#EuViLinux na minha aula online

Enquanto eu estava em minhas aulas online no Centro de Mídias do Estado de São Paulo, um dos professores mostrou um tutorial que tinha gravado em seu computador. E qual era o sistema… Linux Mint!

Notem a barra de tarefas aí em baixo.

18 curtidas

Fora do vídeo ele usava Windows Né?

1 curtida

Um de meus professores da facul utiliza o Ubuntu 20.04

2 curtidas

Essa aula era pra ser a de Sociologia do Ensino Médio, mas acharam que seria melhor enfiar um Tutorial de como usar o aplicativo do CMSP.

3 curtidas

Era para isso ser mais comum em escolas públicas de países em desenvolvimento como o Brasil face a nossa realidade.

4 curtidas

Todos os computadores da minha escola rodam o Debian 10 XFCE, eles trocaram de sistema depois do pessoal encher os PCs de virus, todo dia era necessário formatar o PC.

3 curtidas

Quando eu estudava o ensino fundamental e médio, os computadores da escola rodavam o Linux Educacional 3 e 4, exceto alguns com windows 7

Pense num sistema horrível de se utilizar (Linux Educacional)

3 curtidas

Linux Educacional é sempre citado aqui no fórum como um “anti-Linux”.

3 curtidas

Exato, ele foi o motivo pra eu não ter utilizado distros linux antes (tinha até preconceito com distros linux :man_facepalming:)

1 curtida

Esse sistema e os refisefuquis que vinham nos computadores do programa federal “Computador Para Todos” atrasaram muito a popularização do Linux no Brasil por um lado.


image

4 curtidas

Deveriam mudar o nome: “Computador para aqueles que querem passar raiva”.

3 curtidas

Só pq eu gosto de Sociologia.

1 curtida

Cara quando eu era pequeno, estudando em escola pública no fundamental, os computadores tinham sistema linux (talvez pela preferência da pessoa que fazia a gestão dos pcs, ou porque os pcs eram da positivo), mas me lembro que a gente ficava meio perdido quando usava, já que era algo totalmente diferente do convencional (windows), ainda mais para crianças do fundamental, que dificilmente tiveram um contato mais aprofundado com tecnologia. Na época eu não gostava justamente por ser diferente do windows, ironicamente hoje eu só uso linux nos meus computadores pessoais.

1 curtida

O Linux Educacional não é ruim de utilizar.
Ocorre que o governo colocou máquinas ruins nas escolas, muitas vezes uma máquina era utilizada por três usuários ao mesmo tempo (através de uma solução multiterminal que funcionava muito mal).
Por outras vezes, ninguém possuía a senha de root caso precisasse dar manutenção.
Muitas vezes, haviam restrições que impediam alterações no computador (se você tivesse um arquivo na home e deslogasse, já era, o arquivo era eliminado).

O Linux Educacional é uma remasterização do Debian, se alguém baixasse o sistema e instalasse em seu computador pessoal provavelmente iria conseguir utilizar sem problemas ou restrições, assim como dá para usar o Debian.

Esse programa foi feito sob encomenda de algumas montadoras de PCs, o objetivo nunca foi dar acesso facilitado a computadores.
Bastava agradar o governo que se recebia incentivos fiscais para montar máquinas com o pior hardware disponível, e claro que o sistema operacional também seria qualquer porcaria.
Imaginem que uma vez fui olhar um feirão de computadores, quando cheguei lá só tinha computadores desse programa, e todos os computadores tinham vídeo integrado SiS e sequer conseguiam rodar um vídeo no Youtube sem engasgar.
O preço não compensava, lembro que na época investi mais 100 reais e comprei um computador que realmente funcionava.

2 curtidas

As distros para as escolas deveriam vir por padrão com flatpak, porque dessa forma, qualquer pessoa pode baixar aplicações para a home sem digitar senha

1 curtida

Já acho que não deveria mesmo ter opção de habilitada de instalar aplicativos para qualquer um, mas os professores deveriam estar de posse de informações que permitam a instalação de programas.

2 curtidas

Exato, não era ruim, era péssimo mesmo :joy:

Não sei as versões mais recentes, porém a versão 3 e 4 eram horríveis de se utilizar. Não estou falando no ponto de vista de quem já conhece o mundo da informática ou as distros linux, mas sim na visão de quem mal sabe usar windows e se depara com isso:


*imagem aleatória da internet apenas para ilustrar


Desde aquela época já haviam distros melhores para se utilizar, mas não sei o motivo pelo qual o Linux Educacional era o escolhido. Talvez por falta de informação? Por obrigação ou só aceitavam a recomendação do governo? Não sei… Apenas sei que esse sistema era horrível e repelia as pessoas do mundo linux :v:

Cara, isso seria ótimo, evitaria que os alunos infectassem o PC instalando um minecraft piratão da vida :v:

1 curtida

Eu usei essa versão! Valeu por restaurar um trauma reprimido na minha infância KKK

2 curtidas