho essa prática.

4 Curtidas

É isso mesmo, só olhar o tópico e verás que ele é bem estranho. Mas na verdade, são pedaços de outros tópicos.

2 Curtidas

Ele ta movendo meus posts também, ta acontecendo com os posts de todo mundo.

2 Curtidas

Eu entendo que é necessário manter o fórum limpo e organizado, mas realmente eu concordo que essa prática deveria ser revista.

Acho normal mover uma postagem para outro tópico onde ela se encaixaria melhor. Mas no tópico Apresente seu Desktop, por exemplo, parece que não pode mais ter nenhum comentário, apenas screenshots.

Essa é apenas minha humilde opinião de usuário.

1 Curtida

O problema não e elas serem movidas, o problema e estarem jogando elas na lixeira.

1 Curtida

Mover também é ruim, porque vc está lendo algo e de repente ela perde sentido.

5 Curtidas

Sim, mas e menos pior do que jogar elas fora.

3 Curtidas

O pior e que quando a gente questiona isso, nenhum moderador vem responder a gente.

1 Curtida

concordo 100%, e até uma discussão aleatória pode gerar conhecimento ou algo de valor para alguém, isso é um fórum.

Contando que não viole as regras do fórum, deletar posts não me parece a melhor atitude a ser tomada.

A moderação justificou essa atitude?

1 Curtida

not cool at all

1 Curtida

Apenas acrescentando ao meu comentário. Eu até compreendo a atitude da moderação, sei que tem boas intenções. O fórum precisa ser organizado e objetivo para que novos usuários encontrem rapidamente o que precisam.

E também temos a questão do armazenamento, que tem um custo e é limitado. Eu não sei como está a situação do fórum, com relação a isso, mas acho que é algo que nós deveríamos pensar.

Talvez seria melhor se os próprios usuários tomassem a consciência ao responder, tipo: Esse meu comentário é meio off-tópico, e eu não me importo que ele seja apagado depois, então eu vou responder essa postagem no tópico Bate papo livre pra não inchar muito esse tópico aqui. Mas é claro que é uma questão de bom senso e moderação, realmente não tem como ficar medindo tudo o que você vai dizer, isso seria muito chato.

No mais, sou muito grato a esse fórum, que me ajudou a adquirir bastante conhecimento, desde que comecei a usar Linux. Concordo que temos um problema aqui, mas é algo pontual, e espero que logo a moderação chegue a um entendimento junto aos usuários. Não vejo motivos para abandonar o fórum.

A propósito, acho até que esse fórum é bem mais “permissivo” e aberto, em comparação a outros fóruns, principalmente os gringos onde você basicamente encontra apenas tópicos relacionados a resolução de problemas, e não há muito espaço para discussões como as que vemos aqui. No fórum do Manjaro, por exemplo, eu percebi que os tópicos são fechados imediatamente depois de marcados como resolvido.

3 Curtidas

Mas isso aqui e um forum, excluindo as mensagens, eles estão matando a interação dele.

3 Curtidas

Não acho que seja questão de armazenamento, é só texto. Esse seu post mesmo, foi bem grandinho e ocupou 2KB.

4 Curtidas

Exato! Fórum e chat são coisas diferentes. Não estou apoiando a ideia de excluir mensagens porém há de se ter o bom senso de entender que um fórum de discussão não é um chat, tem que ver se a sua mensagem esta acrescentando algo ao fórum ou somente criando flood.

Concordo com a opinião do @Thiago12

4 Curtidas

Então deve ser mesmo para evitar inchar muito os tópicos.

Nem tanto, o Discourse inclusive eu acho muito funcional nisso, pois ele tem uma timeline lateral, além de salvar onde você parou.

Eu particularmente acho que não deve haver qualquer movimentação ou coisa do tipo, no máximo o pessoal avisa (galera, está saindo muito do tópico, vamos nos atentar). Tipo, só avisar mesmo, acho que a maioria entenderia na hora.

2 Curtidas

Concordo totalmente com você.

Olá pessoal, gosto muito desse tipo de tópico, mostra o quão inteirados com as atividades vocês estão e caso algo esteja desacordo com a ideologia abre espaço a conversa, até porque nós moderadores não estamos acima das regras do próprio fórum, já tivemos moderadores punidos justamente por violar.

Esse tópico de bate papo livre é antigo, mas não estava habilitado, não víamos uma real necessidade, até que um dia o pessoal começou a conversar em russo e enviar um monte de fotos sem sentido do tópico (acredito que os mais ativos acompanharam) foi quando ao invés de apenas excluir as mensagens tivemos a ideia de dar uma “sobrevida” as mensagens, movendo para o tópico em questão (não é jogar a mensagem no lixo e sim tirar de um tópico que não faz sentido ter aquela mensagem, nada impede do autor solicitar que mova para outro tópico ou que volte).

Não é muito difícil entrar em tópico falando sobre Windows e alguém comentar que está reinstalando o Slackware. Acreditei que mover para bate papo ao invés de apenas excluir seria mais interessante. Ou mensagens do tipo:

Tínhamos um tópico com mais de 7k de mensagens que apenas 2 eram de print. Tínhamos pessoas conversando até sobre corte de cabelo.

Não vou mais mover, por hora, vou observar o andamento, pode ser que eu tenha exagerado em algum ponto. Quando encontrar mensagens muito destoante apenas reporto para que outro moderador possa agir.

10 Curtidas

A ideia de limpar tópicos muto carregados de conversas off-topic é muito boa, porém acredito que faltou parcimoniosidade no uso do recurso. Como você mesmo citou, um tópico de screenshots com 7k postagens onde 2k são de screenshots é absurdo, mas a aplicação exagerada dessa ferramenta é que estava matando o recurso.

Só para exemplificar o quão esse recurso foi usado de forma exagerada, no mesmo tópico das screenshots de windows, eu tinha feito uma postagem onde eu dava um “ultra resumido” panorama da shell gráfica do windows e apresentava diversas ferramentas de terceiros para customização de desktop no windows. Essa postagem não era 100% dentro da proposta do tópico que era “mostrar o desktop” mas era dentro do tema de “personalização da aparência do sistema operacional” e a postagem foi deletada mesmo assim.

Na minha opinião, esse recurso deve ser usado em situações de “flame war”/trollagens ou onde o tópico é absurdamente desvirtuado (como os exemplos extremos que você citou), mas não em tópicos onde a conversa flui de forma saudável, até porque, a menos que o diolinux tenha a intensão de se tornar um forum do tipo “help desk” (como “Tom’s hardware”, “bleeping computer” ou “clube do hardware”), é fundamental que os membros ativos troquem experiências e opiniões.

4 Curtidas