Evernote lança versão Desktop (Beta) oficial para Linux

Além de não ser um software de código aberto, o Evernote meio que ignorou (talvez de maneira compreensível, do ponto de vista financeiro) por muito tempo o linux, fazendo os usuários partirem para outras opções.

No entanto, eu já testei algumas opções abertas e sempre faltavam alguns detalhes que faziam diferença no dia-a-dia. O que mais gostei foi o Joplin… até o dia que sem querer deletei um caderno inteiro e não consegui recuperá-lo, mesmo estando sincronizado com a nuvem. Sorte que estava em “fase de testes” e as minhas notas principais ainda estavam no evernote.

Pois é. Mas nessa parte financeira, talvez se resolva com o tempo. Eu acabei de instalar o Evernote beta para Linux e já percebi que algumas coisas podem ser bem úteis para trabalho em empresa ou em equipe, como a parte de compartilhamento de notas, que no Joplin, até onde eu pude conhecer, não é tão fácil como o Evernote torna. Sem falar que a assinatura básica do Evernote é apenas nove reais por mês, ou praticamente sete por mês se selecionar a assinatura anual, então é bastante acessível para quem precisa. E o empresarial também não deixa de ser acessível mas eu vejo que pode não ser o caso de todos.

Eu mesmo estou pensando em pagar pelo Evernote só para poder compartilhar essas notas com outra pessoa para continuar trabalhando em um projeto paralelo nosso, algo que o Joplin ainda não permite. O Joplin permite sincronização na nuvem mas não o compartilhamento com outras pessoas que possam usar o Joplin.

2 curtidas

Fui baixar pra testar o que você falou, mas parece que a página não está mais disponível. Você pode disponibilizar o .deb aí?

Não conhecia o Joplin, vou dar uma olhada nele. Entretanto tenho muita coisa no Evernote há um bom tempo, foi o único lugar em que consegui manter isso por mais tempo. (é até bom pensar em outras estratégias de armazenamento e não confiar apenas em uma)

O Joplin aceita exportações do Evernote, então nesse ponto dá para transferir sem problemas. Depois é só configurar o Google Drive ou OneDrive para manter as notas na nuvem, com ou sem encriptação.

Sobre compartilhar o .deb, não sei como fica as regras do fórum sobre disponibilizar download de software proprietário que não por meios oficiais, então fico no aguardo da resposta da moderação.

Edit: Peraí, ainda está disponível para download, só não de forma tão acessível. O link é o seguinte:

https://cdn1.evernote.com/boron/linux/builds/Evernote-10.7.6-linux-ddl-ga-2321.deb

1 curtida

Boa noite.
Tenho usado o nixnote2 no Ubuntu e no Linux mint.
Sempre funcionou muito bem e é muito estável.
A limitação é que não pode excluir notas criadas.
Ou seja o que foi salvo não pode ser deletado , o que não é um problema e sim uma vantagem.
Permite salvar todo o conteúdo no SSD ou HD e tem uma ótima sincronização.
O visual parece com programa de email antigo com uma janela lateral esquerda, uma acima a direita e uma abaixo a direita. Tem uma barra de ferramentas na parte de cima. O design é bem funcional e acho melhor que o Evernote Web.
As notas ficam salvas em uma pasta oculta .nixnote2 e basta salvar esta pasta no caso de reinstalação pois os arquivos mais antigos estarão ali. Fácil de fazer backup. Quando sincronizar os arquivos mais novos serão baixados sem problema. E como o programa não deleta notas não há o risco de bagunçar tudo.
Tenho preocupação de ter dois modos ou mais de acesso e assim fico com o celular que salva offline, o aplicativo Web e o nixnote2 , que salva offline também.
O Evernote é meu segundo cérebro, como diz a propaganda, pois salvo tudo o que precisarei no futuro como notas fiscais , manuais , comprovante de pagamento , checklists , lembretes, etc.
O aplicativo Premium custa 80,00 de anuidade e para mim vale a pena demais pois deixo tudo organizado e a procura das notas é muito boa e inclusive pesquisa o texto dentro das notas. As vezes perder a nota fiscal de um celular e precisar dela para consertar na autorizada já faz com que ter o aplicativo valha a pena , isto já aconteceu comigo mas eu não tinha o Evernote e me lasquei. Eu salvo tudo lá atualmente.
É melhor do que salvar no Google drive pois fica mais organizado e é mais fácil de achar as coisas.
Lógico que quando o aplicativo oficial ficar estável e sem bugs cogitarei de usá-lo.
Fica a dica.

2 curtidas

Existe uma versão não oficial do Notion pra Linux, se trata de um reempacotamento da versão de Windows, já que o Notion é um aplicativo feito em electron. Acredito que tenha as mesmas funções das versões de Mac e Windows:

Opa, valeu! Infelizmente percebi que mesmo assim não sei o que fazer pro app rodar kkkkkk Depois de extrair, o que faço?

Dentro, existem dois arquivos compactados. Control e Data. Control serve para verificação de integridade do pacote pelo gdebi, enquanto data é o que realmente interessa para o Evernote ser instalado. Extraia data e mova o que está nas pastas opt e usr para suas pastas de mesmo nome na raíz do sistema. O que está na pasta user, permite inicializar o Evernote de um atalho no lançador de aplicativos e também garante que esse atalho tenha o ícone apropriado. Já o que está na pasta opt é o Evernote em sí. As dependências são libgtk-3-0, libnotify4, libnss3, libxss1, libxtst6, xdg-utils, libatspi2.0-0, libuuid1, libappindicator3-1 e libsecret-1-0, embora essas dependências não vão ter esses mesmos nomes no openSUSE

Caso ainda pareça que não deu certo depois de mover essas pastas para seus devidos lugares e instalar as dependências, o arquivo postinst tem alguns comandos que precisam ser rodados. Em minha experiência, como apenas uso o atalho para abrir o Evernote, esses comandos não são necessários para eu usar o app e por enquanto parece funcionar bem sem eles.

Caso queira desinstalar, é só remover a pasta Evernote do /opt e remover o ícone do lançador. Ele está no /usr/share/applications. Também pode precisar executar o comando no arquivo postrm que está na pasta control caso você tenha executado os comandos do arquivo postinst.

1 curtida

Rapaz, é incrível ver esse tipo de coisa funcionar kkkkkkkk Sei lá, pra galera aqui do fórum que tá acostumada, deve não ser nada, mas eu que sou extremamente leigo pra isso (entender como funciona um arquivo deb!) é impressionante.

Muitíssimo obrigado pela explicação. Não foi de primeira, tive que voltar algumas vezes no seu comentário porque, mais uma vez, é como se eu tivesse aprendendo pra que serve a roda kkkkkkkk tava “na cara”, mas não tava. Funcionou, conectei na minha conta e vou exportar os cadernos pra jogar no Joplin e brincar um pouco. Valeu mesmo!

Converter com o alien pode resolver.

Eu tentei converter com o alien antes de extrair o pacote manualmente. Ocorreu um erro que não sei bem como resolver. Provavelmente vou precisar arrumar manualmente

Tamo junto, mano!

Pois é, felizmente o Evernote usa uma estrutura mais centralizada para instalar o pacote. É só jogar no /opt e pronto. Se brincar, até dá para jogar em um .tar.gz e usar como portátil caso as dependências sejam satisfeitas. Mas aí é outra história.

E para quem manjar dos appimage, esse deve ser fácil de fazer.

1 curtida

Qual erro?

Tag Summary vazia.

Uai, gente, não é só dar um clique no pacote .deb? Foi assim que eu instalei. Cliquei no pacote de, ele abriu a loja do Ubuntu e mandei instalar . Não precisa extrair nada. Ou eles mudaram o tipo de arquivo? (Agora eu não estou no Pc, mas quando entrar eu testo)

Ele queria instalar no openSUSE. Daí eu passei o que eu fiz para instalar aqui no meu.

2 curtidas

Ah sim, não tinha me atentado a esse detalhe.

2 curtidas

Só isso que não aconteceu (não vejo nenhum atalho no lançador de aplicativos), ele abre quando vou dentro da pasta e clico em evernote-client.desktop.

Como o Ryu já explicou, só depois que usei distros não baseadas em Debian/Ubuntu que foi perceber como seguir essa linha de empacotamento facilita muito a vida às vezes kkkkkk Tudo bem, no Manjaro tinha muita coisa que a comunidade colocava no AUR, mas eu reparei como tem muito programa só disponível em .deb. Imagino que isso tenha a ver com a popularidade do Ubuntu (mais do que o Debian, certamente), mas é algo a se pensar.

1 curtida

Um dos motivos de eu não ter vontade de sair da base Debian/Ubuntu são essas diferenças. Não que seja impossível de aprender mas, querendo ou não, existe uma curva de aprendizado que temos que percorrer. Pacotes .deb facilitam muito. E agora os flatpaks e outros tbm. Pena que não são todos os apps que estão nesse formatos mais fáceis.

1 curtida