SSemana passada chegou um novo equipamento aqui no Lab. de física da Unicentro, estamos ligando e aprendendo a usar, ele possui uma tela touch para interface de controle, acabei mexendo um pouco nela até que consegui entrar nessa tela de configurações, e linux.
É um equipamento vindo da china, mas especificamente um Sputtering, ele usa uma alta voltagem para depositar fina camada de algum material metálico ou semicondutor, possue varias aplicações, aqui a gente usa para fazer Paineis fotovoltaicos de filmes finos de Perovskita, a 3ª geração de paineis solares.
Na verdade, isso é bastante comum. Centros de pesquisa não podem correr o risco de enfrentar “telas azuis”. Um exemplo interessante aconteceu no laboratório de desenvolvimento de jogos do IFMA. Um colega queria usar Windows no laboratório, mas o professor não permitiu. No entanto, pela legislação, o aluno tem o direito de escolher suas próprias ferramentas de pesquisa, desde que esteja num projeto de pesquisa. Então, ele optou por usar Windows em seu notebook. Infelizmente, quando ele foi executar o código de um sistema de chefes com IA, que fazia parte do seu projeto, o computador deu uma tela azul e ele acabou perdendo um mês de trabalho pois não havia salvo. Essa história já tem cinco anos. Essa precaução é essencial, pois uma descoberta pode ocorrer a qualquer momento e deve ser registrada rapidamente. Considerando que você mencionou que o sistema veio da China, é provável que seja uma distribuição derivada do Red Hat ou do Deepin.
Depende, aqui eu vejo justamente o contrario, devido aos equipamentos que possuímos terem um software somente para Windows, e normalmente cada um tem uma maquina dedicada a este, e pra evitar qualquer problema, sempre fora da rede, pra não termos updates que possam trazer algum problema ao computador.
Onde vi mais linux é para os cálculos de Teorias, ou de simulações, algo mais no sentido que você comentou, coisas pesadas.
No equipamento citado acho q o uso se deve pela personalização e pelo valor da licença,já que é ele controla vários equipamentos juntos e
Sim, em laboratórios de biologia, o Linux é utilizado para simular evoluções e realizar contagens de cromossomos. Em laboratórios de jornalismo, ele é usado para hospedar sites em servidores próprios, garantindo estabilidade e segurança no tráfego—embora poucos cursos de comunicação se aprofundem nessa área, já que a maioria se concentra em ensinar a “lacrar” e a “escrever bem”. Nos laboratórios de economia e contabilidade, o Linux é empregado para o gerenciamento de operações na bolsa de valores.
É importante ressaltar que nem todas as faculdades oferecem um foco significativo em desenvolvimento. Muitas vezes, os cursos mal cobrem os conceitos básicos de suas áreas científicas. Em resumo, eu recomendo o uso do Linux em diversos ambientes, pois ele oferece uma melhor integração com equipamentos de pesquisa. Por exemplo, durante meu estágio, meu notebook com Linux se conectava mais facilmente à impressora e à câmera do que o notebook com Windows de uma colega que estagiava comigo. Acabei ensinando um pouco de Linux a ela, e o namorado dela, que é cientista da computação, ensinou ainda mais!
Bem, se eu fosse fabricante de uma máquina, eu escolheria fazer a integração com um sistema de código aberto. Primeiro para economizar com licenças e segundo porque deixaria de depender de outra empresa (principalmente se fosse de um país que tá em guerra comercial) para meus produtos serem produzidos.
O pc parece aqueles PDV de fast food, fisicamente, pelo oq deu pra ver pela ventilação, apesar disto ele é bem responsivo apesar de lidar com múltiplos sistemas ao mesmo tempo