#EuViLinux em um equipamento aqui do Lab. De física

SSemana passada chegou um novo equipamento aqui no Lab. de física da Unicentro, estamos ligando e aprendendo a usar, ele possui uma tela touch para interface de controle, acabei mexendo um pouco nela até que consegui entrar nessa tela de configurações, e linux.

É um equipamento vindo da china, mas especificamente um Sputtering, ele usa uma alta voltagem para depositar fina camada de algum material metálico ou semicondutor, possue varias aplicações, aqui a gente usa para fazer Paineis fotovoltaicos de filmes finos de Perovskita, a 3ª geração de paineis solares.

5 curtidas

pela faixa azul superior, parece da família do red hat.

1 curtida

Na verdade, isso é bastante comum. Centros de pesquisa não podem correr o risco de enfrentar “telas azuis”. Um exemplo interessante aconteceu no laboratório de desenvolvimento de jogos do IFMA. Um colega queria usar Windows no laboratório, mas o professor não permitiu. No entanto, pela legislação, o aluno tem o direito de escolher suas próprias ferramentas de pesquisa, desde que esteja num projeto de pesquisa. Então, ele optou por usar Windows em seu notebook. Infelizmente, quando ele foi executar o código de um sistema de chefes com IA, que fazia parte do seu projeto, o computador deu uma tela azul e ele acabou perdendo um mês de trabalho pois não havia salvo. Essa história já tem cinco anos. Essa precaução é essencial, pois uma descoberta pode ocorrer a qualquer momento e deve ser registrada rapidamente. Considerando que você mencionou que o sistema veio da China, é provável que seja uma distribuição derivada do Red Hat ou do Deepin.

2 curtidas

Depende, aqui eu vejo justamente o contrario, devido aos equipamentos que possuímos terem um software somente para Windows, e normalmente cada um tem uma maquina dedicada a este, e pra evitar qualquer problema, sempre fora da rede, pra não termos updates que possam trazer algum problema ao computador.

Onde vi mais linux é para os cálculos de Teorias, ou de simulações, algo mais no sentido que você comentou, coisas pesadas.

No equipamento citado acho q o uso se deve pela personalização e pelo valor da licença,já que é ele controla vários equipamentos juntos e

3 curtidas

Sim, em laboratórios de biologia, o Linux é utilizado para simular evoluções e realizar contagens de cromossomos. Em laboratórios de jornalismo, ele é usado para hospedar sites em servidores próprios, garantindo estabilidade e segurança no tráfego—embora poucos cursos de comunicação se aprofundem nessa área, já que a maioria se concentra em ensinar a “lacrar” e a “escrever bem”. Nos laboratórios de economia e contabilidade, o Linux é empregado para o gerenciamento de operações na bolsa de valores.

É importante ressaltar que nem todas as faculdades oferecem um foco significativo em desenvolvimento. Muitas vezes, os cursos mal cobrem os conceitos básicos de suas áreas científicas. Em resumo, eu recomendo o uso do Linux em diversos ambientes, pois ele oferece uma melhor integração com equipamentos de pesquisa. Por exemplo, durante meu estágio, meu notebook com Linux se conectava mais facilmente à impressora e à câmera do que o notebook com Windows de uma colega que estagiava comigo. Acabei ensinando um pouco de Linux a ela, e o namorado dela, que é cientista da computação, ensinou ainda mais!

1 curtida

Bem, se eu fosse fabricante de uma máquina, eu escolheria fazer a integração com um sistema de código aberto. Primeiro para economizar com licenças e segundo porque deixaria de depender de outra empresa (principalmente se fosse de um país que tá em guerra comercial) para meus produtos serem produzidos.

muito louco, fico curioso dms pra saber qual distro, qual kernel foi escolhido, qual WM…

Apenas olhando, me lembra bastante gtk 2 ou 3, tipo um lxde da vida…

E claro que pensando logicamente isso deve usar debian ou alguma derivação do RHEL, mas pode ser virtualmente qualquer coisa.

Será que é um processador ARM? um intel??? ou riscv até?
com tão pouca memória o chute logico seria arm, mas tb n tem como saber!

O pc parece aqueles PDV de fast food, fisicamente, pelo oq deu pra ver pela ventilação, apesar disto ele é bem responsivo apesar de lidar com múltiplos sistemas ao mesmo tempo